Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre a Revolução Russa

Resolva esta lista de exercícios sobre a Revolução Russa, ocorrida em 1917 e responsável por transformar a Rússia na primeira nação socialista da história.

Questão 1

(Copese) A Revolução Russa foi um período de conflitos, iniciado em 1917, que derrubou a monarquia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vlademir Lenin. Sobre tal revolução, analise as assertivas a seguir, assinalando a CORRETA.

A) O processo revolucionário conhece duas etapas, chamadas revolução de fevereiro e revolução de outubro. Esta última derrubou o Czar Nicolau II e instituiu uma república de cunho liberal.

B) A diminuição do número anual de estudantes universitários e a diminuição do número de jornais diários, face ao avanço do absolutismo czarista, podem ser assinaladas como antecedentes do processo revolucionário russo.

C) O fato de que a população russa era essencialmente urbana, com cerca de 80% da população vivendo nas cidades, favoreceu o processo revolucionário russo.

D) Os mencheviques, liderados por Lenin, acreditavam que era preciso esperar o pleno desenvolvimento capitalista da Rússia e o desabrochar das suas contradições para dar início efetivo à ação revolucionária.

E) O governo provisório resultante da primeira fase da revolução era um governo de caráter liberal burguês, comprometido com a manutenção da propriedade privada e interessado em manter a participação russa na Primeira Guerra Mundial.

Questão 2

(Omni – adaptado) Leia o texto a seguir: “Em março de 1921, Lenin disse ao Décimo Congresso do Partido que a Rússia era como um homem ‘espancado quase até não lhe sobrar mais vida’. O Congresso, reunido enquanto a rebelião de Kronstadt acontecia, realizou-se ante um cenário de absoluta devastação na economia e insurgências camponesas por toda a nação. Muitos temiam que o regime não sobrevivesse.”

Após a Revolução de Outubro, em 1917, e a guerra civil que se seguiu a ela, a Rússia recém-socialista estava devastada. Para tentar amenizar a situação, os revolucionários, liderados por Vladimir Lenin, promoveram uma política econômica que fora vista na época como uma espécie de recuo aos ideais socialistas. Tal política ficou conhecida como:

A) Comunismo de guerra.

B) Reformas burguesas.

C) Capitalismo de Estado.

D) NEP – Nova Política Econômica.

E) Plano Quinquenal

Questão 3

(CEV-Urca) “A Grande Revolução de Outubro foi uma revolução sem exemplo na história da humanidade. Seu inspirador, seu chefe e seu organizador foi o partido dos bolcheviques, seu comitê central, dirigido por Lenin.” (REED, John. Os dez dias que abalaram o mundo. São Paulo: Global Editora, 1978, p. 17)

Sobre a Revolução citada acima, podemos corretamente assinalar:

A) A tradição democrática russa favoreceu a revolução, tendo em vista ter sido a primeira potência imperialista do século XIX a acabar com a monarquia absolutista.

B) Às vésperas da revolução, a Rússia era uma economia já bastante desenvolvida no âmbito do capitalismo que disputava com as grandes potências europeias os mercados, o que favorece formação da burguesia revolucionária liderada por Lenin.

C) No final do século XIX, a Rússia iniciou seu processo de industrialização, porém dependente do capital estrangeiro, principalmente inglês e francês. E com péssimas condições de vida para os trabalhadores urbanos e rurais, criaram-se as condições que favoreceram a mobilização para a revolução.

D) A derrota russa na Guerra Russo-Japonesa, em 1914, endividou o Estado e gerou várias revoltas populares, duramente massacradas. Dentre elas, o episódio mais conhecido foi o Domingo Sangrento, de 1915.

E) A entrada do Império Russo na I Guerra Mundial retardou a revolução, pois trouxe, como consequência, melhorias socioeconômicas que não se mantiveram após a guerra, o que levou à revolução bolchevique em fevereiro de 1919.

Questão 4

O que buscavam os Planos Quinquenais estabelecidos durante o governo de Josef Stalin?

A) Acabar com os latifúndios na União Soviética.

B) Localizar os grupos de oposição ao governo.

C) Melhorar os índices sanitários da União Soviética.

D) Estabelecer metas para os crescimentos industrial e agrícola por meio da planificação da economia.

E) Aumentar o alistamento de jovens no Exército Vermelho.

Questão 5

Josef Stalin ascendeu ao poder da União Soviética sucedendo a:

A) Vladimir Lenin.

B) Alexander Kerensky.

C) Leon Trotsky.

D) Lev Kamenev.

E) Griogori Zinoviev.

Questão 6

A Grande Fome, que atingiu a União Soviética entre 1932 e 1933, foi chamada em uma região soviética de Holodomor. O termo aplica-se à fome que atingiu qual país?

A) Cazaquistão

B) Geórgia

C) Uzbequistão

D) Sibéria

E) Ucrânia

Questão 7

A perseguição que Stalin realizava contra seus opositores fez com que Trotsky fosse expulso da União Soviética em 1929. Alguns anos depois, ele foi assassinado por um espião soviético em qual país?

A) Brasil

B) Chile

C) Canadá

D) Costa Rica

E) México

Questão 8

Qual político soviético foi o responsável por dar início a uma campanha de desestalinização da União Soviética?

A) Leonid Brejnev

B) Nikita Kruschev

C) Mikhail Gorbachev

D) Yuri Andropov

E) Konstantin Chernenko

Questão 9

O Pacto Germano-Soviético, assinado durante o governo de Stalin, determinou:

A) cooperação econômica entre Alemanha e União Soviética na indústria metalúrgica.

B) acordo de livre comércio entre Alemanha e União Soviética.

C) estabelecimento de programas culturais para reforçar os laços entre Alemanha e União Soviética.

D) acordo em que Alemanha e União Soviética comprometiam-se a permanecer em paz, mesmo se houvesse um conflito na Europa.

E) intercâmbio para que os serviços de inteligência da Alemanha e da União Soviética trocassem informações e experiência um com o outro.

Questão 10

O massacre promovido pelo governo soviético contra a intelligentsia polonesa recebeu o nome de:

A) Massacre de Katyn.

B) Massacre de Babi Yar.

C) Holodomor.

D) Gulag.

E) Kulak.

Questão 11

A maior batalha travada pelos soviéticos durante a Segunda Guerra aconteceu em:

A) Berlim.

B) Stalingrado.

C) Kursk.

D) Varsóvia.

E) Leningrado.

Questão 12

Qual das características abaixo NÃO corresponde a uma característica do stalinismo?

A) Culto ao líder.

B) Economia planificada.

C) Ausência de propaganda política.

D) Militarização da sociedade.

E) Censura.

Questão 13

(Consulpam – adaptado) O governo provisório prometeu tirar a Rússia da guerra, acabar com a crise econômica e o desabastecimento, e distribuir terras para os camponeses pobres. Nada foi feito nos meses que se seguiram à queda do czar. A expectativa de milhões de russos foi substituída pela frustração. Na oposição ao governo provisório, os bolcheviques defendiam que não havia saída fora da revolução socialista. Em outubro de 1917, liderados por Lênin, tomaram o poder e instalaram o socialismo no país. São características do novo governo:

I – A expulsão de toda a nobreza russa e a adoção de medidas liberais.

II – A retirada da Rússia da guerra e a perseguição aos opositores políticos.

III – A estatização dos bancos e empresas e a declaração de guerra à Alemanha.

IV – A distribuição de terras aos camponeses pobres e a saída da guerra.

Estão CORRETAS:

A) I, II e III, somente.

B) I e III, somente.

C) II e IV, somente.

D) II, III e IV, somente.

E) II e III, somente.

Questão 14

(Objetiva Concursos) O slogan “Pão, Paz, Terra” era utilizado pelo grupo bolchevique do partido comunista da Rússia, pois:

A) Confrontava diretamente o american way of life norte-americano da década de 1920 e incentivava o marketing de produtos gastronômicos russos no contexto da Guerra Fria.

B) Defendia a autocracia de Czar Nicolau II e incentivava a continuidade de sua dinastia.

C) Representava a distribuição de alimentos e o sucesso das reformas agrárias populares fomentadas pela dinastia Romanov.

D) Sintetizava os principais anseios dos camponeses e operários russos.

E) Simbolizava a força na união, conforme a metáfora de que um galho sozinho pode ser quebrado, porém unidos tornam-se bem resistentes.

Questão 15

(Igeduc – adaptado) A Revolução Russa de 1917 levou à derrubada do regime czarista e à instalação de um governo socialista. Qual medida inicial foi adotada pelo novo governo bolchevique após a tomada do poder?

A) O estabelecimento de uma aliança militar com o Japão para proteção contra potências ocidentais.

B) A privatização das indústrias para estimular o crescimento econômico após a guerra.

C) A implementação de uma reforma agrária ampla, distribuindo terras dos aristocratas aos camponeses.

D) A nacionalização das pequenas propriedades agrícolas, integrando-as em fazendas estatais.

E) A criação de gulags para forçar a nobreza russa a realizar trabalhos forçados

Questão 16

(Consulpam – adaptado) Vivíamos numa era engolfada pela política, embora os temas do mundo a nossa volta somente nos chegassem, como disse, pelas conversações que ouvíamos dos adultos e cujo significado as crianças não assimilavam completamente. (…) sabíamos que tinha havido uma revolução na Rússia, mas do que se tratava exatamente? (HOBSBAWM 2002, p. 27).

De acordo com o trecho acima e considerando a Revolução Russa de 1917, assinale a alternativa CORRETA:

A) A Revolução Russa foi a concretização de uma série de revoltas pelas quais a Rússia passava desde 1905 e que tiveram várias consequências, como o fim do czarismo e a tomada de poder pelos republicanos.

B) Os Bolcheviques eram minoritários e defendiam que a Revolução Socialista ocorresse de forma imediata, com a instalação da Ditadura do Proletariado e a aliança entre operários e camponeses.

C) Naquele contexto, a Rússia poderia ser chamada de atrasada, pois, em pleno século XX, preservava práticas ainda feudais, era agrária e dominada por czares (imperadores).

D) As primeiras revoltas, que antecederam a revolução, foram contra os privilégios da nobreza e clero, mas também contra gastos da guerra da Rússia com a China.

E) A popularidade de Nicolau II estava em alta por conta dos acontecimentos de 1905 e pela vitória russa na guerra contra o Japão.

Questão 17

(Copese UFPI) A Revolução Russa foi um período de conflitos, iniciado em 1917, que derrubou a monarquia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vlademir Lenin. Sobre tal Revolução, analise as assertivas a seguir, assinalando a CORRETA.

A) O processo revolucionário conhece duas etapas, chamadas “revolução de fevereiro” e “revolução de outubro”. Esta última derruba o Czar Nicolau II e institui uma república de cunho liberal.

B) A diminuição do número anual de estudantes universitários e a diminuição do número de jornais diários, face ao avanço do absolutismo czarista, podem ser assinaladas como antecedentes do processo revolucionário russo.

C) O fato de que a população russa era essencialmente urbana, com cerca de 80% da população vivendo nas cidades, favoreceu o processo revolucionário russo.

D) Os mencheviques, liderados por Lenin, acreditavam que era preciso esperar o pleno desenvolvimento capitalista da Rússia e o desabrochar das suas contradições para se dar início efetivo à ação revolucionária.

E) O governo provisório resultante da primeira fase da revolução era um governo de caráter liberal burguês, comprometido com a manutenção da propriedade privada e interessado em manter a participação russa na Primeira Guerra Mundial.

Questão 18

(Furb) A Revolução Russa de 1917 foi um marco fundamental na transformação política e social dessa nação. O período subsequente à revolução levou à criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) em 1922. Essas mudanças não apenas aboliram o regime czarista, mas também estabeleceram um novo tipo de organização que reconfigurou a Rússia em vários aspectos.

Considerando o contexto histórico dessa transição, analise as assertivas a seguir sobre os eventos e consequências da Revolução Russa e da formação da URSS e assinale a alternativa correta:

A) A Constituição soviética de 1924 estabeleceu a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) como uma federação de repúblicas, prometendo autonomia para suas repúblicas constituintes. No entanto, na prática, o controle centralizado sobre as políticas econômicas e administrativas foi predominante, limitando a autonomia real das repúblicas.

B) As divergências que acompanharam todo o período do regime socialista soviético se centraram nas prioridades da nova ordem social. Mas, apesar das diversas controvérsias e debates sobre a forma como o governo bolchevique deveria conduzir o processo revolucionário, havia consenso na necessidade de centralização e rigidez do regime.

C) A assinatura do Tratado Brest-Litovsk, apesar de ter estabelecido significativas perdas territoriais para a Rússia, representou a longo prazo o fortalecimento das alianças com as potências centrais.

D) A atuação de Rosa Luxemburgo foi fundamental para a efetivação da estratégia bolchevique de controlar rigidamente os sovietes para garantir a eficácia do socialismo, rejeitando, assim, a ideia de uma oposição política organizada.

E) A Revolução de Outubro de 1917 foi liderada por um grupo de mencheviques que tomaram o poder e rapidamente consolidaram uma aliança com os bolcheviques para formar um governo social-democrata.

Questão 19

(AGIRH – adaptado) Em 9 de janeiro de 1905, em um domingo, na Rússia, cerca de 200 mil pessoas reuniram-se em uma manifestação pacífica para reivindicar melhores condições de vida e de trabalho, entre outros direitos. Como resposta, o czar ordenou que o exército atirasse nos manifestantes. Os fuzileiros russos mataram cerca de mil pessoas, em um massacre que ficou conhecido como:

A) Massacre em Babi Yar.

B) Massacre Vermelho.

C) Massacre do Czar.

D) Domingo Sangrento.

E) Massacre da noite de São Bartolomeu

Questão 20

(Funatec) Qual das alternativas abaixo representa uma informação incorreta sobre a Revolução Russa?

A) A Revolução de Fevereiro de 1917 derrubou o czarismo na Rússia.

B) A Revolução de Outubro de 1917 foi liderada pelos bolcheviques, liderados por Lênin.

C) A Revolução de Outubro de 1917 teve como consequência a instalação de um regime socialista na Rússia.

D) A Revolução Russa teve influência direta na Primeira Guerra Mundial.

E) A Revolução Russa levou à criação da União Soviética.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa E.

O governo provisório estabelecido por meio de um levante dos mencheviques tinha um caráter liberal, defendendo o estabelecimento de uma democracia liberal na Rússia. Não queria promover grandes rupturas no país e era formado por defensores da propriedade privada que decidiram manter a Rússia na Primeira Guerra Mundial.

Resposta Questão 2

Alternativa D.

A Nova Política Econômica (Novaya Ekonomiceskaya Politika, em russo) foi um programa econômico estabelecido durante o governo de Lenin para garantir maior estabilidade à economia russa após a Guerra Civil Russa. Introduzia temporariamente a economia de mercado no país e foi entendida por Lenin como um recuo tático visando ao estabelecimento de uma economia plenamente socialista em um futuro próximo.

Resposta Questão 3

Alternativa C.

A industrialização da Rússia foi tardia, e havia poucos polos industriais no país, como São Petersburgo. O atraso industrial era acompanhado de uma sociedade extremamente desigual, com uma população paupérrima. O atraso econômico, a pobreza e a falta de liberdade deram força para que os socialistas assumissem o poder em 1917.

Resposta Questão 4

Alternativa D.

Os Planos Quinquenais foram planos para a economia que estabeleciam metas econômicas que deveriam ser alcançadas em cinco anos. Na indústria, esse projeto concentrou-se na metalurgia, na siderurgia, na extração de combustíveis fósseis e na produção de energia elétrica. Na agricultura, incentivou a coletivização das terras agrícolas.

Resposta Questão 5

Alternativa A.

Josef Stalin sucedeu a Vladimir Lenin no poder, e sua confirmação no poder soviético foi o fim de uma disputa que envolveu grandes nomes do partido comunista na década de 1920. Além de Stalin, outros postulantes ao poder soviético foram Trotsky, Kamenev e Zinoviev, todos derrotados por Stalin nessa disputa.

Resposta Questão 6

Alternativa E.

Holodomor é como os ucranianos referem-se à Grande Fome, que atingiu a União Soviética entre os anos de 1932 e de 1933. Existe um grande debate na historiografia acerca da intencionalidade desse acontecimento, com alguns historiadores atribuindo o evento a uma ação deliberada de Stalin para enfraquecer a resistência ucraniana ao projeto de coletivização das terras. Milhões de pessoas teriam morrido nesse evento.

Resposta Questão 7

Alternativa E.

Leon Trotsky foi expulso da União Soviética em 1929, mas foi perseguido durante anos por espiões e por agentes enviados por Stalin. Em 1940, foi vítima de um atentado, sofrendo golpes de picareta em sua casa no exílio, localizada no México. Morreu em 21 de agosto, vítima desse atentado realizado por um espião soviético.

Resposta Questão 8

Alternativa B.

Nikita Kruschev foi o governante que sucedeu Stalin no poder da União Soviética. Esse político ficou conhecido por promover a desestalinização, denunciando os crimes cometidos por Stalin e encerrando o culto à personalidade que havia a essa figura na União Soviética.

Resposta Questão 9

Alternativa D.

Esse acordo diplomático foi assinado pela Alemanha e pela União Soviética em agosto de 1939. Por meio dele, os dois países assumiram um compromisso de paz caso ocorresse uma guerra na Europa e assinaram um acordo secreto para dividir o território da Polônia.

Resposta Questão 10

Alternativa A.

O Massacre de Katyn foi um massacre promovido pelo governo soviético contra indivíduos da sociedade polonesa. Esse massacre foi realizado entre abril e maio de 1940, tendo como alvo a intelligentsia polonesa. Estima-se a execução de cerca de 22 mil poloneses.

Resposta Questão 11

Alternativa B.

A Batalha de Stalingrado foi uma batalha travada entre a União Soviética e a Alemanha entre agosto de 1942 e fevereiro de 1943. Foi a maior batalha da Segunda Guerra Mundial, colocando em jogo o controle de Stalingrado, o sul da União Soviética e o Cáucaso, região rica em recursos vitais para a guerra. Estima-se a morte de cerca de dois milhões de pessoas nessa batalha, encerrada com a vitória soviética.

Resposta Questão 12

Alternativa C.

A ausência de propaganda política não é uma característica do stalinismo. Pelo contrário, o stalinismo ficou marcado pelo excesso de propaganda política, exaltando os feitos do governo, promovendo o nacionalismo e defendendo o culto à personalidade.

Resposta Questão 13

Alternativa C.

Com a subida dos bolcheviques ao poder, foram iniciadas as tratativas para retirar a Rússia da Primeira Guerra Mundial, o que resultou no Tratado de Brest-Litovsk. Os inimigos da revolução, como a aristocracia russa, foram intensamente reprimidos, bem como foi realizada uma reforma agrária na Rússia.

Resposta Questão 14

Alternativa D.

O slogan demonstra que a luta da população russa era para ter acesso a itens básicos que não eram fornecidos pela monarquia czarista. Nesse sentido, paz refere-se à saída da Primeira Guerra Mundial; pão refere-se à alimentação da população, que estava escassa no cenário de guerra que o país vivia; e terra refere-se ao interesse da população em ter acesso à terra para sustentar-se.

Resposta Questão 15

Alternativa C.

Uma das primeiras medidas tomadas pelos bolcheviques estava relacionada com a posse de terra na Rússia. Por meio do Decreto sobre a Terra, os bolcheviques aboliram a propriedade privada, permitindo que as terras da nobreza e da Igreja Ortodoxa, por exemplo, fossem ocupadas pelos camponeses.

Resposta Questão 16

Alternativa C.

No começo do século XX, a Rússia tinha, sim, uma economia atrasada, com uma industrialização incipiente e tardia. Havia características semifeudais no país, e, politicamente, o país era governado por uma monarquia absolutista que mantinha um governo autoritário nas mãos dos czares.

Resposta Questão 17

Alternativa E.

O Governo Provisório foi instalado na Rússia depois da Revolução de Fevereiro de 1917, prometendo a saída da guerra e medidas que melhorariam a vida do povo. Esse governo foi incapaz de cumprir suas promessas, mantendo o país na guerra e não resolvendo a situação de penúria que a população russa vivia. Foram derrubados pelos bolcheviques na Revolução de Outubro.

Resposta Questão 18

Alternativa A.

A Constituição de 1924 foi a responsável por consolidar o tratado que levou à criação da União Soviética, em 1922. A partir de Lenin, o governo soviético ficou marcado por sua centralização e pela concentração de poder nas mãos do líder, subjugando as repúblicas soviéticas aos interesses de Moscou.

Resposta Questão 19

Alternativa D.

Domingo Sangrento é o nome do massacre que foi realizado a mando do czar Nicolau II, em 1905, na cidade de São Petersburgo. Esse massacre aconteceu durante um protesto pacífico que a população da cidade fazia, resultando em centenas de mortes. Esse acontecimento acabou com a popularidade do czar.

Resposta Questão 20

Alternativa D.

A Revolução Russa não teve influência direta na Primeira Guerra Mundial porque ocorreu quando a guerra já acontecia. Na verdade, a Primeira Guerra Mundial teve influência direta na Revolução Russa.

Assista às nossas videoaulas

Leia o artigo