Questão 1
(Copese) A Revolução Russa foi um período de conflitos, iniciado em 1917, que derrubou a monarquia russa e levou ao poder o Partido Bolchevique, de Vlademir Lenin. Sobre tal revolução, analise as assertivas a seguir, assinalando a CORRETA.
a) O processo revolucionário conhece duas etapas, chamadas revolução de fevereiro e revolução de outubro. Esta última derrubou o Czar Nicolau II e instituiu uma república de cunho liberal.
b) A diminuição do número anual de estudantes universitários e a diminuição do número de jornais diários, face ao avanço do absolutismo czarista, podem ser assinaladas como antecedentes do processo revolucionário russo.
c) O fato de que a população russa era essencialmente urbana, com cerca de 80% da população vivendo nas cidades, favoreceu o processo revolucionário russo.
d) Os mencheviques, liderados por Lenin, acreditavam que era preciso esperar o pleno desenvolvimento capitalista da Rússia e o desabrochar das suas contradições para dar início efetivo à ação revolucionária.
e) O governo provisório resultante da primeira fase da revolução era um governo de caráter liberal burguês, comprometido com a manutenção da propriedade privada e interessado em manter a participação russa na Primeira Guerra Mundial.
Questão 2
(Omni – adaptado) Leia o texto a seguir: “Em março de 1921, Lenin disse ao Décimo Congresso do Partido que a Rússia era como um homem ‘espancado quase até não lhe sobrar mais vida’. O Congresso, reunido enquanto a rebelião de Kronstadt acontecia, realizou-se ante um cenário de absoluta devastação na economia e insurgências camponesas por toda a nação. Muitos temiam que o regime não sobrevivesse.”
Após a Revolução de Outubro, em 1917, e a guerra civil que se seguiu a ela, a Rússia recém-socialista estava devastada. Para tentar amenizar a situação, os revolucionários, liderados por Vladimir Lenin, promoveram uma política econômica que fora vista na época como uma espécie de recuo aos ideais socialistas. Tal política ficou conhecida como:
a) Comunismo de guerra.
b) Reformas burguesas.
c) Capitalismo de Estado.
d) NEP – Nova Política Econômica.
e) Plano Quinquenal
Questão 3
(CEV-Urca) “A Grande Revolução de Outubro foi uma revolução sem exemplo na história da humanidade. Seu inspirador, seu chefe e seu organizador foi o partido dos bolcheviques, seu comitê central, dirigido por Lenin.” (REED, John. Os dez dias que abalaram o mundo. São Paulo: Global Editora, 1978, p. 17)
Sobre a Revolução citada acima, podemos corretamente assinalar:
a) A tradição democrática russa favoreceu a revolução, tendo em vista ter sido a primeira potência imperialista do século XIX a acabar com a monarquia absolutista.
b) Às vésperas da revolução, a Rússia era uma economia já bastante desenvolvida no âmbito do capitalismo que disputava com as grandes potências europeias os mercados, o que favorece formação da burguesia revolucionária liderada por Lenin.
c) No final do século XIX, a Rússia iniciou seu processo de industrialização, porém dependente do capital estrangeiro, principalmente inglês e francês. E com péssimas condições de vida para os trabalhadores urbanos e rurais, criaram-se as condições que favoreceram a mobilização para a revolução.
d) A derrota russa na Guerra Russo-Japonesa, em 1914, endividou o Estado e gerou várias revoltas populares, duramente massacradas. Dentre elas, o episódio mais conhecido foi o Domingo Sangrento, de 1915.
e) A entrada do Império Russo na I Guerra Mundial retardou a revolução, pois trouxe, como consequência, melhorias socioeconômicas que não se mantiveram após a guerra, o que levou à revolução bolchevique em fevereiro de 1919.
Questão 4
O que buscavam os Planos Quinquenais estabelecidos durante o governo de Josef Stalin?
a) acabar com os latifúndios na União Soviética
b) localizar os grupos de oposição ao governo
c) melhorar os índices sanitários da União Soviética
d) estabelecer metas para o crescimento industrial e agrícola por meio da planificação da economia
e) aumentar o alistamento de jovens no Exército Vermelho
Questão 5
Josef Stalin ascendeu ao poder da União Soviética sucedendo:
a) Vladimir Lenin
b) Alexander Kerensky
c) Leon Trotsky
d) Lev Kamenev
e) Griogori Zinoviev
Questão 6
A Grande Fome, que atingiu a União Soviética entre 1932 e 1933, foi chamada em uma região soviética de Holodomor. O termo se aplica à fome que atingiu qual país?
a) Cazaquistão
b) Geórgia
c) Uzbequistão
d) Sibéria
e) Ucrânia
Questão 7
A perseguição que Stalin realizava contra seus opositores fez com que Trotsky fosse expulso da União Soviética em 1929. Alguns anos depois, ele foi assassinado por um espião soviético em qual país?
a) Brasil
b) Chile
c) Canadá
d) Costa Rica
e) México
Questão 8
Político soviético que foi o responsável por dar início a uma campanha de desestalinização da União Soviética:
a) Leonid Brejnev
b) Nikita Kruschev
c) Mikhail Gorbachev
d) Yuri Andropov
e) Konstantin Chernenko
Questão 9
O Pacto Germano-Soviético, assinado durante o governo de Stalin, determinou:
a) cooperação econômica entre Alemanha e União Soviética na indústria metalúrgica
b) acordo de livre comércio entre as duas nações
c) estabelecimento de programas culturais para reforçar os laços entre as duas nações
d) acordo em que as duas nações se comprometiam a permanecer em paz, mesmo se houvesse um conflito na Europa
e) intercâmbio para que os serviços de inteligência dos dois países trocassem informações e experiência um com o outro.
Questão 10
O massacre promovido pelo governo soviético contra a intelligentsia polonesa recebeu o nome de:
a) Massacre de Katyn
b) Massacre de Babi Yar
c) Holodomor
d) Gulag
e) Kulak
Questão 11
A maior batalha travada pelos soviéticos durante a Segunda Guerra aconteceu em:
a) Berlim
b) Stalingrado
c) Kursk
d) Varsóvia
e) Leningrado
Questão 12
Qual das características abaixo NÃO corresponde a uma característica do stalinismo?
a) culto ao líder
b) economia planificada
c) ausência de propaganda política
d) militarização da sociedade
e) censura
Resposta Questão 1
LETRA E
O governo provisório estabelecido por meio de um levante dos mencheviques tinha um caráter liberal, defendo o estabelecimento de uma democracia liberal na Rússia. Não queria promover grandes rupturas no país e era formado por defensores da propriedade privada que decidiram manter a Rússia na Primeira Guerra Mundial.
Resposta Questão 2
LETRA D
A Nova Política Econômica (Novaya Ekonomiceskaya Politika, em russo) foi um programa econômico estabelecido durante o governo de Lenin para garantir maior estabilidade à economia russa após a Guerra Civil Russa. Introduzia temporariamente a economia de mercado no país e foi entendido por Lenin como um recuo tático visando ao estabelecimento de uma economia plenamente socialista em um futuro próximo.
Resposta Questão 3
LETRA C
A industrialização da Rússia foi tardia, e havia poucos polos industriais no país, como São Petersburgo. O atraso industrial era acompanhado de uma sociedade extremamente desigual, com uma população paupérrima. O atraso econômico, a pobreza e a falta de liberdade deram força para que os socialistas assumissem o poder em 1917.
Resposta Questão 4
LETRA D
Os Planos Quinquenais foram planos para a economia que estabeleciam metas econômicas que deveriam ser alcançadas em cinco anos. Na indústria, esse projeto se concentrou na metalurgia, siderurgia, extração de combustíveis fósseis e produção de energia elétrica. Na agricultura, incentivou a coletivização das terras agrícolas.
Resposta Questão 5
LETRA A
Josef Stalin sucedeu Vladimir Lenin no poder, e sua confirmação no poder soviético foi o fim de uma disputa que envolveu grandes nomes do partido comunista na década de 1920. Além de Stalin, outros postulantes ao poder soviético foram Trotsky, Kamenev e Zinoviev, todos derrotados por Stalin nessa disputa.
Resposta Questão 6
LETRA E
Holodomor é como os ucranianos se referem à Grande Fome, que atingiu a União Soviética entre os anos de 1932 e 1933. Existe um grande debate na historiografia acerca da intencionalidade desse acontecimento, com alguns historiadores atribuindo o evento a uma ação deliberada de Stalin para enfraquecer a resistência ucraniana ao projeto de coletivização das terras. Milhões de pessoas teriam morrido nesse evento. Para saber mais sobre esse tema, clique aqui.
Resposta Questão 7
LETRA E
Leon Trotsky foi expulso da União Soviética em 1929, mas foi perseguido durante anos por espiões e agentes enviados por Stalin. Em 1940, foi vítima de um atentado, sofrendo golpes de picareta em sua casa no exílio, localizada no México. Morreu em 21 de agosto, vítima desse atentado realizado por um espião soviético. Para saber mais sobre Trotsky, clique aqui.
Resposta Questão 8
LETRA B
Nikita Kruschev foi o governante que sucedeu Stalin no poder da União Soviética. Esse político ficou conhecido por promover a desestalinização, denunciando os crimes cometidos por Stalin e encerrando o culto à personalidade que havia a essa figura na União Soviética.
Resposta Questão 9
LETRA D
Esse acordo diplomático foi assinado por Alemanha e União Soviética em agosto de 1939. Por meio dele, os dois países assumiram um compromisso de paz caso uma guerra na Europa se iniciasse e assinaram um acordo secreto para dividir o território da Polônia.
Resposta Questão 10
LETRA A
O Massacre de Katyn foi um massacre promovido pelo governo soviético contra indivíduos da sociedade polonesa. Esse massacre foi realizado entre abril e maio de 1940, tendo como alvo a intelligentsia polonesa. Estima-se a execução de cerca de 22 mil poloneses. Para saber mais sobre esse massacre, clique aqui.
Resposta Questão 11
LETRA B
A Batalha de Stalingrado foi uma batalha travada por União Soviética e Alemanha entre agosto de 1942 e fevereiro de 1943. Foi a maior batalha da Segunda Guerra Mundial, colocando em jogo o controle de Stalingrado, o sul da União Soviética e o Cáucaso, região rica em recursos vitais para a guerra. Estima-se a morte de cerca de dois milhões de pessoas nessa batalha, encerrada com a vitória soviética. Para saber mais sobre essa batalha, clique aqui.
Resposta Questão 12
LETRA C
A ausência de propaganda política não é uma característica do stalinismo. Pelo contrário, o stalinismo ficou marcado pelo excesso de propaganda política, exaltando os feitos do governo, promovendo o nacionalismo e defendendo o culto à personalidade.