Questão 1
“Um trilhão de reais: é este o valor que o Brasil precisa investir em infraestrutura de transportes até 2030 para se equiparar ao padrão de países como Rússia e Austrália.
A conclusão é de um estudo do núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP assinado pelos professores Claudio Tavares de Alencar e João da Rocha Lima Júnior com o mestrando Flávio Abdalla Lage e apresentado no final da semana passada na 14ª Conferência Internacional da LARES (Latin American Real Estate Society).”
CALEIRO, J. P. Brasil precisa de R$ 1 tri em infraestrutura de transportes. Exame.com, 22 set. 2014. Disponível em: <http://exame.abril.com.br>. Acesso em: 15 jun. 2015.
O desenvolvimento dos países depende da estruturação dos territórios para a difusão e distribuição de cargas, mercadorias e pessoas. O próprio sistema capitalista, em sua conjuntura embrionária, só conheceu o seu inicial desenvolvimento e expansão a partir da estruturação técnica de um importante sistema de transporte, que foi:
a) os trens de ferro a vapor, no século XVIII.
b) as aeronaves modernas, no século XX.
c) as caravelas de longo alcance, no século XVI.
d) os grandes navios de carga, no século XIX.
e) os carros com motores, no início do século XX.
Questão 2
Em geral, países com dimensões continentais encontram mais dificuldade em desenvolver uma logística eficiente, pois, além de enfrentar as distâncias, há o desafio de se superar as diversidades climáticas e os obstáculos naturais. Nesse sentido, esses países precisam desenvolver políticas que visem à diversificação de seus modais e ampliação da tecnologia adequada.
O meio de transporte mais recomendado para a integração terrestre em territórios com as características acima é o:
a) rodoviário
b) ferroviário
c) aéreo
d) subterrâneo
e) dutoviário
Questão 3
(UNIMONTES)
A Federação das Indústrias de São Paulo comparou indicadores de transporte do Brasil com equivalentes de países que são referência para o mundo todo. A conclusão do estudo é que, em dez anos, a eficiência de nossa infraestrutura não avançou. O Brasil é grande, mas parece maior ainda para quem leva peças de São Paulo a Manaus. “Demora de 15 a 20 dias. O caminhão sai daqui carregado, vai até Rio Branco, de Rio Branco é transportado para a balsa e vai via fluvial até Manaus”, conta o empresário José Kovacs.
Jornal Nacional - 6/5/2013.
Assinale a alternativa que NÃO indica um dos fatores que contribuem para o problema abordado no texto.
a) A reduzida exploração do potencial de navegação dos rios.
b) As condições precárias das rodovias que cortam o país.
c) A saturação da capacidade operacional de portos e aeroportos.
d) A prioridade dada ao modal ferroviário pela política de transporte nacional.
Questão 4
(Enem 2013)
De todas as transformações impostas pelo meio técnico-científico-informacional à logística de transportes, interessa-nos mais de perto a intermodalidade. E por uma razão muito simples: o potencial que tal “ferramenta logística” ostenta permite que haja, de fato, um sistema de transportes condizente com a escala geográfica do Brasil.
HUERTAS, D. M. O papel dos transportes na expansão recente da fronteira agrícola brasileira. Revista Transporte y Territorio, Universidade de Buenos Aires, n. 3, 2010 (adaptado).
A necessidade de modais de transporte interligados, no território brasileiro, justifica-se pela(s)
a) variações climáticas no território, associadas à interiorização da produção.
b) grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.
c) formação geológica do país, que impede o uso de um único modal.
d) proximidade entre a área de produção agrícola intensiva e os portos.
e) diminuição dos fluxos materiais em detrimento de fluxos imateriais.
Resposta Questão 1
O desenvolvimento inicial do sistema capitalista e sua expansão pelo mundo ocorreram a partir do início das grandes navegações europeias, que conseguiram desenvolver e estender o mercado a outros continentes e regiões longínquas.
Alternativa correta: letra C
Resposta Questão 2
Para a integração territorial terrestre em países de dimensões continentais, o mais recomendado é o transporte ferroviário, pois é capaz de integrar longas distâncias com maior quantidade de carga transportada e a um custo menor.
Alternativa correta: letra B
Resposta Questão 3
A crítica inserida na reportagem é a dificuldade de transportes no Brasil no sentido de interligar grandes distâncias. No caso, o modal rodoviário e suas limitações, além da baixa exploração de outros meios, como as hidrovias e ferrovias, estão como os principais problemas relacionados com essa questão.
Alternativa correta: letra D
Resposta Questão 4
A necessidade de diferentes modais de transporte que estejam interligados entre si deve-se ao fato de o país apresentar uma dimensão continental. Assim, é necessária a adequação de estratégias para diminuir o tempo de viagem e os gastos elevados com o transporte de mercadorias e matérias-primas.
Alternativa correta: letra B