Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre a Operação Barbarossa

Teste seus conhecimentos por meio desta lista de exercícios sobre a Operação Barbarossa, uma das operações mais importantes de toda a Segunda Guerra Mundial.

Questão 1

A Operação Barbarossa foi um dos momentos mais marcantes de toda a Segunda Guerra Mundial. Nela, os alemães mobilizaram mais de três milhões de soldados e conduziram a invasão:

A) da França.

B) da Iugoslávia.

C) da União Soviética.

D) da Grécia.

E) do Norte da África.

Questão 2

Nos primeiros meses da invasão da União Soviética, o resultado no campo de batalha refletiu o total despreparo dos exércitos soviéticos frente ao exército alemão. Após acumularem diversas vitórias e conquistarem inúmeras cidades (com exceção de Moscou), os alemães depararam-se com uma grande derrota em uma cidade à beira do rio Volga. Estamos falando de:

A) Leningrado.

B) Kursk.

C) Stalingrado.

D) Sebastopol.

E) Kiev.

Questão 3

Qual ou quais motivos, além da rivalidade ideológica, explica(m) a invasão da União Soviética pelos alemães em junho de 1941?

A) Desejo de expansão territorial e a necessidade de se apropriar dos recursos soviéticos.

B) Necessidade de cortar uma rota comercial que levava petróleo do Mar Negro para os ingleses.

C) Desejo de Hitler de eliminar os focos de partisans que alimentavam a resistência na Polônia até 1940.

D) Quebra do acordo assinado pelos dois países em 1939, quando Stalin se recusou a receber judeus poloneses como solicitou Hitler.

E) Invasão do Leste da Polônia pelos soviéticos entre 1939 e 1940.

 

Questão 4

Durante a Operação Barbarossa, destacou-se a atuação de grupos de extermínio nazistas, que fuzilaram milhões de judeus no Leste Europeu, especialmente nos Países Bálticos, Bielorrússia e Ucrânia. De quem estamos falando?

A) Aktion T4

B) Einsatzgruppen

C) Gestapo

D) Sturmabteilung

E) Heer

 

Questão 5

Antes da invasão alemã à União Soviética, os dois países estavam sob os efeitos de qual acordo?

A) Tratado Brest-Litovsk

B) Tratado de Nuremberg

C) Tratado de Versalhes

D) Pacto Ribbentrop-Molotov

E) Acordo de Paz de Berlim

Questão 6

Tática de guerra que foi fundamental para os sucessos que a Alemanha teve no início da Segunda Guerra Mundial, incluindo nos primeiros meses da luta contra os soviéticos:

A) Wehrmacht

B) Kriegsmarine

C) Einsatzgruppen

D) Schutzstaffel

E) Blitzkrieg

Questão 7

A estratégia da Operação Barbarossa foi elaborada por qual militar alemão?

A) Franz Halder

B) Ritter von Leeb

C) Fedor von Bock

D) Gerd von Rundstedt

E) Erich von Manstein

Questão 8

A cidade russa que foi cercada pelos alemães e deixada isolada para que os cidadãos morressem de fome foi:

A) Stalingrado

B) Moscou

C) Leningrado

D) Minsk

E) Kiev

Questão 9

Em Stalingrado, qual era a prioridade dos alemães?

A) controlar o complexo industrial automotivo

B) tomar as usinas que enriqueciam urânio

C) controlar os campos de petróleo e gás natural do Cáucaso

D) destruir o complexo bélico soviético

E) capturar um estoque de ouro mantido pelo governo soviético

Questão 10

Qual foi o cenário soviético que foi palco de uma das maiores batalhas da Segunda Guerra Mundial e da maior batalha de tanques da história?

A) Stalingrado

B) Leningrado

C) Poznan

D) Gurby

E) Kursk

Questão 11

O esforço de guerra alemão em Kursk foi interrompido para que eles fortalecessem suas posições em qual local?

A) Itália

B) Normandia

C) Budapeste

D) Kiev

E) Berlim

Questão 12

A Operação Barbarossa foi fundamental na Segunda Guerra Mundial porque:

A) permitiu a expansão dos ideais nazistas para o Leste Europeu

B) deu início ao colapso da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial

C) permitiu que os Estados Unidos construíssem uma bomba atômica antes dos soviéticos

D) derrubou Stalin do poder soviético

E) consolidou a China como a maior potência socialista do mundo no pós-guerra

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa C.

A Operação Barbarossa, nomeada assim em homenagem a um imperador do Sacro Império Romano-Germânico, foi a campanha de invasão da União Soviética encabeçada pela Alemanha Nazista no verão de 1941. O objetivo era conquistar a URSS em poucas semanas e concluir os objetivos nazistas de “espaço vital” e de destruição do comunismo soviético.

 

Resposta Questão 2

Alternativa C.

A grande derrota dos nazistas durante a invasão da União Soviética ocorreu em Stalingrado, apesar de a derrota em Moscou também ter sido significativa. O ataque dos alemães em Stalingrado fez parte da Operação Azul, continuação da Operação Barbarossa, e aconteceu entre 1942 e 1943, resultando na morte de milhares de pessoas.

 

Resposta Questão 3

Alternativa A.

Além das questões ideológicas, a invasão da União Soviética aconteceu porque os nazistas tinham a intenção de se apropriar do território soviético para formar o “espaço vital” de seu Reich. Por último e mais importante, estavam as intenções alemãs de obter os recursos soviéticos, como alimentos, petróleo, carvão etc.

 

 

Resposta Questão 4

Alternativa B.

O Einsatzgruppen era o nome pelo qual ficaram conhecidos os grupos de extermínio que atuaram no Leste Europeu. Esses grupos foram responsáveis pela morte direta de cerca de um milhão de pessoas.

 

Resposta Questão 5

Alternativa D.

Quando a Alemanha invadiu a União Soviética, os termos do Pacto Ribbentrop-Molotov foram rompidos. Esse acordo estabelecia que as duas nações permaneceriam em paz por dez anos, mesmo em caso de guerra na Europa.

Resposta Questão 6

Alternativa E.

A blitzkrieg, ou tática da guerra-relâmpago, foi uma tática militar que os alemães utilizaram durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo batalhas contra os soviéticos. Essa tática coordenava ataques da infantaria, aviação e blindados com força e velocidade para abrir linhas na defesa inimiga e forçar a passagem do exército atacante.

Resposta Questão 7

Alternativa A.

Franz Halder era comandante do Alto Comando do Exército Alemão, sendo o responsável por elaborar a estratégia da Operação Barbarossa. Ficou conhecido por permitir que os seus soldados agissem com enorme brutalidade contra os soviéticos nesse conflito.

Resposta Questão 8

Alternativa C.

A cidade de Leningrado (atual São Petersburgo) foi a cidade soviética que foi cercada pelas tropas nazistas. O cerco que durou quase 900 dias tinha como objetivo fazer a população da cidade perecer de fome.

Resposta Questão 9

Alternativa C.

A Batalha de Stalingrado foi uma das batalhas mais importantes da Segunda Guerra Mundial. Nela, as tropas alemãs tinham como objetivo garantir o controle sobre o Sul da União Soviética e assim dominar as fontes de petróleo e gás natural que existiam no Cáucaso.

Resposta Questão 10

Alternativa E.

A Batalha de Kursk foi uma batalha travada por alemães e soviéticos em 1943, sendo motivada por uma ofensiva dos alemães no território soviético. Essa batalha ficou marcada por ter sido a maior batalha de tanques da história, mobilizando no total mais de cinco mil tanques de guerra.

Resposta Questão 11

Alternativa A.

A derrota dos alemães em Kursk consolidou-se porque eles abandonaram suas posições e recuaram parte de suas tropas para que fossem remanejadas a fim de reforçar as defesas alemãs na Itália, país que em 1943 sofria com uma invasão de tropas aliadas pela Sicília.

Resposta Questão 12

Alternativa B.

A Operação Barbarossa é considerada por muitos historiadores um dos grandes erros estratégicos que Hitler tomou durante a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha não tinha recursos para sustentar um conflito contra os soviéticos a longo prazo. O desastre foi tamanho que cerca de 85% dos soldados alemães morreram na frente oriental.


Leia o artigo