Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História
  3. Exercícios sobre os regimes totalitários

Exercícios sobre os regimes totalitários

Avalie os seus conhecimentos sobre os principais regimes totalitários no período entre guerras: nazismo, fascismo e stalinismo.

Questão 1

(Enem) Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal.

A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se:

a) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime.

b) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.

c) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir.

d) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.

e) pelos métodos políticos populistas e pela organização de comícios multitudinários.

ver resposta


Questão 2

(Unitau) “No nazismo, temos um fenômeno difícil de submeter à análise racional. Sob um líder que falava em tom apocalíptico de poder ou destruição mundiais, e um regime fundado numa ideologia absolutamente repulsiva de ódio racial, um dos países mais cultural e economicamente avançados da Europa planejou a guerra e lançou uma conflagração mundial que matou mais de 50 milhões de pessoas”.

KERSHAW, Ian, 1993, p.3-4, apud HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p.113.

Em linhas gerais, podemos caracterizar a ideologia nazista como

a) nacionalista e pluripartidarista.

b) racista e internacionalista.

c) marxista e pacifista.

d) estadista e anticapitalista.

e) nacionalista e anticomunista.

ver resposta


Questão 3

O período entre guerras ficou muito marcado pela existência de regimes totalitários e outros regimes autoritários que se inspiravam neles. Os casos de totalitarismo desse período são o stalinismo, o fascismo e o nazismo. Entre as características dos regimes totalitários, selecione a alternativa INCORRETA.

a) Uso do terror

b) Pluripartidarismo

c) Censura

d) Criação de inimigos internos ou externos

e) Culto ao líder

ver resposta


Questão 4

A respeito dos regimes totalitários, leia as afirmativas e responda:

I. Um dos elementos centrais do nazismo era o antissemitismo, que os levou a decretar leis que excluíram os judeus do serviço público e retiraram-lhes o direito à cidadania alemã.

II. Os fascistas assumiram o poder da Itália quando o rei italiano, Vitor Emanuel III, nomeou Benito Mussolini como primeiro-ministro do país, em 1922.

III. Um dos momentos mais controversos do stalinismo foi a coletivização das fazendas, que levou milhões de ucranianos a morrerem de fome, na década de 1930.

IV. Fascismo, nazismo e stalinismo eram ideologias políticas oriundas da mesma matriz ideológica.

A respeito das afirmativas, responda:

a) Todas as afirmativas são verdadeiras.

b) As afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

c) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.

d) As afirmativas II e IV são verdadeiras

e) Todas as afirmativas são falsas.

ver resposta


Questão 5

(Ameosc – adaptado) É uma característica do fascismo de Mussolini:

a) descentralização administrativa.

b) totalitarismo.

c) internacionalismo.

d) pacifismo.

e) Nenhuma das alternativas acima.

ver resposta


Questão 6

(Furb) Em 2007, o governo espanhol criou a lei “Memória Histórica de Espanha” no intuito de reconhecer e ampliar os direitos das vítimas da perseguição e violência do período do general Franco durante a guerra civil. Sobre essa guerra, assinale a afirmativa correta:

a) Liderados pelo partido político Falange, os republicanos repudiaram a ascensão dos governos totalitários na Europa e defendiam o estabelecimento da democracia.

b) O conflito foi motivado por questões internas à Espanha e, apesar da influência da ideologia fascista nas ações franquistas, teve como participante somente a população espanhola.

c) Os rebeldes das Brigadas Internacionais eram conhecidos por sua postura político-ideológica radical a favor das ideias socialistas.

d) Oriundos de dezenas de nacionalidades, voluntários se incorporaram às Brigadas Internacionais para lutarem contra o fascismo franquista.

e) Os rebeldes colocaram-se contra o poder do general Franco em virtude das ideias anarquistas que predominavam na mentalidade dos líderes do movimento.

ver resposta


Questão 7

O totalitarismo stalinista impôs um plano de industrialização maciça da União Soviética que recebeu o nome de:

a) Nova Política Econômica

b) Glasnost

c) Planos Quinquenais

d) Perestroika

e) Plano de Metas

ver resposta


Questão 8

Antes do Holocausto, o antissemitismo nazista levou a uma intensa marginalização e perseguição dos judeus na Alemanha. Essa perseguição ganhou contornos de grande violência em 1938, durante:

a) o incêndio do Reichstag.

b) a Noite dos Cristais.

c) a Noite das Longas Facas.

d) as Olimpíadas realizadas em Berlim.

e) a Operação Valquíria.

ver resposta


Questão 9

O Aktion T4 foi um programa de extermínio imposto pelos nazistas que visou à eliminação de:

a) social-democratas.

b) judeus.

c) comunistas.

d) eslavos.

e) deficientes físicos e mentais.

ver resposta


Questão 10

O Tratado de Latrão foi um acordo que a Igreja Católica assinou, em 1929, com:

a) a Alemanha nazista.

b) a Itália fascista.

c) a União Soviética stalinista.

d) Portugal salazarista.

e) a Espanha franquista.

ver resposta


Questão 11

O fascismo ascendeu na Itália, em grande parte, com o apoio e a conivência dos liberais que viam nos fascistas o principal meio de combater:

a) os socialistas.

b) os separatistas dos Estados pontifícios.

c) os monarquistas.

d) os nazistas.

e) Nenhuma das alternativas acima.

ver resposta


Questão 12

Depois da morte de Josef Stalin, os crimes cometidos pelo Estado soviético durante o período stalinista foram denunciados por:

a) Nikita Kruschev.

b) Leon Trotsky.

c) Leonid Brejnev.

d) Mikhail Gorbachev.

e) Yuri Andropov.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA A

Ao levar em contra que o fascismo e o nazismo eram regimes marcados pela criação de grupos juvenis que atuavam na “defesa” da ideologia pela qual foram doutrinados, esses jovens agiram, principalmente, no enfrentamento dos seus opositores, em especial os comunistas. No caso dos nazistas, existia a juventude hitlerista e a Sturmabteilung, e os fascistas reuniam-se nos squadristi, os grupos paramilitares de camisas-negras.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA E

O nazismo ficou marcado fortemente pelo nacionalismo, que os levava a exaltar a raça germânica (chamada por eles de ariana) como a raça “superior” e que teria direito a ter um “espaço vital”. O anticomunismo também era outra característica marcante do nazismo, uma vez que essa ideologia alemã cresceu em meio a um cenário de temor ao comunismo, e os grupos paramilitares germânicos perseguiam abertamente comunistas na Alemanha.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA B

O pluripartidarismo não é uma característica do totalitarismo, que é marcado pela ideia contrária a essa, havendo supressão dos partidos políticos. Assim, na União Soviética stalinista, na Alemanha nazista e na Itália fascista, a ordem vigente permitia que somente o partido do regime existisse.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA C

A única afirmativa que não é verdadeira é a IV, pois fascismo e nazismo originaram-se em ideais conservadores de direita, enquanto o stalinismo baseou-se nos ideais revolucionários do socialismo, que estão vinculados à esquerda do espectro político. As raízes ideológicas desses regimes são, portanto, distintas.

voltar a questão


Resposta Questão 5

LETRA B

O fascismo de Mussolini ficou marcado pelo totalitarismo, sistema político em que um partido e uma pessoa detêm domínio absoluto sobre o Estado. No caso italiano, Mussolini, o líder do fascismo, era visto como líder da nação e controlava todo os aspectos da vida pública e privada da população italiana.

voltar a questão


Resposta Questão 6

LETRA D

O franquismo foi o regime fascista que se instalou na Espanha durante a década de 1930. Estabeleceu-se com apoio dos nazistas e fascistas e após sair vitorioso da Guerra Civil Espanhola (1936-39). Nesse conflito, as Brigadas Internacionais foram formadas com pessoas de diferentes partes do planeta se deslocando para a Espanha para lutar contra os franquistas.

voltar a questão


Resposta Questão 7

LETRA C

Os Planos Quinquenais foram estabelecidos por Stalin em 1929 e objetivavam a recuperação da economia soviética visando à industrialização acelerada do país. Os planos estabeleceram metas que deveriam ser cumpridas a cada cinco anos e exigiram grandes esforços dos trabalhadores soviéticos. Foram responsáveis pela geração de milhares de empregos em todo o país.

voltar a questão


Resposta Questão 8

LETRA B

A Noite dos Cristais foi um pogrom, isto é, um ataque violento, que foi coordenado pelo Partido Nazista, contra os judeus de toda a Alemanha. Esse ataque aconteceu na passagem do dia 9 para o dia 10 de novembro de 1938, sendo responsável pela destruição de diversos estabelecimentos judeus, além de ter iniciado o aprisionamento de judeus em campos de concentração.

voltar a questão


Resposta Questão 9

LETRA E

O Aktion T4 foi um programa desenvolvido pelos nazistas na Alemanha e ficou conhecido como Programa de Eutanásia. Foi responsável pelo extermínio de milhares de deficientes físicos e mentais, com o intuito de “limpar” a sociedade alemã, visando à “purificação da raça”. Estima-se que cerca de 70 mil pessoas tenham sido assassinadas nesse programa.

voltar a questão


Resposta Questão 10

LETRA B

O Tratado de Latrão foi assinado, em 1929, pela Igreja Católica com o governo fascista de Benito Mussolini, ditador italiano. Por meio desse documento, ficou acordada a criação do Vaticano, um Estado independente que sediaria a Igreja Católica. Esse acordo colocou fim em anos de desentendimento entre a Igreja Católica e o Estado italiano.

voltar a questão


Resposta Questão 11

LETRA A

A ascensão dos fascistas na Itália se deu com apoio e conivência dos liberais, que toleraram a violência que os grupos fascistas espalhavam pelo país. Isso aconteceu porque os liberais identificaram, na violência fascista, a ferramenta mais eficaz para combater o crescimento dos socialistas naquele país. Os fascistas chegaram ao poder da Itália também com apoio dos liberais.

voltar a questão


Resposta Questão 12

LETRA A

Nikita Kruschev foi o líder da União Soviética de 1953 a 1964, sendo marcado como o responsável por promover a desestalinização da União Soviética. Isso se deu por uma série de denúncias, realizadas pelo próprio Kruschev, que apontaram crimes cometidos durante o período stalinista.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Elipse

    Resolva nossos exercícios sobre elipse para fixar seus conhecimentos!
  • Uso dos porquês

    Que tal exercitar seus conhecimentos sobre os porquês? Responda!
  • Verbos

    O quanto você conhece sobre verbos? Nossas questões te colocam à prova!