Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre umidade do ar

Estes exercícios testarão seus conhecimentos sobre a umidade do ar, elemento que representa a quantidade de vapor de água na atmosfera.

Questão 1

(Enem - 2009) Umidade relativa do ar é o termo usado para descrever a quantidade de vapor de água contido na atmosfera. Ela é definida pela razão entre o conteúdo real de umidade de uma parcela de ar e a quantidade de umidade que a mesma parcela de ar pode armazenar na mesma temperatura e pressão quando está saturada de vapor, isto é, com 100% de umidade relativa. O gráfico representa a relação entre a umidade relativa do ar e sua temperatura ao longo de um período de 24 horas em um determinado local.


Considerando-se as informações do texto e do gráfico, conclui-se que

a) a insolação é um fator que provoca variação da umidade relativa do ar.

b) o ar vai adquirindo maior quantidade de vapor de água à medida que se aquece.

c) a presença de umidade relativa do ar é diretamente proporcional à temperatura do ar.

d) a umidade relativa do ar indica, em termos absolutos, a quantidade de vapor de água existente na atmosfera.

e) a variação da umidade do ar se verifica no verão, e não no inverno, quando as temperaturas permanecem baixas.

Questão 2

Sobre a influência da maritimidade e das massas de ar na umidade atmosférica, assinale a alternativa correta:

a) Nas áreas litorâneas, a umidade do ar tende a ser menor, haja vista o reduzido índice de evaporação das águas oceânicas.

b) Nas regiões continentais, a umidade do ar tende a ser menor, visto que o ar nessas áreas é mais seco por causa do baixo índice de evaporação das águas.

c) Uma massa de ar carregada de umidade tende a provocar menos chuva na região à qual se dirige.

d) Massas de ar seco tendem a provocar chuvas nas regiões afetadas por elas.

Questão 3

Há uma relação entre o regime de chuvas no Brasil e a Floresta Amazônica. Sobre essa relação, assinale a alternativa incorreta:

a) A Floresta Amazônica, por meio da evapotranspiração, emite à atmosfera bastante ar úmido, que consequentemente se condensa em forma de chuva.

b) A presença dos “Rios Voadores” é o elo entre o regime de chuvas no Brasil e a Floresta Amazônica. Os Rios Voadores são correntes de ar muito úmidas que se transformam em chuva. Essa umidade é proveniente – em boa parte – da Floresta Amazônica.

c) A taxa de evaporação da Floresta Amazônica é pouco representativa. O regime de chuvas é influenciado basicamente pelas massas de ar oriundas dos oceanos.

d) Não há nenhuma alternativa incorreta.

Questão 4

Analise as proposições a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:

a) ( ) Quanto maior for a umidade do ar, menor será a amplitude térmica (diferença entre a maior e menor temperatura).

b) ( ) O regime de chuvas tende a ser menor em regiões de maior umidade.

c) ( ) No local quente e com maior umidade do ar, há o aumento do “abafamento”, assim, a sensação térmica é maior do que a temperatura real do ambiente.

d) ( ) Em locais mais frios, a umidade é baixa, fazendo com que o efeito do frio diminua aumentando então a sensação térmica.

Assinale a alternativa correta:

a) VVFV

b)VVFF

c)VFVV

d) VFVF

Respostas

Resposta Questão 1

LETRA A

De acordo com o gráfico apresentado, vemos que, entre os períodos que vão de 9 horas da manhã até as 16 horas da tarde, há uma queda considerável da umidade relativa do ar. Também é possível observar que é nesse mesmo período do dia em que há maior insolação. A umidade relativa torna a subir no período das 16 horas – o horário em que a temperatura começa a cair, portanto, período de menor insolação. Concluímos que a insolação é um fator preponderante na variação da umidade relativa do ar.

Resposta Questão 2

LETRA B

a) Falsa – nas áreas litorâneas, a umidade do ar é maior, visto que é grande a evaporação das águas oceânicas.

b) Verdadeira – como há pouca evaporação de água nas regiões continentais, a umidade do ar tende a ser menor.

c) Falsa – uma massa de ar carregada de umidade tende a provocar chuvas nas regiões afetadas por ela.

d) Falsa – massas de ar seco tendem a conservar o ambiente, mantendo-o igualmente sem ou com umidade.

Resposta Questão 3

LETRA C

Trilhões de metros cúbicos de água evaporada do Oceano Atlântico chegam à região da Amazônia. Boa parte transforma-se em chuva. A outra parte junta-se à grande umidade produzida pela floresta. As correntes de ar extremamente úmidas que se formam originam os rios voadores.

Resposta Questão 4

LETRA D

a) Verdadeira – A água conserva por mais tempo as temperaturas, diminuindo a amplitude térmica.

b) Falsa – O regime de chuvas é maior em regiões de maior umidade. A água presente na atmosfera condensa-se em forma de chuva.

c) Verdadeira – Quanto mais úmido o ambiente, mais sentimos o efeito da temperatura. Se o local estiver quente, aumentará a sensação de abafamento provocada pela umidade do ar.

d) Falsa – Em locais frios, a umidade é alta, sendo assim, há o aumento dos efeitos do frio, consequentemente, a sensação térmica diminui.


Leia o artigo