Questão 1
“A ideia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O'Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS”.
(IPEA. Conheça os BRICS. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/>).
Sobre o BRICS, assinale o que for correto:
a) corresponde a um bloco econômico em processo de formação.
b) é um agrupamento informal de cunho diplomático.
c) é um organismo internacional paralelo à ONU.
d) representa todos as nações emergentes do planeta sob a liderança de cinco países.
Questão 2
“Nesta terceira semana de julho, a partir do dia 15, terça-feira, acontece em Fortaleza mais uma das chamadas reuniões da Cúpula de Líderes dos BRICS (...), quando se espera ser formalizada a criação de um Banco de Desenvolvimento com capital de 100 bilhões de dólares para financiar investimentos nos países do bloco. E simultaneamente avançar na organização de um fundo denominado Arranjo Contingente de Reservas para atuar em momentos de crise concedendo linhas de crédito a países que sofram dificuldades em seus balanços de pagamentos”.
(NETTO, D. O Banco dos BRICS. Carta Capital, 14/07/2014. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br>).
A adoção das medidas mencionadas no texto coloca o BRICS na posição de:
a) mediador internacional entre os agentes financeiros desenvolvidos e os países subdesenvolvidos.
b) confrontador a organismos internacionais, como o FMI e o Banco Mundial, ao estabelecer uma concorrência a esses órgãos no processo de auxílio a países pobres.
c) ratificador das propostas elaboradas no contexto da ONU com o intuito de evitar crises internacionais geradas por problemas financeiros e riscos de moratória.
d) pacificador das desavenças internacionais envolvendo países do sul e do norte, o que poderá evitar a emergência de futuros conflitos bélicos.
Questão 3
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica presente em todos os membros do BRICS.
a) Possuem amplos mercados consumidores.
b) Consolidaram, ao longo do tempo, relativas estabilidades econômicas.
c) São países emergentes em fase de crescimento social e econômico.
d) Mão de obra e matérias-primas disponíveis em grandes quantidades.
e) Elevados desempenhos nos índices de desenvolvimento humano.
Questão 4
(ENEM - 2010)
O G-20 é o grupo que reúne os países do G-7, os mais industrializados do mundo (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), a União Europeia e os principais emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Coreia do Sul, Indonésia, México e Turquia). Esse grupo de países vem ganhando força nos fóruns internacionais de decisão e consulta.
(ALLAN, R. Crise global. Disponível em: http://conteudoclippingmp.planejamento.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2010).
Entre os países emergentes que formam o G-20, estão os chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), termo criado em 2001 para referir-se aos países que:
a) apresentam características econômicas promissoras para as próximas décadas.
b) possuem base tecnológica mais elevada.
c) apresentam índices de igualdade social e econômica mais acentuados.
d) apresentam diversidade ambiental suficiente para impulsionar a economia global.
e) possuem similaridades culturais capazes de alavancar a economia mundial.
Resposta Questão 1
O BRICS, ao menos em sua fase atual, é apenas um agrupamento informal que vai, lentamente, institucionalizando-se, não apresentando uma carta de princípios e nem uma legislação em comum.
Alternativa correta: letra B.
Resposta Questão 2
O BRICS, ao estabelecer as diretrizes para a criação do “Banco dos BRICS” e do Arranjo de Contingente de Reservas, porta-se como um desafiador da hegemonia de organismos como o FMI, pois tais medidas seriam utilizadas para conceder créditos a países em crise. Com isso, esses países beneficiados não estariam sujeitos às sanções geralmente impostas pelo FMI e outros órgãos no momento em que emprestam dinheiro aos governos.
Alternativa correta: letra B.
Resposta Questão 3
Os países do BRICS, considerados de economia emergente, apresentam elevados índices de crescimento, com ampla mão de obra, matérias-primas e mercados consumidores, além de uma rápida expansão em seus PIBs. No entanto, esses países ainda enfrentam problemas estruturais complexos, sobretudo no que diz respeito à qualidade de vida de suas populações.
Alternativa correta: letra E.
Resposta Questão 4
O termo BRIC (sem o S de África do Sul, que foi incorporada ao agrupamento somente em 2011) foi criado para referir-se às economias emergentes com grande capacidade de crescimento econômico e estrutural para as décadas posteriores.
Alternativa correta: letra A.