Questão 1
A defesa ideológica do projeto Marcha para o Oeste, idealizado pelo governo Getúlio Vargas, foi realizada por um importante intelectual brasileiro do período. Estamos falando de:
a) Monteiro Lobato
b) Cassiano Ricardo
c) Sérgio Buarque de Hollanda
d) Gilberto Freyre
e) Oswald de Andrade
Questão 2
A Marcha para o Oeste, idealizada durante o governo de Getúlio Vargas, visava:
a) incentivar o crescimento da indústria de base no centro-oeste brasileiro.
b) incentivar as manifestações culturais das populações que habitavam o centro-oeste brasileiro.
c) promover a integração econômica e populacional das áreas despovoadas do centro-oeste e norte do Brasil.
d) divulgar a fundação de Goiânia e incentivar a migração de pessoas para a nova capital de Goiás.
e) promover a habitação do centro-oeste brasileiro a partir da expulsão dos indígenas de suas reservas.
Questão 3
A respeito da questão da terra, o projeto Marcha para o Oeste visava:
a) promover uma reforma agrária de forma a desarticular os latifúndios existentes e incentivar a pequena propriedade produtora.
b) financiar os latifúndios existentes para que pudessem ampliar sua capacidade de exploração de mão-de-obra.
c) promover o desenvolvimento de propriedades em locais onde não existiam latifúndios de forma a evitar conflitos pela terra.
d) distribuir as terras por sorteio, independentemente da condição financeira do beneficiado.
e) distribuir a terra apenas para quem possuía condições de comprá-la.
Questão 4
Além da questão populacional e econômica, no projeto Marcha para o Oeste, entendia-se como fundamental o desenvolvimento de uma malha rodoviária que interligasse o interior do Brasil com as regiões litorâneas. O Estado considerado essencial nessa questão era:
a) Pará
b) Goiás
c) Maranhão
d) Amazonas
e) Mato Grosso
Resposta Questão 1
Letra B
A propaganda do projeto Marcha para o Oeste foi entregue à responsabilidade de Cassiano Ricardo, poeta modernista que trabalhava como censor do Estado Novo de Vargas. Cassiano Ricardo, em sua função, escreveu o livro “Marcha para o Oeste: a influência da bandeira na formação social e política do Brasil” no qual o intelectual fazia a defesa do programa de desenvolvimento populacional e econômico do interior do Brasil, como também fazia a defesa do Estado Novo varguista.
Resposta Questão 2
Letra C
O projeto Marcha para o Oeste visava promover o desenvolvimento populacional de áreas poucos povoadas no centro-oeste e no norte do Brasil. Além disso, o programa procurava realizar o desenvolvimento econômico dessas regiões de forma a atrair potenciais novos moradores. A implantação do projeto deu-se a partir da criação de colônias populacionais em diferentes partes do Brasil.
Resposta Questão 3
Letra A
Uma das etapas do projeto era promover a reforma nas regiões onde havia a existência de latifúndios. Isso porque os latifúndios eram encarados como um entrave para o projeto que visava ao desenvolvimento de pequenas propriedades agrícolas voltadas para a agricultura familiar. Além disso, a instalação dessas pequenas propriedades reduziria os vazios territoriais que existiam por causa dos latifúndios.
Resposta Questão 4
Letra B
A construção da malha rodoviária era fundamental no desenvolvimento econômico do norte e centro-oeste brasileiros por permitir que a produção agrícola dessas regiões pudesse ser escoada com maior facilidade para o litoral do Brasil. Nesse caso, o Estado de Goiás era visto como essencial por causa da sua posição geográfica estratégica.