Questão 1
A esquistossomose é uma enfermidade parasitária causada por um verme. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o nome correto do agente causador da esquistossomose.
a) Entamoeba histolytica
b) Schistosoma mansoni.
c) Ascaris lumbricoides
d) Ancylostoma duodenale
e) Wuchereria bancrofti
Questão 2
A esquistossomose é uma doença conhecida popularmente pelo nome de barriga d'água, uma vez que provoca ascite, um aumento anormal de líquidos na cavidade abdominal. Ela é causada por um trematódeo, ou seja, um verme pertencente ao grupo dos:
a) moluscos.
b) anelídeos.
c) platelmintos.
d) nematódeos.
e) cordados.
Questão 3
Pode-se suspeitar que a água de uma região contém S. Mansoni quando se observa a presença de:
a) adultos dessa espécie.
b) caramujos.
c) sanguessugas.
d) nematelmintos.
e) ovos visíveis a olho nu.
Questão 4
(Vunesp) O Schistosoma mansoni é o causador da esquistossomose. No homem, os esquistossomos vivem fixados em veias das vísceras abdominais, principalmente no:
a) estômago.
b) fígado.
c) pâncreas.
d) intestino grosso.
e) intestino delgado.
Questão 5
(Enem-2015) Euphorbia mili é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo. O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L.
MOREIRA. C. P. s.; ZANI. C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata e isolamento do constituinte majoritário. Revista Eletrônica de Farmácia. n. 3. 2010 (adaptado).
O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da
a) dengue.
b) malária.
c) elefantíase.
d) ascaridíase.
e) esquistossomose.
Resposta Questão 1
Alternativa “b”. O agente causador da esquistossomose é o Schistosoma mansoni.
Resposta Questão 2
Alternativa “c”. O Schistosoma mansoni é um verme parasita classificado como platelminto.
Resposta Questão 3
Alternativa “b”. Os ovos do Schistosoma mansoni são eliminados pelo homem por meio das fezes. Em contato com a água, liberam uma larva ciliada que penetra no caramujo. No caramujo, as larvas desenvolvem-se até o estágio de cercária, que é eliminada pelos moluscos na água. É a cercária que contamina o homem. A presença de cercárias só ocorre em locais com a presença de caramujos.
Resposta Questão 4
Alternativa “b”. Comumente o Schistosoma mansoni fixa-se nas veias do fígado. Dependendo do grau de infecção, o figado pode aumentar muito de tamanho.
Resposta Questão 5
Alternativa “e”. Como o hospedeiro intermediário da esquistossomose é um molusco, esse moluscicida ajuda no controle da doença.