Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre o desenvolvimento da cidade medieval

Com estes exercícios sobre o desenvolvimento da cidade medieval, você pode avaliar seus conhecimentos acerca desse período na Europa Ocidental.

Questão 1

O esvaziamento das cidades na Europa Ocidental, durante a Alta Idade Média (séculos V-X), estava relacionado com o processo:

a) de fragmentação do Império Romano.

b) de fortalecimento do Império Bizantino.

c) do fim das guerras púnicas.

d) do estabelecimento da Igreja Católica.

e) da Peste Negra do século XIV.

Questão 2

Santo Ambrósio considera os bárbaros inimigos desprovidos de humanidade e exorta os cristãos a defenderem pelas armas “a pátria contra a invasão bárbara”. O Bispo Sinésio de Cirene chama todos os invasores de citas – símbolo de barbárie – e aplica-lhes o verso da Ilíada em que Homero aconselha “expulsar esses cães malditos que o Destino trouxe”. […] Santo Agostinho, ao mesmo tempo em que deplora as desgraças dos romanos, recusa-se a ver na tomada de Roma por Alarico em 410, algo mais do que um episódio doloroso […].

LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente medieval. Petrópolis: Vozes, 2016, p. 20-21.

O trecho acima faz menção:

a) às invasões vikings na região da Normandia.

b) às invasões dos povos germânicos em diferentes partes do Império Romano.

c) às hordas mongóis que ameaçavam o Leste Europeu.

d) à chegada das tropas berberes que guerreavam em sua ideia de jihad na Península Ibérica.

e) aos ataques dos turcos seljúcidas sobre os domínios bizantinos.

Questão 3

(Fuvest-SP) A prosperidade das cidades medievais (séculos XII a XIV), com seus mercadores e artesãos, suas universidades e catedrais, foi possível graças:

a) à diminuição do poder político dos senhores feudais sobre as comunidades camponesas que passaram a ser protegidas pela Igreja.

b) à união que se estabeleceu entre o feudalismo, que dominava a vida rural, e o capitalismo, que dominava a vida urbana.

c) à subordinação econômica, com relação aos camponeses, e política, com relação aos senhores feudais.

d) ao aumento da produção agrícola feudal, decorrente tanto da incorporação de novas terras quanto de novas técnicas.

e) ao campo abastecer prioritariamente os setores urbanos.

Questão 4

No século XIV, as cidades medievais sofreram um novo esvaziamento em consequência:

a) das guerras simultâneas que aconteciam na Europa Ocidental.

b) das Cruzadas, que levaram milhares de europeus para a Palestina.

c) da Peste Negra.

d) da ação da Inquisição, que perseguiu e matou inúmeros hereges nas cidades europeias.

e) das navegações de exploração do Oceano Atlântico.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra A.

O esvaziamento das cidades na Europa Ocidental estava diretamente relacionado com o processo de fragmentação do Império Romano. A chegada dos povos germânicos precipitou a fragmentação da parte Ocidental desse Império, pois a destruição trazida pelos saques desses invasores prejudicou a produção agrícola e a distribuição das mercadorias, o que afetou o abastecimento das cidades. Assim, fome, pestes e saques levaram a população a fugir das cidades, resultando em seu esvaziamento.

Resposta Questão 2

Letra B.

O trecho acima do historiador Jacques Le Goff faz menção às invasões germânicas que, a partir do século V, levaram o Império Romano a sua fragmentação. A migração dos povos germânicos aconteceu por motivos diversos, mas, em geral, estava relacionada com a busca de melhores terras e com a fuga da destruição trazida pelos hunos. À medida que invadiam as terras do Império Romano, os germânicos deixavam um rastro de destruição com seus saques.

Resposta Questão 3

Letra D.

O crescimento e enriquecimento das cidades medievais, nos séculos XII a XIV, estavam diretamente ligados a inovações técnicas – como a rotatividade do solo e o desenvolvimento de melhores ferramentas para o arado – que possibilitaram um melhor rendimento do solo e, assim, um aumento na produção. Além disso, houve o aumento das terras cultivadas com a derrubada de florestas e o secamento de pântanos. Esse aumento na produção possibilitou o fortalecimento do comércio a partir da comercialização dos excedentes agrícolas.

Resposta Questão 4

Letra C.

O novo esvaziamento das cidades medievais no século XIV relacionou-se ao surto de Peste Negra iniciado a partir do contato humano com as pulgas presentes em ratos. A doença chegou à Europa em navios de comerciantes venezianos que fugiam de Caffa, cidade da Ásia Central que sofria com um surto da doença por causa da ação dos Tártaros. Estima-se que a Peste Negra levou à morte cerca de um terço da população europeia.


Leia o artigo