Questão 1
As causas da Guerra do Paraguai são intensamente debatidas pelos historiadores. Novos estudos a partir de documentação inédita deram surgimento a novas interpretações e conclusões. Essas novas interpretações ficaram conhecidas como historiografia moderna ou historiografia pós-revisionista. A respeito dos novos estudos sobre as causas do conflito, selecione a alternativa correta:
a) a nova historiografia entende a guerra como resultado do imperialismo inglês, que manipulou Brasil e Argentina para lutar contra o Paraguai;
b) a nova historiografia entende o conflito como resultado único da megalomania de Solano López e do expansionismo paraguaio;
c) a nova historiografia entende a guerra como fruto do contexto de consolidação das fronteiras e das nações platinas e do choque de interesses políticos e econômicos existentes;
d) a nova historiografia afirma que a guerra foi consequência da aliança do Brasil com os blancos no Uruguai e com os federalistas na Argentina;
e) a nova historiografia entende a guerra como resultado da disputa econômica travada por Brasil e Paraguai para abastecer o mercado americano em crescimento após a Guerra de Secessão.
Questão 2
A Guerra do Paraguai foi resultado do choque de interesses entre as diferentes nações da bacia platina. Qual foi o estopim que deu início a esse conflito em 1864?
a) a invasão de Corrientes pelo exército paraguaio;
b) a invasão do Uruguai pelo exército brasileiro;
c) a negativa do Brasil em receber o diplomata paraguaio em setembro de 1864;
d) a negativa do Paraguai em receber o diplomata brasileiro em setembro de 1864;
e) a aliança do Brasil com a Inglaterra durante a Questão Christie.
Questão 3
A respeito das causas e do contexto que antecedeu a Guerra do Paraguai, selecione a alternativa FALSA:
a) a aproximação do Paraguai com os federalistas argentinos e com os blancos uruguaios foi um fator de atrito do Paraguai com Brasil e Argentina.
b) o primeiro ato de agressão na guerra ocoreu quando os paraguaios aprisionaram uma embarcação brasileira e invadiram a província de Mato Grosso.
c) no período que antecedeu a Guerra do Paraguai, existia um conflito interno na Argentina travado entre o governo de Buenos Aires, representado pelo presidente Mitre, e os federalistas, liderados por Urquiza.
d) na disputa política travada no Uruguai, o Brasil posicionou-se do lado dos blancos, uma vez que os colorados mantinham uma postura antibrasileira e contrária à livre navegação na bacia platina.
e) Francisco Solano López governava o Paraguai de maneira ditatorial, perseguindo seus opositores e usando sua função para seu enriquecimento ilícito.
Questão 4
A respeito da postura brasileira no contexto que antecedeu a Guerra do Paraguai, selecione a alternativa VERDADEIRA:
a) o Brasil defendia a livre navegação nos rios da bacia platina, pois a sua navegação era a forma mais fácil de manter contato com Cuiabá e a província de Mato Grosso.
b) em 1863, o Brasil posicionou-se favorável aos federalistas argentinos, visando ao enfraquecimento do governo da Argentina.
c) a invasão do Uruguai pelo Brasil visava a anexar o país e recuperar aquela região que havia sido perdida em 1828.
d) o Brasil deu atenção às advertências paraguaias e, para evitar um confronto, não invadiu o Uruguai em 1864.
e) aliou-se aos blancos secretamente para enfraquecer o governo de Mitre na Argentina.
Resposta Questão 1
LETRA C
A nova historiografia consolidou-se a partir da década de 1990 e chegou a novas conclusões sobre a Guerra do Paraguai após realizar a análise de documentação inédita. Primeiramente, a nova historiografia realizou a crítica ao revisionismo, mostrando-o como uma análise sem comprovação documental e ideologizada em demasia. Em seguida, a nova historiografia concluiu que o conflito foi resultado do contexto político e econômico daquela região na década de 1860.
Resposta Questão 2
LETRA B
O estopim que deu início ao conflito foi a invasão do Uruguai realizada pelo exército brasileiro em setembro de 1864. O exército brasileiro tinha como objetivo derrubar o governo blanco – aliado do Paraguai – para que os colorados – aliados de Brasil e Argentina – assumissem o poder uruguaio. A resposta paraguaia veio em dezembro de 1864, quando atacaram uma embarcação brasileira e invadiram o Mato Grosso.
Resposta Questão 3
LETRA D
Na disputa política travada no Uruguai, o Brasil posicionou-se ao lado dos colorados. Esse partido político uruguaio era alinhado ideologicamente com os interesses brasileiros na região e, assim, era apoiado pelo Brasil. A interferência do Brasil no conflito uruguaio ocorreu, principalmente, após pressão dos estancieiros gaúchos sobre o governo para que seus interesses econômicos no Uruguai fossem defendidos.
Resposta Questão 4
LETRA A
A livre navegação dos rios da bacia platina era o maior interesse do Brasil nessa região, principalmente porque o contato com a província do Mato Grosso somente ocorria pelos rios navegáveis daquela região. Não havia estradas por terra que ligavam o Mato Grosso a outras partes do Brasil. A questão da livre navegação dos rios platinos que cruzavam o Paraguai era foco de atrito diplomático entre Brasil e Paraguai havia décadas.