Questão 1
No final do século XIX, algumas doenças atuavam no Rio de Janeiro de maneira endêmica, resultando na morte de milhares de pessoas. Nesse sentido, qual doença não era endêmica no Rio de Janeiro no período citado?
a) Gripe aviária.
b) Febre amarela.
c) Varíola.
d) Tuberculose.
e) Malária.
Questão 2
Os médicos do começo do século XX acreditavam que as doenças que circulavam no Rio de Janeiro eram culpa dos miasmas. O que eram os miasmas?
a) Mosquitos que carregavam as bactérias causadoras das doenças.
b) Fraquezas genéticas que faziam a população contrair as doenças.
c) Odores pútridos que rondavam a cidade, contaminando a população.
d) Fumaça gerada pela queima da Floresta da Tijuca.
e) Nenhuma das alternativas.
Questão 3
A reforma da cidade do Rio de Janeiro realizada na gestão de Pereira Passos se inspirou na reforma de qual grande cidade?
a) Barcelona.
b) Londres.
c) Nova York.
d) Paris.
e) Veneza.
Questão 4
A Revolta da Vacina foi um revolta popular em resposta a uma vacinação compulsória para qual doença?
a) Sarampo.
b) Cólera.
c) Varíola.
d) Tuberculose.
e) Paralisia infantil.
Questão 5
O presidente do Brasil na ocasião da Revolta da Vacina era:
a) Campos Sales.
b) Rodrigues Alves.
c) Afonso Pena.
d) Venceslau Brás.
e) Prudente de Morais.
Questão 6
A vacinação compulsória que motivou a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro foi coordenada pelo líder da Diretoria Geral de Saúde Pública. Estamos falando de:
a) Oswaldo Aranha.
b) Marechal Rondon.
c) Pereira Passos.
d) Oswaldo Cruz.
e) Manuel José Duarte.
Questão 7
Durante a Revolta da Vacina, uma tentativa de golpe militar foi realizada por militares que faziam parte de um grupo que ficou conhecido como:
a) florianismo.
b) integralismo.
c) comunismo.
d) modernismo.
e) estadonovismo.
Questão 8
A respeito das causas da Revolta da Vacina, selecione a alternativa correta:
a) Foi motivada pela truculência das autoridades no processo de modernização da cidade do Rio de Janeiro e nas campanhas sanitaristas.
b) Foi motivada unicamente pelo medo que a população tinha da vacinação.
c) Foi motivada pelo desejo dos militares de derrubar o presidente Rodrigues Alves.
d) Foi motivada pela revolta da população com o racismo da polícia do Rio de Janeiro.
e) Foi motivada pela crise econômica do Encilhamento e os altos custos da vacinação.
Questão 9
Para conter o surto de peste bubônica, qual foi a principal iniciativa do governo brasileiro no Rio de Janeiro?
a) Incentivar o extermínio de ratos.
b) Isolar a população doente na Ilha do Governador.
c) Vacinar a população.
d) Nenhuma iniciativa.
e) Nenhuma das alternativas acima.
Questão 10
Alguns dos envolvidos na Revolta da Vacina foram degredados pelo governo brasileiro para qual local?
a) Angola.
b) Mato Grosso.
c) Rio Grande do Sul.
d) Piauí.
e) Acre.
Questão 11
A modernização do Rio de Janeiro resultou na demolição de diversas propriedades, com destaque para:
a) os sobrados.
b) as casas de pau a pique.
c) os cortiços.
d) as comunas.
e) as palafitas.
Questão 12
A Revolta da Vacina foi um acontecimento histórico que se passou em qual momento da história brasileira?
a) República da Espada.
b) Segundo Império.
c) Período Regencial.
d) Era Vargas.
e) Primeira República.
Resposta Questão 1
Letra A. O Rio de Janeiro era afetado por diversas doenças e considerada uma cidade “pestilenta” pela quantidade de pessoas que morriam de uma grande variedade de doenças. Das doenças citadas, a que não afetava o Rio de Janeiro era a gripe aviária, uma vez que o primeiro registro dessa doença em humanos se deu somente em 1997.
Resposta Questão 2
Letra C. Os médicos brasileiros atribuíam as doenças no Rio de Janeiro aos miasmas, que eram emitidos pelos pântanos nos arredores da cidade. Esses miasmas eram odores pútridos que contaminavam a população. Atualmente sabemos que essa visão dos médicos da época era errônea.
Resposta Questão 3
Letra D. A reforma do Rio de Janeiro, conduzida pelo prefeito Francisco Pereira Passos, tinha como objetivo modernizar a cidade, alargando avenidas, construindo prédios modernos e expulsando a população pobre das regiões centrais. A modernização do Rio de Janeiro foi inspirada na reforma realizada em Paris entre 1853 e 1870.
Resposta Questão 4
Letra C. A campanha de vacinação conduzida pela Diretoria Geral de Saúde Pública (DGSP) da capital federal buscava erradicar a varíola do Rio de Janeiro. A campanha, no entanto, foi truculenta, causando indignação na população.
Resposta Questão 5
Letra B. Na ocasião da Revolta da Vacina, realizada em 1904, o presidente do Brasil era Rodrigues Alves, que governou o Brasil entre 1902 e 1906.
Resposta Questão 6
Letra D. O líder era Oswaldo Cruz, famoso sanitarista brasileiro e um dos grandes nomes no combate a epidemias no Brasil.
Resposta Questão 7
Letra A. O florianismo foi um movimento político que surgiu no Brasil durante o governo de Floriano Peixoto (1891-1894). Esse movimento se caracterizou pela defesa do governo do marechal e de um governo autoritário aos moldes do que havia sido estabelecido por Floriano durante a sua presidência.
Resposta Questão 8
Letra A. A Revolta da Vacina foi resultado da insatisfação da população com a truculência do governo brasileiro no processo de modernização, que resultou na expulsão da população pobre de áreas centrais do Rio de Janeiro, mas também com a truculência na campanha de vacinação. Essa insatisfação levou a uma grande revolta popular em novembro de 1904. Para saber mais, clique aqui.
Resposta Questão 9
Letra A. A campanha sanitarista no Rio de Janeiro resultou no combate a diversas epidemias, entre as quais estava a peste bubônica. Para evitar a proliferação da doença, o governo incentivou o extermínio de ratos e ofereceu recompensas em dinheiro para aqueles que entregassem ratos às autoridades.
Resposta Questão 10
Letra E. Centenas de pessoas envolvidas na Revolta da Vacina foram presas pelo governo brasileiro. Muitos dos prisioneiros foram sumariamente enviados para o Acre, um estado distante da capital, como forma de punição.
Resposta Questão 11
Letra C. Uma grande parte das construções destruídas na modernização do Rio de Janeiro eram os cortiços, moradias populares que existiam no Rio de Janeiro. A população removida não foi indenizada e foi obrigada a se mudar para os morros, iniciando a favelização do Rio de Janeiro.
Resposta Questão 12
Letra E. A Revolta da Vacina aconteceu em 1904, ano que está inserido no período da Primeira República, também conhecido como República Velha e que se estendeu de 1889 a 1930.