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Exercícios sobre o totalitarismo

Teste seus conhecimentos com esta lista de exercícios a respeito do totalitarismo e dos regimes autoritários que se estabeleceram a partir da década de 1920.

Questão 1

(Ipefae adaptado) Adolf Hitler foi um político que serviu como líder do Partido Nazista, chanceler do Reich e fuhrer da Alemanha Nazista de 1934 até sua morte, em 1945. Como ditador do Reich alemão, ele foi o principal instigador da Segunda Grande Guerra Mundial e figura central do Holocausto. Assinale a alternativa que indica corretamente sua nacionalidade:

a) tchecoslovaco

b) alemão

c) prussiano

d) austríaco

e) holandês

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Questão 2

(CPCON) “O fascismo não se baseia de forma explícita num sistema filosófico complexo, e sim no sentimento popular sobre as raças superiores.” (PAXTON, 2007)

I - Os regimes fascistas não toleram contradições, discordar é o mesmo que trair.

II - O pensamento fascista estimula a xenofobia e o racismo.

III - O povo, no fascismo, é considerado uma entidade única e sempre há consideração ao ponto de vista de cada indivíduo.

Após identificar a legitimidade das sentenças sobre o fascismo, assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA.

a) I e II apenas

b) I e III apenas

c) I, II e III

d) III apenas

e) II e III apenas

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Questão 3

(Ameosc adaptado) Em diversos países, durante a década de 1920 e 1930, ocorreu a ascensão de movimentos classificados como fascistas, cujas características os historiadores descrevem a preocupação obsessiva com a comunidade, vista como vítima de humilhações e que necessita de uma purificação imediata. São práticas fascistas utilizadas para chegar ao poder nesse período:

I. Culto à violência e a vontade como meios de obtenção de sucesso.

II. Ênfase em um líder, masculino, considerado o único capaz de acabar com a crise e dirigir a comunidade rumo ao seu destino.

III. Foco nas políticas socialistas e liberais, utilizadas como ferramentas de atuação.

IV. Prega o desenvolvimento do indivíduo e de suas qualidades, o qual deve se destacar frente à horda coletiva.

Estão corretos:

a) Apenas o item II está correto.

b) Apenas os itens I e II estão corretos.

c) Todos os itens estão corretos.

d) Apenas os itens I, III e IV estão corretos.

e) Nenhum dos itens está correto.

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Questão 4

(Ibade) “Os regimes fascistas lançaram-se à construção do novo homem e da nova mulher (...) que seriam simultaneamente lutadores e súditos obedientes. (...) Os Estados fascistas puderam utilizar os quadros e a estrutura educacionais já existentes (...) Passaram a privilegiar os esportes e o treinamento físico e militar.”

PAXTON, Robert O. A anatomia do fascismo. São Paulo: Terra e Paz, 2007, p. 237 e 238.

Os regimes fascistas que se estabeleceram na Europa no início do século XX basearam-se na mobilização da juventude e no emparelhamento de um sistema de ensino que pudesse moldar os indivíduos sob os interesses da perpetuação da doutrina fascista. Sobre a “construção do novo homem e da nova mulher” defendida pelo fascismo, podemos afirmar que:

a) estabelecia-se por meio da primazia do grupo e a subordinação do indivíduo a seus deveres. Garantia-se assim que cada um estivesse pronto para lutar a favor do Estado de forma inquestionável.

b) foi motivada pela campanha olímpica da Alemanha nazista na XI Olimpíada de 1936. Os novos alemães deveriam representar esportivamente as aptidões da suposta superioridade ariana.

c) visava à elucidação dos cidadãos alemães de seus direitos e deveres perante a nação e a comunidade internacional, e à expansão e divulgação dos preceitos democráticos e dos ideais liberais.

d) tinha como objetivo fundamental a promoção dos ideais estabelecidos pelo marxismo: a construção da humanidade soviética, o internacionalismo e a valorização do protagonismo do operariado.

e) desejava estabelecer a irmandade e a fraternidade entre os povos alemães e todas as nações que saíram prejudicadas e derrotadas da Primeira Guerra Mundial, independentemente das diferenças étnicas.

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Questão 5

Qual das características abaixo NÃO pertence ao governo totalitário:

a) centralização do poder

b) controle da vida da população

c) invenção de inimigos em comum

d) mobilização das massas

e) descentralização do poder

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Questão 6

Evento que marcou a ascensão de Benito Mussolini ao poder da Itália em 1922:

a) Incêndio do Parlamento

b) Eleição de Luigi Facta como presidente da Itália

c) Marcha sobre Roma

d) Golpe da cervejaria

e) Nenhuma das alternativas

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Questão 7

Após a morte de Josef Stalin, os crimes cometidos por ele ao longo dos anos que esteve no comando da União Soviética foram denunciados por:

a) Nikita Kruschev

b) Vladimir Lenin

c) Leon Trotsky

d) Leonid Brejnev

e) Mikhail Gorbachev

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Questão 8

Filósofa que realizou uma das análises mais reconhecidas sobre o totalitarismo:

a) Rosa Luxemburgo

b) Hannah Arendt

c) Simone de Beauvoir

d) Angela Davis

e) Judith Butler

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Questão 9

Conflito em que os regimes totalitaristas de Adolf Hitler e Josef Stalin lutaram entre si:

a) Segunda Guerra Sino-Japonesa

b) Primeira Guerra Mundial

c) Guerra de Inverno

d) Segunda Guerra Mundial

e) Nenhuma das alternativas

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Questão 10

Qual dos acontecimentos abaixo tem relação com o regime nazista:

a) Holodomor

b) Invasão da Etiópia

c) Planos Quinquenais

d) Invasão da Manchúria

e) Noite dos Cristais

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Questão 11

O genocídio promovido pelos nazistas ao longo da Segunda Guerra Mundial recebeu qual nome:

a) Genocídio Armênio

b) Massacre de Kátyn

c) Holodomor

d) Holocausto

e) Massacre de Babi Yar

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Questão 12

Quando se deu a entrada da União Soviética na Segunda Guerra Mundial:

a) Com o ataque japonês aos soviéticos na Mongólia

b) Com a invasão da Polônia pelos alemães

c) Após a invasão da URSS pela Alemanha

d) Após o Massacre de Kátyn

e) Nenhuma das alternativas

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Respostas

Resposta Questão 1

Letra D

Adolf Hitler era austríaco e nasceu em uma cidade chamada Braunau am Inn, em 20 de abril de 1889.

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Resposta Questão 2

Letra A

Os regimes totalitários, do qual o fascismo fazia parte, não aceitavam questionamentos às ordens do partido e do líder e incentivavam o racismo e a xenofobia. Como não havia espaço para questionamento, não havia consideração ao ponto de vista de cada indivíduo.

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Resposta Questão 3

Letra B

A guerra e a violência, no totalitarismo, eram formas legítimas de obtenção de objetivos, vide o fascismo e o nazismo. Nessa forma de regime, havia uma obediência cega à vontade do líder, e os governos de Hitler, Stalin e Mussolini foram exemplos disso.

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Resposta Questão 4

Letra A

Os regimes totalitários se orientavam com base na obediência cega dos indivíduos ao Estado e ao líder. Não havia espaço para desejos e vontades individuais, apenas os desejos e vontades do Estado e do líder. Os que não obedeciam cegamente eram eliminados.

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Resposta Questão 5

Letra E

A descentralização do poder não era uma característica dos regimes totalitários, uma vez que, nesses regimes, as vontades do líder eram soberanas. Assim, havia, na verdade, a centralização do poder.

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Resposta Questão 6

Letra C

A ascensão de Mussolini ao poder se deu por meio da marcha sobre Roma, quando milhares de fascistas foram para Roma exigir do rei Vítor Emanuel II que Benito Mussolini fosse nomeado primeiro-ministro. Esse acontecimento se passou em outubro de 1922 e concretizou a chegada do fascismo ao poder italiano.

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Resposta Questão 7

Letra A

Os crimes cometidos durante o governo de Stalin foram denunciados pelo seu sucessor, Nikita Kruschev. Essa denúncia começou quando Kruschev discursou contra Stalin em um evento secreto do governo soviético e marcou o fim do culto à personalidade do ditador.

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Resposta Questão 8

Letra B

A filósofa alemã Hannah Arendt ficou famosa por ter escrito Origens do totalitarismo, um livro que analisa as condições históricas que permitiram o estabelecimento dessa forma de governo no século XX.

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Resposta Questão 9

Letra D

A luta entre os regimes de Hitler e Stalin se deu na Segunda Guerra Mundial, que se estendeu de 1939 a 1945.

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Resposta Questão 10

Letra E

A Noite dos Cristais foi um pogrom organizado pelo Partido Nazista contra os judeus na Alemanha. Nesse ataque, casas e lojas de judeus foram atacadas e sinagogas foram destruídas. O aprisionamento de judeus em campos de concentração se iniciou nesse momento. Esse evento se passou em novembro de 1938.

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Resposta Questão 11

Letra D

O Holocausto foi o genocídio promovido pelos nazistas ao longo da Segunda Guerra Mundial, e nele se estima que seis milhões de pessoas tenham morrido, grande parte delas de origem judia.

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Resposta Questão 12

Letra C

A invasão da União Soviética foi o evento que marcou a entrada dos soviéticos na Segunda Guerra Mundial. Esse acontecimento foi resultado da Operação Barbarossa, em que mais de três milhões de soldados alemães invadiram o território soviético, em junho de 1941.

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