Questão 1
A cidade de Constantinopla, atual Istambul, foi construída no século IV pelo imperador Constantino, o Grande, com o objetivo de ser o novo centro do Império Romano. O lugar escolhido para a sua construção foi:
a) a antiga Tessalônia
b) a antiga Corinto
c) a ilha de Creta, no mar Egeu
d) a antiga Bizâncio
e) o antigo Vale dos Reis, no Egito
Questão 2
Leia o texto abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
“Depois, quando as muralhas ficaram concluídas, o imperador pôs-se a recrutar habitantes. Por meio de alforrias, da libertação de cativos e com promessas feitas aos traficantes das costas do Mediterrâneo, em breve conseguiu uma multidão, sofrivelmente mista, que abarrotou de alimentos e de espetáculos. A seguir, convenceu os nobres, os ricos e os senadores a virem instalar-se junto dele. Conta-se que doze diplomatas romanos, que regressavam de uma embaixada na Pérsia após dezesseis meses de ausência, foram chamados ao Palácio. – quando regressais a Roma?, perguntou-lhes o imperador. – Não estaremos lá antes de dois meses. – Estais enganados! Digo-vos que esta mesma noite estareis em casa. E, com grande espanto, os embaixadores foram levados pelos oficiais às ordens a residências completamente novas, copiadas exatamente, até o detalhe, daquelas que ocupavam nas margens do Tibre.” (DANIEL-ROPS. A Igreja dos Apóstolos e dos Mártires. Quadrante: São Paulo, 2014. pp. 430-31).
A partir do texto do historiador Daniel-Rops, que descreve os primeiros anos da reforma de Bizâncio, podemos afirmar que Constantino, com seu gesto, quis dizer aos embaixadores que:
a) eles não poderiam mais voltar para a Pérsia.
b) eles não mais exerceriam as funções de embaixadores.
c) Bizâncio havia se tornado a “Nova Roma”.
d) Bizâncio era a nova embaixada para eles.
e) Bizâncio era agora uma satrapia persa.
Questão 3
Constantinopla podia ser considerada uma cidade militarmente estratégica no contexto do mundo antigo e medieval por, entre outras coisas:
a) estar situada no Estreito de Bering, entre os continentes Asiático e Americano.
b) estar situada entre o Mar Negro e o Mar de Mármara.
c) ter sido conquistada e colonizada pelos hunos, no século V d.C.
d) ter se tornado colônia egípcia no século VI a.C.
e) estar situada no golfo de Suez, no Mar Vermelho.
Questão 4
No alto da coluna de pórfiro, na entrada de Constantinopla, Constantino, o Grande, mandou colocar uma estátua com sua imagem. Essa estátua tinha a cabeça rodeada de raios solares, feitos de bronze. As características dessa estátua colocavam Constantino:
a) como filho de Apolo.
b) como herdeiro das divindades solares da Mesoamérica.
c) como herdeiro direto do deus Amon.
d) como rei e faraó ao mesmo tempo.
e) ao lado de seus antecessores romanos, relacionados ao “Sol Invictus”.
Resposta Questão 1
Letra D
A cidade escolhida por Constantino para erguer a nova capital do Império Romano, que depois passaria a ser o centro apenas do Império Romano do Oriente, foi a antiga cidade de Bizâncio, colônia grega fundada no século VII a.C., situada às margens do Estreito de Bósforo.
Resposta Questão 2
Letra C
Constantino, ao dizer que os embaixadores estariam “em casa”, isto é, em Roma, ainda naquela noite, quis dizer, por analogia, que Bizâncio – a então iminente Constantinopla – era o novo centro do Império Romano, ou seja, a “Nova Roma”.
Resposta Questão 3
Letra B
Constantinopla estava situada às margens do Estreito de Bósforo, isto é, o pequeno canal que liga o Mar de Mármara, ao Sul, com o Mar Negro, ao Norte. É importante ressaltar que o Mar de Mármara afunila-se no Estreito de Dardanelos, que deságua no Mar Mediterrâneo. Sendo assim, quem tivesse o domínio da região de Constantinopla poderia controlar o Leste Europeu, toda a Ásia Menor e grande parte do Oriente Médio e do Sul da Europa.
Resposta Questão 4
Letra E
A coroa de raios solares era símbolo do “Sol Invictus”, a insígnia que caracterizava a divindade do imperador romano, que estava relacionada tanto ao deus Mitra quanto ao deus Apolo. Ainda que tivesse se convertido ao cristianismo, Constantino manteve grande parte da ritualística romana tradicional.