Questão 1
Um veículo que se movia, inicialmente, à velocidade de 30 m/s passa a sofrer uma desaceleração constante de 2 m/s² até parar completamente. Determine o tempo necessário para que esse veículo cesse o seu movimento.
a) 5 s
b) 10 s
c) 15 s
d) 60 s
Questão 2
Um veículo acelera a uma taxa constante de 2 m/s² quando se encontra a uma velocidade de 10 m/s. Determine qual foi o espaço percorrido por esse veículo, levando-se em conta que sua velocidade, ao final do período de aceleração, foi de 30 m/s.
a) 30 m
b) 150 m
c) 200 m
d) 400 m
e) 600 m
Questão 3
Determine a função horária do deslocamento sofrido por um móvel que se move com aceleração constante de 2 m/s² em linha reta. Leve em conta que a sua velocidade inicial era de 5 m/s.
a) ΔS = 2t + 5t²
b) ΔS = 5t + 2t²
c) ΔS = 5t + t²
d) ΔS = 5t² + t
e) ΔS = 5 + t²
Questão 4
Calcule o deslocamento sofrido por um móvel que inicia o movimento com velocidade de 10 m/s e termina com velocidade de 20 m/s durante um intervalo de tempo de 3s.
a) 25 m
b) 60 m
c) 15 m
d) 45 m
e) 60 m
Resposta Questão 1
Letra B
Para resolvermos esse exercício, devemos lembrar-nos de anotar os seus dados e, em seguida, usarmos a função horária da velocidade, observe:
Resposta Questão 2
Letra C
Se analisarmos os dados fornecidos pelo exercício, será possível perceber que ele não nos fornece o tempo necessário para que o veículo atinja sua velocidade final de 30 m/s. Por isso, utilizaremos a equação de Torricelli, que não leva em conta o tempo como uma variável:
Resposta Questão 3
Letra C
Para determinarmos a função horária da posição de um movimento, é necessário sabermos as variáveis da equação que relacionam o deslocamento com o tempo. Para isso, anotamos os dados do exercício e os substituímos nessa fórmula, deixando-a escrita em função do tempo (t), observe:
Resposta Questão 4
Letra D
Para resolvermos o cálculo, usaremos a fórmula que não apresenta a aceleração como uma das suas variáveis: