Questão 1
Zaratustra, ou Zoroastro, fundador do zoroastrismo, com suas profecias e sua expressividade poética, teve grande impacto sobre a civilização:
a) Hebraica
b) Romana
c) Celta
d) Persa
e) Egípcia
Questão 2
No Zoroastrismo havia uma concepção divina dualista. Haveria, portanto, dois deuses: um Deus Bom e um Deus Mal. Essa concepção é encontrada no livro “Zend Avesta”. O Deus Bom e o Deus Mal, segundo Zaratustra, seriam:
a) Yahveh e Baal
b) Shiva e Ganesha
c) Ormuz-Mazda e Arimã
d) Molloc e Arimã
e) Thor e Poseidon
Questão 3
(PUC-SP) Pode-se dizer que um dos elementos fundamentais da religião persa na Antiguidade, após Zaratustra, é:
a) o politeísmo caracterizado pela prática da adoração dos ídolos zoomórficos nos templos religiosos.
b) o caráter local do culto, já que cada região possuía suas próprias divindades supremas.
c) o dualismo representado pela oposição entre o princípio do bem e do mal.
d) a estrita obediência por parte de toda a população dos preceitos religiosos contidos nos Vedas
e) a descrença na imortalidade da alma e na ressurreição.
Questão 4
Na segunda metade do século XIX, o filósofo alemão Friedrich Nietzsche escreveu todo um livro inspirado no zoroastrismo e intitulado “Assim Falou Zaratustra”. A adoção da referência a Zaratustra por parte de um filósofo alemão no século XIX indica:
a) a decadência do cristianismo na Europa e a adoção das antigas religiões orientais como suas substitutas.
b) uma opção poética que se apropriou do profeta persa com o objetivo de desenvolver uma nova interpretação sobre a filosofia do Ocidente.
c) a conversão desse filósofo ao Zoroastrismo.
d) a característica visionária e sobrenatural do próprio filósofo Nietzsche.
e) a opção religiosa que o povo alemão passou a adotar no século XIX.
Resposta Questão 1
Letra D
O zoroastrismo desenvolveu-se no coração da civilização persa, nas planícies iranianas, no século VI a.C. Os persas assimilaram em sua cosmologia (visão da ordem do mundo e da organização social) as premissas do sistema profético e filosófico desenvolvido por Zaratustra.
Resposta Questão 2
Letra C
No sistema do zoroastrismo, Ormuz-Mazda seria o Deus Bom, nascido do Deus do tempo, e teria a missão de conter as ações de Arimã, o Deus Mal, seu irmão gêmeo. A relação desses deuses com os homens também se dava de acordo com suas respectivas índoles, isto é, aos homens era oferecida a possibilidade de seguir o caminho de Ormuz ou o de Arimã.
Resposta Questão 3
Letra C
O dualismo entre bem e mal, ou entre, especificamente, uma divindade boa e outra má, é a principal característica do sistema doutrinal do zoroastrismo ou da religião desenvolvida pelo poeta e profeta persa Zaratustra.
Resposta Questão 4
Letra B
O filósofo alemão Friedrich Nietzsche valeu-se do zoroastrismo persa para aperfeiçoar a noção de “eterno retorno” (concepção do mundo como sempre voltando às mesmas coisas, sem propósito definitivo ou destino providencial). Toda a obra “Assim falou Zaratustra” é escrita em linguagem poética e tem como passagem mais famosa a proposta do “Super-Homem”, ou “Além-do-Homem”, como sendo um estágio de desenvolvimento que deve superar o mero “Homem” que conhecemos.