Questão 1
Enem 2010
A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.
DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Predomina no texto a função da linguagem:
A) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.
B) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
C) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.
D) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
E) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.
Questão 2
São características da função referencial:
a) Mensagem centrada no contexto, cuja principal intenção é informar o leitor. Presença de uma linguagem direta e denotativa, com frases estruturadas na ordem direta e discurso escrito em terceira pessoa.
b) Mensagem centrada no destinatário e encontrada nos discursos políticos e anúncios publicitários. Nessa função, a linguagem é organizada a fim de influenciar ou persuadir o destinatário e faz uso de verbos no imperativo, pronomes na segunda pessoa e vocativos.
c) Mensagem centrada no emissor. Presença de verbos e pronomes em primeira pessoa, interjeições que revelam o estado emocional do falante, adjetivos valorativos e sinais de pontuação como reticências e pontos de exclamação.
d) Mensagem centrada no código. Nela, o código é utilizado para falar sobre o próprio código, explicando-o e analisando-o.
Questão 3
Identifique a função de linguagem que predomina no texto a seguir:
Uma nova estrada para o turismo de natureza
“Existe um paraíso escondido no interior do país com potencial para tornar-se uma segunda Transpantaneira - a rodovia MT-060. A nova rota é conhecida como Estrada Turística e fica próxima da fronteira entre o Brasil e a Bolívia, em Cáceres, no Mato Grosso. O desafio dessa região é similar ao de muitas áreas naturais do Brasil: implementar o turismo de natureza para gerar desenvolvimento socioeconômico e o empoderamento das comunidades locais. Seria possível trilhar esse sonho em uma região tão distante dos grandes centros urbanos?
O Brasil tem em seu território alguns dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do mundo. O Pantanal, com seus 250 mil quilômetros quadrados de extensão, é um desses exemplos. Segundo o Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o líder em um ranking de 140 países em belezas naturais. (...)”.
Revista Época. Acesso no dia 11/09/14. Disponível em http://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/blog-do-planeta/noticia/2014/09/uma-nova-estrada-bpara-o-turismo-de-naturezab.html
a) função conativa.
b) função metalinguística.
c) função emotiva.
d) função referencial.
e) função fática.
Questão 4
A função referencial também pode ser encontrada na linguagem não verbal. Pensando nisso, observe as imagens e aponte quais delas são exemplos de mensagem centrada no contexto:
As funções da linguagem também podem ser encontradas na linguagem não verbal. São exemplos disso os anúncios publicitários, as pinturas e os mapas
a) I e III.
b) IV e V.
c) I e VI.
d) II e IV.
e) V e VI.
Resposta Questão 1
Alternativa “e”. O texto conceitua de forma científica a biosfera e as unidades menores que a compõem, os ecossistemas. Tal uso da linguagem caracteriza a chamada função referencial, cujo objetivo é informar o interlocutor.
Resposta Questão 3
Alternativa “d”. Os textos jornalísticos são exemplos da função referencial da linguagem. Neles, predominam elementos como a denotação — o uso objetivo e direto da linguagem —, pois sua principal intenção é transmitir informação para os leitores.
Resposta Questão 4
Alternativa “c”. A função referencial também pode ser encontrada na linguagem não verbal. É o que ocorre, por exemplo, nas pinturas da escola realista de meados do século XIX, em mapas e em recursos de representação utilizados em aulas de Geografia, de História e de Biologia.