Questão 1
(Funcern) Leia e analise o excerto a seguir:
Sendo o Brasil um país de base histórica escravocrata e racista, muitas das teorias produzidas para pensar a educação brasileira, bem como o ensino de línguas, eram reproduções de ideias europeias que partiam da compreensão de que os grupos sociais miscigenados eram considerados incapazes (Patto, 2015).
O fragmento destacado classifica-se como oração
A) adjetiva explicativa.
B) substantiva objetiva indireta.
C) adjetiva restritiva.
D)substantiva completiva nominal.
Questão 2
(Ivin) Sobre o período “É sabido que egípcios e chineses ensinaram ao homem primitivo uma das palavras mais bonitas” (6§), a correta classificação da oração subordinada é:
A) Substantiva objetiva direta.
B) Adverbial concessiva.
C) Substantiva completiva nominal.
D) Adverbial comparativa.
E) Substantiva subjetiva.
Questão 3
(Ameosc) Sobre as orações presentes no período "Essas lições reforçavam que não era azar, mas uma justiça invisível protegendo o bem", analise as alternativas abaixo e escolha a correta:
A) O período é composto por uma oração coordenada assindética: "Essas lições reforçavam que não era azar", e uma oração subordinada adjetiva explicativa: "mas uma justiça invisível protegendo o bem."
B) O período apresenta uma oração principal: "Essas lições reforçavam", seguida de uma oração subordinada substantiva completiva: "que não era azar".
C) O período apresenta uma oração subordinada substantiva objetiva direta "que não era azar" e uma oração coordenada sindética adversativa "mas uma justiça invisível protegendo o bem."
D) O período é composto por uma oração coordenada assindética: "Essas lições reforçavam que não era azar" e uma oração subordinada substantiva objetiva direta "que não era azar."
Questão 4
(IDCAP) Michael Manga acrescenta que "a água é a molécula mais importante nas condições de evolução de um planeta".
A expressão destacada trata-se de uma oração:
A) Subordinada substantiva objetiva direta.
B) Assindética com função adjetiva.
C) Assindética com função restritiva.
D) Subordinada substantiva completiva nominal.
Questão 5
(ADM&TEC) A única alternativa que traz uma oração subordinada substantiva subjetiva é:
A) A minha vontade é que seja feliz.
B) É essencial que você vença a partida.
C) Todo ser humano precisa de paz.
D) Tenho esperança de que as crianças sejam melhor educadas.
Questão 6
(Avança SP) O excerto em que ocorre um verbo cujo complemento é uma oração é:
A) “Proponho que ela exista [...]”
B) “Ouvi o teu suspiro; vi, na penumbra, teus olhos que brilhavam.”
C) “Que rosa tão bela, mendigo. Onde a colheu?”
D) “Então vem o primeiro domingo da primavera.”
E) “Iríamos para a amplidão dos mares.”
Questão 7
(Selecon) “A previsão é concluir 2024 com pelo menos 92 mil doações” (4º parágrafo). A oração em destaque é classificada sintaticamente como:
A) principal
B) coordenada assindética
C) subordinada adjetiva restritiva
D) subordinada substantiva predicativa
Questão 8
(Ameosc) Leia com atenção as alternativas abaixo e assinale aquela que possui o emprego de uma oração subordinada substantiva apositiva:
A) O gestor afirmou que a transparência é prioridade.
B) O servidor tinha dúvidas se suas ações estavam corretas.
C) Todos tinham a certeza de que os princípios éticos seriam seguidos.
D) O código de conduta estabelece uma regra clara: que os atos administrativos devem ser transparentes.
Questão 9
(Objetiva Concursos) Assinalar a alternativa que apresenta uma oração subordinada.
A) Fui à praia e me queimei.
B) Almocei e fui dormir no meu quarto.
C)Fui bem na prova, apesar de ter estudado pouco.
D)Alguém lhe deu bom dia; seu sorriso finalmente apareceu.
Questão 10
(Ameosc) Assinale a alternativa cuja oração em destaque foi corretamente classificada:
A) Esclareci QUE ERA COLORADO DOENTE, cônsul do Inter, ia em todos os jogos.(Oração Subordinada Substantiva Predicativa)
B) Depois, descobri com sua melhor amiga que ela tinha um único pré-requisito para um partidão: QUE ELE NÃO GOSTASSE DE FUTEBOL. (Oração Subordinada Substantiva Subjetiva)
C) Jamais cogitou a hipótese DE QUE EU SERIA UM FANÁTICO DO ESPORTE OU DE UM CLUBE. (Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta)
D) Não queria que entendesse QUE ESTAVA FAZENDO POUCO CASO ... (Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta)
Questão 11
(Instituto Indec) A oração destacada no período: “Caso você não possa me ajudar com a mudança, avise-me com antecedência”, classifica-se como uma:
A) Oração subordinada adverbial concessiva
B) Oração subordinada adverbial causal
C) Oração subordinada adverbial consecutiva
D) Oração subordinada adverbial condicional
Questão 12
(Igeduc) No texto "Viajar com casal de amigos", de Fabrício Carpinejar, a seguinte frase é um exemplo de período composto por subordinação:
"O que deveria ser leve, com drinks e mergulhos, vira martírio."
Assinale a alternativa que analisa corretamente a estrutura sintática da oração subordinada presente no período:
A) A oração "vira martírio" é subordinada substantiva objetiva direta, pois completa o sentido do verbo da oração subordinada anterior.
B) A oração "com drinks e mergulhos" é subordinada adverbial causal, indicando a razão de algo ser considerado leve.
C) A oração "O que deveria ser leve" é subordinada adjetiva explicativa, pois especifica o que é referido pelo pronome relativo "que".
D) A oração "O que deveria ser leve" é subordinada substantiva subjetiva, pois exerce a função de sujeito da oração principal "vira martírio".
Resposta Questão 1
Alternativa C.
A oração destacada está referindo-se às ideias europeias, mas não a todas, e sim a um conjunto de ideias específicas que está determinada na oração subordinada (que partiam da compreensão de que os grupos sociais miscigenados eram considerados incapazes). Sendo assim, é uma oração subordinada adjetiva restritiva.
Resposta Questão 2
Alternativa E.
A oração subordinada “que egípcios e chineses ensinaram ao homem primitivo uma das palavras mais bonitas” está indicando o que “é sabido” (oração principal). Nesse caso, a oração atua como o sujeito do verbo “é”, por isso, é classificada como oração subordinada substantiva subjetiva.
Resposta Questão 3
Alternativa C.
O período destacado é composto por três orações. A oração principal é: “Essas lições reforçavam”. A segunda oração completa o sentido do verbo “reforçavam”, atuando como objeto direto “que não era azar”. A terceira oração é uma oração coordenada adversativa, isto é, é uma oração independente que apresenta um sentido de oposição em relação à primeira oração.
Resposta Questão 4
Alternativa A.
A oração subordinada destacada está completando o sentido do verbo “acrescenta” e é objeto direto, pois não é antecedido por preposição, logo, classifica-se como oração subordinada substantiva objetiva direta.
Resposta Questão 5
Alternativa B.
A oração subordinada substantiva subjetiva é aquela que atua como sujeito do verbo. Das alternativas apresentadas, a única que possui esse tipo de oração é a alternativa B, pois a oração “que você vença a partida” está nomeando aquilo que “é essencial”, isto é, é o sujeito do verbo “é,” portanto, é uma oração subordinada substantiva subjetiva.
Resposta Questão 6
Alternativa A.
Na alternativa A, a oração “que ela exista” está atuando como complemento direto do verbo “proponho”. Nas demais alternativas, os complementos dos verbos são sintagmas nominais, ou seja, não são orações subordinadas.
Resposta Questão 7
Alternativa D.
A oração subordinada destacada está atuando como predicativo do sujeito “a previsão”, conectada por meio do verbo de ligação “é”, por isso, sua classificação é oração subordinada substantiva predicativa.
Resposta Questão 8
Alternativa D.
A função do aposto é referir-se a um outro elemento da oração, acrescentando-lhe características ou explicações. Nas alternativas, o único período que apresenta oração apositiva é a alternativa D. A oração “que os atos administrativos devem ser transparentes” é um aposto explicativo da expressão “regra clara”.
Resposta Questão 9
Alternativa C.
Todas as alternativas apresentam períodos compostos, ou seja, frases com mais de um verbo. No entanto, somente a alternativa C apresenta uma oração subordinada adverbial concessiva: “apesar de ter estudado pouco”. As demais alternativas apresentam orações coordenadas, isto é, orações independentes.
Resposta Questão 10
Alternativa B.
A alternativa que apresenta classificação correta da oração subordinada é a alternativa B, pois a oração “que estava fazendo pouco caso” completa o verbo “entendesse”, que é transitivo direto, logo, a oração é subordinada substantiva objetiva direta. Nas demais alternativas a classificação correta seria, respectivamente: substantiva objetiva direta (A), substantiva apositiva (B) e substantiva completiva nominal (C).
Resposta Questão 11
Alternativa D.
A oração destacada está indicando a situação hipotética (condição) que exigiria o aviso antecipado (informação principal), sendo assim, ela cumpre a função adverbial e classifica-se como oração subordinada adverbial condicional.
Resposta Questão 12
Alternativa D.
No período destacado, a oração subordinada é “o que deveria ser leve”, que está nomeando o que “vira martírio”, sendo assim, cumpre o papel de sujeito do verbo, e a oração classifica-se como oração subordinada substantiva subjetiva.