Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre Roma Antiga

Estes exercícios sobre Roma Antiga vão ajudá-lo a descobrir o que você aprendeu sobre uma das maiores e mais importantes civilizações da Antiguidade.

Questão 1

Segundo a mitologia romana, o fundador da cidade de Roma foi:

a) Remo

b) Amúlio

c) Numitor

d) Rômulo

e) Eneias

Questão 2

(Ibade – SEE/AC) A questão da terra é uma espécie de Fênix, que sempre ressurge das cinzas.

SILVA, J. G. Folha de São Paulo, 30 de novembro de 1994.

A questão da terra, associada à grande desigualdade social que afligia a maior parte da população, foi um dos problemas enfrentados pelos políticos romanos na Antiguidade. Para enfrentar esses problemas, em 133 a.C., Tibério Graco:

a) aprovou lei agrária que limitou a extensão dos latifúndios da nobreza.

b) liderou uma revolta que chegou a mobilizar 200 mil escravos.

c) iniciou uma expansão imperialista para anexação de terras e estimular a emigração.

d) impôs sua autoridade massacrando sem-terra e escravos rebelados.

e) obteve consenso entre os grandes proprietários para a distribuição de terras públicas.

Questão 3

(MS Concursos – adaptado) “A partir do século III, o Império Romano ingressou em um período dramático de crise interna, com guerras civis duradouras, entre 230 a.C. e 260 d.C. A era das conquistas chegara ao fim, e houve mesmo uma diminuição do território dominado.” (FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2018, p. 143).

Esse contexto de crise foi marcado:

I – pela consolidação do Cristianismo como religião importante, com grande número de adeptos por todo o império, em diferentes camadas sociais.

II – pelo comprometimento do abastecimento de escravizados, o que gerou a desorganização da economia e aprofundou a instabilidade política.

III – pelo rompimento de relações entre Império Romano Ocidental e Império Romano Oriental, este último invadido e ocupado pelos visigodos.

IV – pelo acirramento dos conflitos entre o senado e os imperadores, desencadeando tentativas de retorno à república, comandada pelos patrícios.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente os itens I e II estão corretos.

b) Somente os itens II e III estão corretos.

c) Somente os itens III e IV estão corretos.

d) Somente os itens I, II e III estão corretos.

e) Todos os itens estão incorretos.

Questão 4

(Reis & Reis – adaptado) Podemos afirmar sobre Roma, exceto que:

a) Essa concentração de riqueza em Roma trouxe consequências, entre elas muitos dos camponeses que haviam ficado sem terras migraram para a cidade, aumentando o número de desocupados e miseráveis em Roma. Essa população passou a ser chamada de proletariado.

b) Com o aumento das tensões em Roma, o Senado acabou perdendo poderes para os militares, e estes passaram a liderar a política. Esse processo teve início quando os senadores destacaram três chefes militares para formar uma espécie de governo, o chamado de Pax Romana. Júlio César, Crasso e Pompeu constituíram o primeiro Pax Romana da história romana.

c) O longo governo de Otávio marcou o início do período imperial da história de Roma. Embora não assumisse oficialmente o título de rei, Otávio acumulou poderes e títulos, como o de augusto (que significa “divino” ou “sagrado”) e imperador. Ele também permitiu que as instituições republicanas, como o Senado, continuassem existindo, mas sem o poder que tinham antes.

d) Os territórios conquistados pelos romanos durante a República, como Sicília, Macedônia, Síria, Cartago e suas colônias, foram transformados em províncias de Roma, que eram obrigadas a enviar periodicamente seus tesouros para essa cidade. Tal situação provocou rebeliões contínuas nas províncias contra o domínio romano.

e) A crise econômica que atingiu fortemente o Império Romano a partir do século III d.C. e as ondas de invasões germânicas tiveram papel crucial para a desagregação da porção ocidental do Império Romano.

Questão 5

(Prefeitura de Fortaleza – adaptado) Durante a Idade Antiga, o Império Romano conquistou quase toda a Europa pela força e impôs suas regras políticas à sociedade. Dominaram o período todo até cair e mudar todo um modo de vida para uma vida religiosa cristã que é a Idade Média. O Cristianismo já é instituído no mundo antigo por Constantino. Sobre a queda do Império Romano, podemos dizer que:

a) se deveu a uma crise do sistema entre Egito e Roma diante da união do imperador com a rainha Cleópatra, causando fragilidade política nos territórios conquistados.

b) pela sua expansão política, mas não cultural das cidades, as terras conquistadas não eram obrigadas a seguir o modo de vida romano, e ainda havia cidades que nem precisavam seguir as obrigações políticas.

c) devido ao fato da adesão ao Cristianismo, ficou inviável manter um ritmo constante de guerras, já que os hábitos estavam mudando com a vida religiosa, bem diferente do paganismo, no qual festas e guerras eram permitidas.

d) se deveu à sua expansão e à falta de condições de manter os estados conquistados. Com o Cristianismo, a escravidão foi abolida, enfraquecendo os ritmos de guerra e facilitando as invasões bárbaras.

e) Nenhuma das alternativas acima.

Questão 6

Com a crise da República e o início do período imperial, quem assumiu o poder em Roma foi:

a) Júlio César

b) Marco Antônio

c) Brutus

d) Sila

e) Otávio Augusto

Questão 7

Escravo de origem trácia que ficou conhecido por liderar a maior revolta de escravos da história romana:

a) Átila

b) Espártaco

c) Odoacro

d) Teodorico

e) Gânico

Questão 8

Povo da Península Itálica que dominou a cidade de Roma durante o período monárquico:

a) Sabinos

b) Latinos

c) Etruscos

d) Gauleses

e) Gregos

Questão 9

Nas Guerras Púnicas, a cidade de Roma lutou contra:

a) Cartago

b) Assíria

c) Pérsia

d) Egito

e) Gália

Questão 10

O Primeiro Triunvirato foi formado por quem?

a) Crasso, Pompeu e Júlio César

b) Marco Antônio, Lépido e Júlio César

c) Otávio, Nero e Calígula

d) Vespasiano, Constantino e Rômulo Augusto

e) Marco Aurélio, Crasso e Marco Antônio

Questão 11

Júlio César ficou conhecido por ser um dos responsáveis por consolidar a conquista de qual região?

a) Hispânia

b) Magna Grécia

c) Gália

d) Britânia

e) Cartago

Questão 12

Qual dos povos abaixo não esteve envolvido com as invasões germânicas?

a) Saxões

b) Visigodos

c) Vândalos

d) Mongóis

e) Alamanos

Respostas

Resposta Questão 1

LETRA D

Segundo a lenda presente na mitologia romana, Roma foi fundada por Rômulo. A fundação da cidade foi motivo de desentendimento entre Rômulo e Remo, seu irmão gêmeo, sendo que isso causou o assassinato de Remo por Rômulo. A fundação de Roma aconteceu no ano 753 a.C.

Resposta Questão 2

LETRA A

Tibério Graco foi um tribuno da plebe, sendo eleito em 133 a.C. Durante o seu mandato, ele propôs uma reforma agrária para tomar as terras de quem possuía em excesso e distribuir para os despossuídos, principalmente aqueles que haviam tomado parte das guerras. A ação de Tibério fez com que ele conquistasse a oposição de senadores e dos patrícios romanos, sendo assassinado em 132 a.C.

Resposta Questão 3

LETRA A

O cristianismo, de fato, se espalhou rapidamente pelas terras romanas, alcançando grupos de diversas camadas sociais, o que contribuiu para a crise romana. A falta de escravos, fruto do fim das guerras de expansão, também foi outro forte motivo para a crise romana, pois prejudicou severamente sua economia.

Resposta Questão 4

LETRA A

A alternativa A traz um cenário que não tem relação com a história romana, mas, sim, com o contexto das mudanças que aconteceram na Inglaterra durante o processo da Revolução Industrial.

Resposta Questão 5

LETRA D

O tamanho gigantesco das terras romanas criou um grande problema de administração intensificada a partir do século III d.C. O crescimento do cristianismo, a crise econômica e as invasões germânicas contribuíram para o enfraquecimento romano e a consequente desagregação da porção ocidental do império.

Resposta Questão 6

LETRA E

Otávio Augusto foi imperador romano entre 27 a.C. e 14 d.C. Assumiu o poder após sair como o vencedor da disputa entre os membros do segundo triunvirato. Seu governo ficou marcado por ser um período de grande prosperidade e de paz interna. Foi o idealizador do que os historiadores definiram como Pax Romana.

Resposta Questão 7

LETRA B

Espártaco foi um soldado da Trácia que foi levado para as terras da República Romana como escravo, tornando-se um gladiador. Espártaco liderou uma grande revolta de escravos e esteve na liderança de cerca de 40 mil pessoas. Foi derrotado pelos soldados de Crasso e morreu em 71 a.C.

Resposta Questão 8

LETRA C

Os etruscos eram um povo que habitava o norte da Península Itálica, ficando conhecidos por terem conquistado a cidade de Roma durante o período monárquico, controlando-a e governando-a por décadas. Deixaram contribuições em diversas áreas, como a cultural, política, religiosa, entre outras.

Resposta Questão 9

LETRA A

As Guerras Púnicas foram conflitos travados pela República Romana contra Cartago entre os séculos III e II a.C. As guerras foram motivadas pela disputa pelo controle do comércio no mar Mediterrâneo, sendo travadas três guerras ao todo. Os romanos venceram os três conflitos, e Cartago foi completamente destruída.

Resposta Questão 10

LETRA A

O primeiro triunvirato foi formado em 60 a.C., composto por Crasso, Pompeu e Júlio César. Ficou marcado pela disputa entre os seus membros pelo poder e se encerrou com a transformação de Júlio César em ditador vitalício de Roma.

Resposta Questão 11

LETRA C

Júlio César ficou conhecido por liderar tropas romanas na conquista dos gauleses, o povo que habitava a Gália. A campanha militar que ele realizou na Gália trouxe a ele enorme riqueza e prestígio nas terras romanas, e essa conquista se consolidou quando os gauleses liderados por Vercingetórix foram derrotados na Batalha de Alésia, em 52 a.C.

Resposta Questão 12

LETRA D

Os mongóis não têm relação nenhuma com as invasões germânicas, não sendo um povo de origem germânica. Esse povo foi responsável por formar um grandioso império a partir do XIII, que se estendia do extremo Oriente até a Europa Oriental.


Leia o artigo