Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História
  3. Exercícios sobre a Primeira Guerra Mundial

Exercícios sobre a Primeira Guerra Mundial

Faça estes exercícios que tratam da Primeira Guerra Mundial, um dos maiores conflitos da história da humanidade e responsável por cerca de 10 milhões de mortes.

Questão 1

(Ibade) “Filas de rostos pálidos murmurando, máscaras de medo. Eles deixam as trincheiras, subindo pela borda. Enquanto o tempo bate vazio e apressado nos pulsos, e a esperança, de olhos furtivos e punhos cerrados, naufraga na lama. Ó Jesus, fazei com que isso acabe!”

(Siegfried Sassoon citado por HOBSBAWN, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.)

O fragmento acima descreve os horrores causados pela luta de trincheiras travadas durante a Primeira Guerra Mundial. Sobre os desdobramentos econômicos, políticos ou sociais desse conflito global, assinale a alternativa correta.

a) Contribuiu para o nascimento da URSS e para o desmembramento do Império Austro-Húngaro.

b) Causou o imediato enfraquecimento da economia dos Estados Unidos da América.

c) Resultou na formação de uma coalizão internacional para combater as revoluções proletárias na Europa.

d) Fortalecimento da democracia e das práticas econômicas liberais nas nações que saíram derrotadas do conflito.

e) Fortalecimento do Império Otomano e do Império Austro-Húngaro.

ver resposta


Questão 2

(Cespe/Cebraspe) A Primeira Guerra Mundial foi um conflito de amplas proporções que envolveu os principais países europeus, além de países de outros continentes. A respeito da Primeira Guerra Mundial, assinale a opção correta.

a) Os Estados Unidos da América não participaram dessa guerra.

b) A Inglaterra foi um dos membros da Tríplice Aliança.

c) O Império Otomano foi um dos países vitoriosos nessa guerra.

d) A Alemanha foi responsabilizada por essa guerra.

e) A Áustria-Hungria foi um dos membros da Tríplice Entente.

ver resposta


Questão 3

(PS Concursos – adaptado) Num quadro de profunda crise econômica, social e política, emergiram ao fim da Primeira Guerra Mundial e da crise de 1929, dois regimes. Ambos, para se legitimarem junto à opinião pública, propunham-se a alterar, pela força se necessário, uma ordem mundial que consideravam injusta e prejudicial aos seus interesses nacionais. No plano interno, tratava-se de regimes autoritários, ferozmente anticomunistas, baseados na existência legal de apenas um partido, além do constante recurso à censura e à repressão política contra os críticos e opositores do regime.

O texto refere-se a quais regimes:

a) Czarismo e imperialismo

b) Fascismo e czarismo

c) Monarquia e fascismo

d) Fascismo e nazismo

e) Nazismo e czarismo

ver resposta


Questão 4

(Consulplan – adaptado) A Primeira Guerra Mundial foi um marco na história da humanidade. Foi a primeira guerra do século XX e o primeiro conflito em estado de guerra total, em que uma nação mobiliza todos os seus recursos para viabilizar o combate. São considerados os fatores determinantes da Primeira Guerra Mundial, EXCETO:

a) O ataque japonês a Pearl Harbor foi também palco de disputas territoriais e ataques inimigos.

b) A morte do herdeiro do trono austríaco Francisco Fernando e sua esposa, no dia 28 de junho de 1914.

c) O antigermanismo francês, em consequência da Guerra Franco-Prussiana, na qual a França foi derrotada e obrigada a entregar para os alemães as regiões de Alsácia e Lorena.

d) O imperialismo e o colonialismo gerados pelo extraordinário crescimento industrial que acirrava os choques de interesse econômico e político entre as potências industrializadas.

e) O pangermanismo e o desejo alemão em expandir suas fronteiras por meio da guerra.

ver resposta


Questão 5

A respeito do Tratado de Versalhes, selecione a alternativa FALSA:

a) contou com a presença de 25 delegações, das quais a do Brasil estava presente.

b) a Alemanha não teve o direito de participar das negociações.

c) o tratado foi assinado na Galeria dos Espelhos, o mesmo lugar onde a França havia assinado sua rendição na Guerra Franco-Prussiana.

d) a Alemanha teve de devolver a Alsácia-Lorena.

e) os alemães não tiveram nenhum tipo de restrição militar com o tratado.

ver resposta


Questão 6

A Primeira Guerra Mundial teve como estopim o assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando. O responsável por esse ato foi:

a) Gavrilo Princip

b) Alfred von Schlieffen

c) Otto von Bismarck

d) Alfred Dreyfus

e) Émile Zola

ver resposta


Questão 7

A Primeira Guerra Mundial ficou marcada pelas trincheiras, o que fazia da luta muito mais violenta e mortal. O espaço que ficava entre duas trincheiras era conhecido como:

a) Zona da morte

b) Zona vermelha

c) Terra de ninguém

d) Terra cruel

e) Zona fria

ver resposta


Questão 8

Dos acontecimentos listados abaixo, qual deles não se passou durante a Primeira Guerra Mundial:

a) Batalha de Verdun

b) Batalha de Somme

c) Genocídio armênio

d) Batalha de Tannenberg

e) Batalha de Guadalcanal

ver resposta


Questão 9

Logo após a Revolução Bolchevique, os russos negociaram sua saída da guerra por meio do tratado conhecido como:

a) Tratado de Versalhes

b) Tratado Molotov-Ribbentrop

c) Tratado Brest-Litovsk

d) Tratado de Madrid

e) Tratado de Moscou

ver resposta


Questão 10

Durante a Primeira Guerra Mundial, uma série de impérios chegaram ao fim como consequência do conflito. Das opções abaixo, selecione a que traz um império ou reino que não deixou de existir durante essa guerra:

a) Império Austro-Húngaro

b) Império Alemão

c) Reino de Piemonte-Sardenha

d) Império Otomano

e) Império Russo

ver resposta


Questão 11

Com a derrota na guerra, a Alemanha converteu-se em uma república que ficou conhecida como:

a) República de Weimar

b) República da Prússia

c) Terceiro Reich

d) República Democrática Alemã

e) República Federal Alemã

ver resposta


Questão 12

Jovem que participou da guerra como mensageiro, tendo alcançado a patente de cabo e recebido honrarias por seus serviços. Estamos falando de:

a) Joseph Goebbels

b) Josef Stalin

c) Benito Mussolini

d) Adolf Hitler

e) Nenhuma das alternativas acima

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA A

A Primeira Guerra Mundial contribuiu para piorar a vida na Rússia, o que incentivou a realização de uma revolução socialista em 1917, que resultou no surgimento da União Soviética. Além disso, com o fim dessa guerra, o Império Austro-Húngaro, derrotado, foi desmembrado em diferentes novos países, como a Áustria, a Hungria, a Checoslováquia, entre outros.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA D

Por meio do artigo 231 do Tratado de Versalhes, os países vencedores da Primeira Guerra Mundial fizeram da Alemanha a única responsável pelo conflito. Como tal, ela foi obrigada a reparar todos os prejuízos que havia causado. Esses duros termos contribuíram para difundir um ressentimento na sociedade alemã que resultou no surgimento do nazismo.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA D

Fascismo e nazismo foram os dois regimes conservadores e autoritários que surgiram na Europa após a Primeira Guerra Mundial. Esses dois movimentos conservadores foram resultado da crise econômica que se estabeleceu em muitos países no pós-guerra e receberam o apoio de milhares, que temiam o domínio do socialismo no continente europeu.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA A

O ataque a Pearl Harbor foi um acontecimento que se passou em dezembro de 1941 e foi fundamental para a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Portanto, o assunto não tem relação direta com a Primeira Guerra Mundial.

voltar a questão


Resposta Questão 5

LETRA E

Por meio do Tratado de Versalhes, os alemães receberam uma série de punições no âmbito militar. O objetivo delas era neutralizar a força militar alemã para impedir que o país pudesse se vingar. Entre elas, destaca-se a restrição da Alemanha a ter um exército formado por, no máximo, 100 mil soldados.

voltar a questão


Resposta Questão 6

LETRA A

Gavrilo Princip era um estudante sérvio da Bósnia que foi o responsável pelo assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia. Gavrilo Princip era um defensor da união dos povos eslavos dos Bálcãs em apenas um país e do fim do domínio austríaco na região.

voltar a questão


Resposta Questão 7

LETRA C

O espaço entre duas trincheiras era conhecido como “terra de ninguém”. Ele era formado por sacos de areia, arames farpados e outros objetos que eram usados para dificultar a locomoção das tropas adversárias. Além disso, esses objetos protegiam as trincheiras da aproximação de inimigos.

voltar a questão


Resposta Questão 8

LETRA E

A Batalha de Guadalcanal aconteceu no cenário do Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi uma batalha travada entre agosto de 1942 e fevereiro de 1943, em Guadalcanal, uma das ilhas que formam as ilhas Salomão. Essa batalha foi travada entre os Aliados e o Japão.

voltar a questão


Resposta Questão 9

LETRA C

O Tratado de Brest-Litovsk foi assinado entre a Rússia e as Potências Centrais (Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Bulgária), em 3 de março de 1918. Esse tratado ratificou a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial e a forçou a abrir mão de um vasto território.

voltar a questão


Resposta Questão 10

LETRA C

O Reino de Piemonte-Sardenha ou somente Reino da Sardenha deixou de existir em 1861 como parte da Unificação Italiana. Com o fim desse reino, surgiu o Reino da Itália, que existiu até 1946, quando a Itália se transformou em uma república.

voltar a questão


Resposta Questão 11

LETRA A

A derrota da Alemanha na Primeira Guerra Mundial coincidiu com o surgimento da República de Weimar, que existiu entre 1919 e 1933 e ficou conhecida como uma democracia dominada pelos social-democratas. A ascensão dos nazistas ao poder da Alemanha colocou fim nesse período da história alemã.

voltar a questão


Resposta Questão 12

LETRA D

Adolf Hitler lutou na Primeira Guerra Mundial pelo Império Alemão, apesar de ser austríaco. Ele atuou como mensageiro, levando as ordens do quartel general para as trincheiras, e alcançou a patente de cabo, apenas. Foi condecorado duas vezes com a Ordem da Cruz de Ferro, maior honraria do exército alemão.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
  • Classificação dos verbos

    Teste como estão os seus conhecimentos sobre as diferentes classificação de verbos. Acesse!
  • Intertextualidade

    Solucione os nossos exercícios sobre esse interessante recurso da linguística textual.
  • Uso do gerúndio

    Você sabe quando o uso do gerúndio é correto? Fique ligado(a) para acertar todos os exercícios!