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Exercícios sobre aculturação no mundo moderno

Estes exercícios sobre a aculturação no mundo moderno abordam os diversos aspectos desse importante fenômeno que interfere em nossas vidas diariamente.

Questão 1

(Enem 2010) A hibridez descreve a cultura de pessoas que mantêm suas conexões com a terra de seus antepassados, relacionando-se com a cultura do local que habitam. Eles não anseiam retornar à sua “pátria” ou recuperar qualquer identidade étnica “pura” ou absoluta; ainda assim, preservam traços de outras culturas, tradições e histórias e resistem à assimilação.

CASHMORE, E. Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo: Selo Negro, 2000 (adaptado).

Contrapondo o fenômeno da hibridez à ideia de “pureza” cultural, observa-se que ele se manifesta quando:

a) criações originais deixam de existir entre os grupos de artistas, que passam a copiar as essências das obras uns dos outros.

b) civilizações se fecham a ponto de retomarem os seus próprios modelos culturais do passado, antes abandonados.

c) populações demonstram menosprezo por seu patrimônio artístico, apropriando-se de produtos culturais estrangeiros.

d) elementos culturais autênticos são descaracterizados e reintroduzidos com valores mais altos em seus lugares de origem.

e) intercâmbios entre diferentes povos e campos de produção cultural passam a gerar novos produtos e manifestações.

Questão 2

(ENEM - 2013)

A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.

MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.

Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas

a) permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.

b) perderam a relação com o seu passado histórico.

c) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.

d) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.

e) demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.

Questão 3

Os movimentos extremistas que surgiram na Europa, no século XX, pautavam-se pelo ideal de pureza e superioridade cultural de um grupo étnico. Entre eles, o nazismo é o mais lembrado em virtude do enorme impacto das atrocidades associadas a ele. Se os planos do regime nazista fossem concretizados e o extermínio da população judaica fosse uma realidade, todo e qualquer traço da cultura judaica estaria também exterminado.

A afirmação anterior está:

a) correta, já que nenhuma cultura permanece sem um povo para mantê-la.

b) correta, uma vez que o extermínio da população judaica estava ligado ao expurgo dos traços culturais que cultivavam.

c) errada, já que era impossível exterminar todos os judeus que existiam no território alemão.

d) errada, pois sempre existirão traços remanescentes de uma cultura embebida em outra em razão do processo de troca e assimilação cultural.

Questão 4

Uma das maiores preocupações da Antropologia brasileira é justamente a possibilidade da destruição das culturas indígenas que ainda resistem, em certa medida, no país. Em certos aspectos, o processo de aculturação, que de várias maneiras culminou na mudança cultural e na assimilação dessas culturas indígenas, pode ser visto na mudança da forma como se vestem, na construção de suas casas ou no gradual abandono de suas línguas.

Com base no trecho acima, podemos afirmar que a aculturação é equivalente à destruição completa de uma cultura?

a) Sim, já que as mudanças que uma cultura original sofre tornam-na impura e completamente diferente do que naturalmente era.

b) Não, já que a aculturação equivale à absorção recíproca de traços culturais entre culturas diferentes mediante a convivência.

c) Sim, uma vez que a aculturação só é possível mediante a imposição absoluta e sistemática de uma cultura sobre outra.

d) Não, pois vestimenta, construção de casas e a língua de um grupo não são traços culturais.

Respostas

Resposta Questão 1

A resposta correta é a afirmação da letra “E”. A hibridez cultural resulta do fenômeno da aculturação, uma vez que uma cultura que absorve aspectos de outra e mantém características que herdou de sua convivência “original” não é “pura”. O texto argumenta que a hibridez surge no momento em que o grupo absorve traços culturais de sua nova convivência, enquanto mantém suas conexões com suas raízes culturais.

Resposta Questão 2

A alternativa “C” está correta. O texto chama atenção para a abordagem que se faz dos projetos que resgatam e contemplam o passado cultural brasileiro e sua diversidade. Ao nos aproximarmos dos valores culturais africanos, aproximamo-nos de parte essencial da cultura brasileira, construída dentro de um processo generalizado de trocas mútua de diversos aspectos culturais entre as etnias que conviveram e ainda convivem em um mesmo espaço.

Resposta Questão 3

A alternativa “D” é a correta. A troca aspectos culturais que o fenômeno da aculturação traz, acaba por enraizar hábitos e costumes nas identidades culturais que participam do processo. Traços como palavras, expressões e a culinária acabam sendo naturalizados no contexto cultural do outro, permanecendo mesmo quando há o extermínio da etnia “fundadora”.

Resposta Questão 4

A alternativa “B” é a correta. O processo de aculturação está atrelado ao convívio entre culturas diferentes, de forma que a adoção de costumes é gradual e raramente implica a assimilação completa de uma cultura por outra. Traços de uma língua, da culinária ou de crenças religiosas, por exemplo, permanecem ainda que de forma fragmentada.


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