Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre a civilização grega

Esta lista de exercícios aborda a Civilização Grega, uma das civilizações de maior relevância da Antiguidade humana.

Questão 1

(Fundatec) Sobre a Grécia Antiga, é INCORRETO afirmar que:

a) O idioma, as obras arquitetônicas, os pensamentos filosóficos e as instituições políticas são expressões culturais que influenciaram a humanidade.

b) Na cultura grega, especialmente entre os atenienses, a cidade passou a ter um significado não apenas de lugar comercial, mas também um local da defesa da cultura e da religião dos cidadãos.

c) Em todos os momentos históricos, as cidades gregas tinham um significado único, sendo um referencial que concentrava o poder e a soberania das oligarquias sem proporcionar um espaço para a convivência dos cidadãos.

d) As democracias do mundo ocidental contemporâneo fundamentam os princípios democráticos na cultura grega. Esses fundamentos têm origem na administração política dos atenienses, surgindo

no século VI a.C.

e) O termo “história”, da forma que utilizamos na atualidade, tem sua origem nos gregos; significando que, na sua gênese, tinha como princípio referenciar “aquele que viu, que testemunhou”.

Questão 2

(Ameosc – adaptado) A respeito do estereótipo do “bárbaro” na História, julgue as frases abaixo:

I. Na Antiguidade, a imagem do “bárbaro” foi originalmente criada para diferenciar os povos de línguas estrangeiras daqueles que habitavam o chamado “mundo clássico”.

II. Ao longo do tempo, a categoria de “bárbaro” serviu para identificação de todos aqueles que não eram cristianizados e que não partilhavam dos ideais de civilidade.

III. O termo “invasões bárbaras” corresponde a uma perspectiva tradicional e negativa das migrações germânicas para terras que pertenciam ao Império Romano, sobretudo no final do século III.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).

a) Apenas I

b) Apenas I e III

c) Apenas II e III

d) I, II e III

e) Apenas III

Questão 3

(Quadrix) Criada na Antiguidade grega, foi reintroduzida na civilização contemporânea com o novo significado imposto pela passagem do tempo. Realizada a cada quatro anos, em uma de suas últimas edições, em 2021, teve como sede a capital japonesa, Tóquio. Trata-se da:

a) Copa do Mundo de Futebol

b) Copa das Confederações

c) Copa do Mundo de Futsal

d) Liga dos Campeões

e) Olimpíadas

Questão 4

(CEV-Urca) Cronologicamente, os tempos homéricos da história grega situam-se cronologicamente em época anterior à arcaica, sendo a Ilíada e a Odisseia as principais fontes para os seus estudos.

Sobre o período e as fontes citadas, é correto afirmar:

a) A Ilíada e a Odisseia são importantes obras da cultura helenística e por meio delas podemos definir com exatidão o tempo histórico do período Homérico.

b) A Ilíada e a Odisseia são fontes importantíssimas para estudar as invasões dóricas, por serem extremamente fidedignas aos fatos.

c) Nas duas obras, é possível encontrar fantasia e realidade, que se misturam em Homero de forma encantadora.

d) Os achados arqueológicos em Micenas e Tirinto demonstram que as duas obras são absolutamente fantasiosas e não dão conta de relações com a realidade.

e) Durante esse período, os helenos, agrupados em cidades-estados, evoluíram para as comunidades gentílicas.

Questão 5

Rei macedônico responsável por conquistar vastos territórios na Grécia, no Egito e na Ásia:

a) Filipe II da Macedônia

b) Alexandre, o Grande

c) Pisístrato

d) Filipe III da Macedônia

e) Alexandre IV da Macedônia

Questão 6

Segundo o relato de Tucídides, qual foi a cidade grega atingida por uma epidemia exatamente no momento em que acontecia a Guerra do Peloponeso, em 430 a.C.:

a) Esparta

b) Corinto

c) Tebas

d) Argos

e) Atenas

Questão 7

Qual dos seguintes períodos NÃO não fez parte da história grega:

a) Médio Império

b) Clássico

c) Arcaico

d) Helenístico

e) Homérico

Questão 8

Qual foi a organização social que existiu na Grécia e que antecedeu o surgimento da pólis:

a) pater famílias

b) plebs

c) genos

d) acrópole

e) ágora

Questão 9

As Guerras Médicas foram um conflito dos gregos contra:

a) elamitas

b) assírios

c) hititas

d) persas

e) cartaginenses

Questão 10

Segundo as lendas espartanas, quem consolidou a organização social que marcou Esparta no período Clássico:

a) Leônidas

b) Péricles

c) Licurgo

d) Clístenes

e) Pausânias

Questão 11

Na mitologia grega, o deus do submundo era:

a) Zeus

b) Hermes

c) Hefesto

d) Poseidon

e) Hades

Questão 12

Qual dos conflitos tem relação com a história da Civilização Grega:

a) Guerra do Peloponeso

b) Guerras Púnicas

c) Guerras Romano-Etruscas

d) Guerras Samnitas

e) Guerras Ilíricas

Respostas

Resposta Questão 1

Letra C. A Civilização Grega ficou marcada pela construção de espaços públicos nos quais todos os cidadãos tinham direito de participar e se posicionar mediante o processo político. O local onde os gregos se reuniam para tomar as decisões políticas era conhecido como ágora.

Resposta Questão 2

Letra D. Todas as frases estão corretas. O termo “bárbaro” surgiu entre os gregos para referir-se a povos não gregos, passou a referir-se a pessoas incivilizadas (dentro de um ponto de vista etnocêntrico) e também teve uma forte relação com Roma Antiga por conta das invasões germânicas, conhecidas ainda como invasões bárbaras.

Resposta Questão 3

Letra E. Os Jogos Olímpicos ou Olimpíadas surgiram na Grécia Antiga, em 776 a.C., como uma forma de homenagem dos gregos ao deus Zeus. Esses jogos aconteciam cidade de Olímpia e reuniam atletas de toda a Grécia. Uma série de modalidades, incluindo corridas e lutas, eram praticadas neles.

Resposta Questão 4

Letra C. Os historiadores que se dedicaram a estudar as duas grandes obras homéricas — Odisseia e Ilíada — consideram-nas duas das mais importantes fontes de conhecimento sobre a Grécia Antiga. Apesar disso, as duas obras de Homero têm muitos elementos mitológicos e fantasiosos misturados com a realidade.

Resposta Questão 5

Letra B. Alexandre, o Grande foi um militar e rei da Macedônia e um dos grandes estrategistas militares de todos os tempos. Isso porque, de 336 a.C. a 323 a.C., conquistou vastas somas de terras, transformando o seu império em um dos maiores do mundo. Morreu misteriosamente após contrair uma doença, em 323 a.C.

Resposta Questão 6

Letra E. A peste de Atenas é o nome da epidemia que atingiu a cidade de Atenas entre 430 a.C. e 427 a.C. Seus impactos sobre a população ateniense foram relatados por Tucídides, e ela teve um significativo impacto na força militar dos atenienses durante a Guerra do Peloponeso. Ainda não se sabe qual foi a doença responsável pela epidemia.

Resposta Questão 7

Letra A. Entre as alternativas, o único período que não fez parte da história grega é o Médio Império, que, na verdade, refere-se à história egípcia, estendendo-se de 2040 a.C. a 1782 a.C.

Resposta Questão 8

Letra C. O genos era uma organização social que existia na Grécia Antiga, sendo basicamente uma comunidade agrária governada por um patriarca, e todos os indivíduos dessa comunidade alegavam ter uma descendência em comum, geralmente uma figura mítica.

Resposta Questão 9

Letra D. As Guerras Médicas foram dois conflitos entre gregos e persas no século V a.C. Basicamente, o motivo delas foi a disputa por terras entre gregos e persas, e duas expedições persas tentaram conquistar a Grécia Continental.

Resposta Questão 10

Letra C. Segundo os espartanos, a hierarquia de sua sociedade foi estabelecida por um legislador mítico do século VIII a.C. conhecido como Licurgo. A sociedade espartana era dividida entre hilotas, entendidos como servos; esparciatas, a elite e o grupo que tinha direitos políticos; e periecos, um grupo com posição intermediária.

Resposta Questão 11

Letra E. Na religiosidade grega, Hades foi o deus do submundo, reino atribuído a ele logo depois da guerra dos deuses olímpicos contra os titãs — a Titanomaquia. Ele impedia que as almas dos mortos fugissem do submundo e retornassem ao mundo dos vivos. Foi irmão de Zeus e casado com a deusa Perséfone.

Resposta Questão 12

Letra A. A Guerra do Peloponeso foi um dos eventos mais importantes da história grega, sendo um dos conflitos responsáveis pela decadência dos gregos. Estendeu-se de 431 a.C. a 404 a.C. e foi motivada pela rivalidade entre Atenas e Esparta, embora o estopim para o conflito tenha sido uma disputa entre Atenas e Corinto (aliada de Esparta). Os atenienses foram derrotados no fim da guerra.


Leia o artigo