Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre o Ustase e o Estado fantoche da Croácia

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o Estado Independente da Croácia, que existiu entre 1941 e 1945 e foi liderado por Ante Pavelic, do Ustase.

Questão 1

O Ustase, ou Ustasha, era um partido surgido na Croácia durante a década de 1930 e que possuía certa relevância no contexto histórico da região balcânica, a qual correspondia à região da Iugoslávia durante a Segunda Guerra. Esse partido croata tinha tendências políticas relacionados com:

a) a extrema-esquerda e a descentralização da sociedade com a formação dos sovietes de trabalhadores.

b) o centro, caracterizado pela defesa da implantação de um estado democrático na região.

c) a extrema-direita, com fortes tendências nacionalistas e intensa influência do fascismo italiano e do nazismo alemão.

d) a esquerda, sobretudo na defesa do ideal de social-democracia, inspirada no molde alemão da República de Weimar.

e) a defesa do monarquismo e a restauração da dinastia croata, baseados nos herdeiros de Tomislav, rei croata no século X.

Questão 2

O Ustasha, fundado oficialmente em 1930, era liderado pelo Poglavnik, correspondente em croata ao líder supremo do partido. Estamos falando de:

a) Josip Broz Tito

b) Ante Pavelic

c) Draza Mihailovic

d) Mile Budak

e) Milovan Zanic

Questão 3

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Ustasha formou o Estado Independente da Croácia a partir de uma aliança realizada com a Alemanha. Os principais objetivos desse partido no período em que esteve no poder eram:

a) formar uma nação multicultural na Iugoslávia, coexistindo pacificamente com sérvios e bósnios.

b) formar uma Iugoslávia comunista que promoveria a perseguição de dissidentes que estivessem vinculados com os fascistas italianos.

c) formar o Reino da Dalmácia, sob a liderança dos herdeiros dos reis croatas do século X.

d) promover a independência da Croácia sob a égide de um regime de extrema-direita e promover a limpeza étnica com a expulsão e o genocídio dos sérvios ortodoxos.

e) promover a separação da Croácia do Reino da Iugoslávia e vinculá-la com a Itália Fascista.

Questão 4

Durante o processo de limpeza étnica promovido pelos croatas na Iugoslávia, foi formado um campo de concentração que foi responsável pela morte de cerca de 100 mil pessoas, principalmente sérvios, judeus e ciganos. Esse é considerado o maior campo de concentração construído pelos croatas. Estamos falando de:

a) Jasenovac

b) Belzec

c) Treblinka

d) Buchenwald

e) Sobibor

Respostas

Resposta Questão 1

Letra C

O Ustase era um partido de orientação política vinculada com a extrema-direita e teve forte influência do fascismo italiano e do nazismo alemão, manifestada no seu antissemitismo e anticomunismo. O eixo central do Ustase era o nacionalismo extremo, que defendia a independência da Croácia e a purificação étnica da região com a morte e/ou expulsão de sérvios ortodoxos, judeus e ciganos.

Resposta Questão 2

Letra B

O Poglavnik do Ustase era o croata Ante Pavelic, nascido em 1889, que havia fundado esse partido em 1930, durante seu exílio. Assim que a região foi invadida pelos nazistas, Pavelic tornou-se o Chefe de Estado do recém-criado Estado Independente da Croácia em 1941, após negociar os termos com os alemães e italianos. Esse Estado era um Estado fantoche que atendia aos interesses dos alemães. Ante Pavelic foi responsável por promover o genocídio de sérvios, judeus e ciganos na região. Após a guerra, ele exilou-se em Madrid, na Espanha, onde faleceu em 1959.

Resposta Questão 3

Letra D

O principal elemento da ideologia do Ustase era a emancipação dos croatas, com a formação de um Estado autoritário liderado por um regime de extrema-direita que promoveria a limpeza étnica da região a partir da expulsão e/ou morte dos sérvios ortodoxos, vistos como inimigo pelos fascistas croatas.

Resposta Questão 4

Letra A

O campo de concentração de Jasenovac foi construído por ordens do governo do Estado Independente da Croácia e entrou em funcionamento a partir de agosto de 1941. Jasenovac ficou conhecido como o maior campo de concentração e extermínio da Iugoslávia durante a Segunda Guerra Mundial e promoveu a morte de cerca de 100 mil pessoas, principalmente de sérvios, judeus e ciganos. Esse campo foi desativado em abril de 1945, com a derrota do Ustase na guerra.


Leia o artigo