Questão 1
A Revolta da Chibata manifestou a insatisfação dos marinheiros durante a Primeira República, período que foi caracterizado por uma série de outras revoltas. Marque a alternativa que traz um movimento que NÃO ACONTECEU durante a Primeira República:
a) Revolta da Vacina
b) Guerra do Contestado
c) Intentona Comunista
d) Revolta do Forte de Copacabana
e) Greve de 1917
Questão 2
A Revolta da Chibata foi resultado da insatisfação dos marujos brasileiros com os castigos físicos e sofreu intensa repressão do governo. O presidente responsável por ordenar a repressão contra os marujos foi:
a) Nilo Peçanha
b) Afonso Pena
c) Rodrigues Alves
d) Artur Bernardes
e) Hermes da Fonseca
Questão 3
Qual foi o estopim para o início da Revolta da Chibata em 1910?
a) punição dada ao marujo Marcelino Rodrigues Menezes, que foi condenado a receber 250 chibatadas.
b) prisão do marujo João Cândido após ato de insubordinação praticado em viagem nas proximidades da costa chilena.
c) decreto presidencial ordenando a redução em 15% do soldo dos marujos.
d) decreto presidencial realizado em outubro de 1910 que reinstituía a chibata como forma de punição.
e) insatisfação dos marujos pela repressão que a população estava sofrendo durante a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro.
Questão 4
A respeito da Revolta da Chibata ocorrida em 1910, selecione a alternativa FALSA:
a) Um dos líderes do movimento, João Cândido, era conhecido como Almirante Negro.
b) A Revolta da Chibata teve aprovação do alto escalão da Marinha, que viu a oportunidade para iniciar a tomada de poder no Brasil para restauração da monarquia.
c) A revolta aconteceu quando os marujos tomaram quatro embarcações que estavam estacionadas na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
d) A resposta do governo foi repressiva, e os envolvidos na revolta foram presos, sendo alguns torturados e expulsos da corporação.
e) Além da insatisfação com as chibatadas, a revolta manifestou a insatisfação com o racismo presente na Marinha e as desigualdades da sociedade.
Resposta Questão 1
LETRA C
Entre os movimentos citados, o único que não aconteceu durante a Primeira República foi a Intentona Comunista, que ocorreu em 1935, durante a Era Vargas. A Intentona Comunista foi uma tentativa de tomada do poder organizada pelos comunistas da Aliança Nacional Libertadora em parceria com o Partido Comunista do Brasil. Foi liderada por Luís Carlos Prestes e foi um verdadeiro fracasso. Os outros movimentos citados aconteceram nas seguintes datas: Revolta da Vacina (1904), Contestado (1912-1914), Forte de Copacabana (1922), além da Greve de 1917.
Resposta Questão 2
LETRA E
O presidente brasileiro no período era o marechal Hermes da Fonseca, que havia acabado de assumir a presidência do Brasil. Coincidentemente no dia da revolta, o presidente realizava uma festa no Rio de Janeiro em comemoração a sua posse. Hermes da Fonseca atuou de maneira repressiva contra os marujos que se rebelaram, prendendo-os, torturando-os e expulsando-os da corporação.
Resposta Questão 3
LETRA A
O estopim que deu início à Revolta da Chibata foi a punição dada ao marujo Marcelino Rodrigues Menezes, condenado a receber 250 chibatadas sem direito a atendimento médico. A insatisfação com as chibatadas era antiga, e os historiadores relatam que em outros momentos houve manifestações contra o castigo. A Revolta da Chibata, no entanto, teve outros motivos, além da insatisfação com as chibatadas.
Resposta Questão 4
LETRA B
A Revolta da Chibata não contou com a adesão da alta oficialidade da Marinha brasileira e resumiu-se a um movimento feito pelos marujos, sobretudo por marujos negros insatisfeitos com o racismo presente na corporação. A Marinha, de fato, em determinado momento, tentou derrubar o governo republicano para restaurar a monarquia, mas isso havia acontecido entre 1893 e 1894 no que ficou conhecido como Revolta da Armada.