Questão 1
Quantos números de dois algarismos distintos podemos formar com os dígitos: 2, 4, 6 e 8?
a) 15
b)10
c) 12
d) 18
Questão 2
Em uma sala há 8 professores de matemática, 10 de português e 4 de Biologia. Queremos formar grupos de dois professores de cada matéria. De quantas maneiras distintas podemos organizar esses grupos?
a) 100
b) 200
c) 180
d) 152
Questão 3
De quantas maneiras diferentes um cliente poderá se servir em um restaurante que apresenta os seguintes pratos: 10 tipos de massas, 4 de carnes, 6 saladas e 2 sobremesas.
Questão 4
Considerando os algarismos 1, 4, 7, 8 e 2.
a) Quantos números de quatro algarismos podemos formar?
b) Quantos números de quatro algarismos distintos?
Resposta Questão 1
Já que os algarismos devem ser distintos:
4 possibilidades para as dezenas
3 possibilidades para as unidades
Usando o princípio multiplicativo, temos:
4 . 3 = 12 possibilidades
Resposta correta, alternativa c.
Resposta Questão 2
Temos as seguintes possibilidades:
1 Matemática x 1 Bio |
1 Matemática X 1 Português |
1 Português X 1 Bio |
Somando |
8 x 4 |
8 x 10 |
10 x 4 |
32 + 80 +40 |
32 possibilidades |
80 possibilidades |
40 possibilidades |
152 possibilidades |
Letra d
Resposta Questão 3
Esse exercício utiliza o princípio multiplicativo, pois o cliente vai escolher um prato de cada:
Então, são 10 opções de massas x 4 opções de carne x 6 saladas x 2 sobremesas.
10 . 4 . 6. 2 = 480 possibilidades.
Resposta Questão 4
a) Basta multiplicar as possibilidades: 5 .5 .5. 5 = 625 possibilidades
b) Como são distintos: 5 . 4 . 3. 2 = 120 possibilidades.