Questão 1
A eclosão da Insurreição Pernambucana no século XVII fez parte de uma série de eventos que se desenrolou após:
a) a morte de Dom Sebastião.
b) a ascensão de Felipe II ao trono espanhol.
c) a morte de Maurício de Nassau em Recife.
d) o fim da União Ibérica.
e) o início da Revolução Francesa.
Questão 2
Entre as principais razões para a Insurreição Pernambucana estava:
a) a intensificação da cobrança dos empréstimos que os senhores de engenho haviam contraído com os banqueiros holandeses.
b) a morte de Domingos Fernandes Calabar.
c) as reformas agrárias promovidas pelos holandeses, o que provocou o fim dos grandes latifúndios e da produção de açúcar.
d) a invasão da região da Guanabara pelos franceses huguenotes.
e) a expulsão da Companhia das Índias Ocidentais das Antilhas.
Questão 3
O desfecho da Insurreição Pernambucana, pode-se dizer, foi decidido nas Batalhas dos Guararapes. Sobre esse conflito, é INCORRETO dizer que:
a) leva esse nome porque ocorreu nos Montes Guararapes.
b) não causou nenhum dano à estrutura militar holandesa.
c) desenrolou-se entre os anos de 1648 e 1649.
d) Antônio Dias Cardoso foi um dos principais líderes dos insurretos.
e) foi retratado no século XIX pelo pintor Pedro Américo.
Questão 4
A Insurreição Pernambucana foi, em grande parte, reflexo da rivalidade histórica que havia entre Espanhóis e Holandeses. A ocupação dos holandeses no Brasil ocorreu em uma época em que o país estava sob o jugo da Coroa Espanhola. Nesse mesmo contexto ocorria(m):
a) As Guerras Napoleônicas
b) A Guerra das Rosas
c) A Guerra dos Trinta Anos.
d) As Guerras de Unificação Nacional da Alemanha e da Itália
e) A Guerra de Secessão Americana
Resposta Questão 1
Letra D
A União Ibérica, isto é, a junção dos tronos espanhol e português após a morte de D. Sebastião, de Portugal, começou em 1580 e só teve fim em 1640. Foi nesse período que os holandeses se apossaram de territórios portugueses, incluindo a região do Nordeste brasileiro. A partir da década de 1640, portugueses e nativos brasileiros começaram a rebelar-se contra a presença holandesa no Nordeste.
Resposta Questão 2
Letra A
Durante o período em que os holandeses montaram o seu sistema administrativo no Nordeste do Brasil, o financiamento dos senhores de engenho era todo feito pelos bancos da Holanda, que impunham vultosos juros sobre os empréstimos. Com o tempo, essa característica do empreendimento holandês tornou-se um dos principais alvos do ataque dos insurretos.
Resposta Questão 3
Letra B
As Batalhas dos Guararapes, que se desenrolaram entre o fim de 1648 e o início de 1649, foram o ponto alto da Insurreição Pernambucana. Apesar de o exército holandês, à época, possuir uma estrutura melhor e um maior número de soldados, ele acabou por sofrer um enorme desgaste com as investidas de caráter guerrilheiro por parte dos insurretos.
Resposta Questão 4
Letra C
A Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), que sacudiu a Europa no século XVII, criou uma atmosfera de intensa rivalidade entre Espanha e Holanda, sobretudo em razão da posição religiosa (Católicos x Protestantes, respectivamente). Essa rivalidade refletiu-se no “Brasil Holandês”.