Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Física
  3. Exercícios sobre aceleração da gravidade

Exercícios sobre aceleração da gravidade

Esta lista de exercícios trata da aceleração da gravidade, que pode ser calculada em termos da massa e do raio de um planeta por meio da lei da gravitação universal, de Isaac Newton.

Questão 1

(UFGRS) Considerando que o módulo da aceleração da gravidade na Terra é igual a 10 m/s2, é correto afirmar que, se existisse um planeta cuja massa e cujo raio fossem quatro vezes superiores aos da Terra, a aceleração da gravidade seria de:

a) 2,5 m/s2

b) 5 m/s2

c) 10 m/s2

d) 20 m/s2

e) 40 m/s2

ver resposta


Questão 2

(UFGRS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.

  1. ( ) Um objeto colocado em uma altitude de 3 raios terrestres acima da superfície da Terra sofrerá uma força gravitacional 9 vezes menor do que se estivesse sobre a superfície.

  2. ( ) O módulo da força gravitacional exercida sobre um objeto pode sempre ser calculado por meio do produto da massa desse objeto e do módulo da aceleração da gravidade do local onde ele se encontra.

  3. ( ) Objetos em órbitas terrestres não sofrem a ação da força gravitacional.

  4. ( ) Se a massa e o raio terrestre forem duplicados, o módulo da aceleração da gravidade na superfície terrestre reduz-se à metade.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – V – F – F

b) F – V – F – V

c) F – F – V – F

d) V – F – F – V

e) V – V – V – F

ver resposta


Questão 3

A sensação de estar sem peso, como quando estamos caindo em queda livre, é conhecida como:

a) peso

b) inércia

c) imponderabilidade

d) gravidade

e) aceleração

ver resposta


Questão 4

Qual seria o valor da aceleração gravitacional na superfície de um planeta cujo raio é igual a duas vezes o raio da Terra e cuja massa é igual oito vezes à massa da Terra? Considere a aceleração da gravidade terrestre igual a 10 m/s².

a) 5 m/s²

b) 10 m/s²

c) 20 m/s²

d) 8 m/s²

e) 4 m/s²

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

letra a.

Resolução:

Para respondermos à pergunta, é necessário utilizarmos a fórmula que permite calcular a aceleração da gravidade em termos da massa e do raio do planeta. Confira:

Usando a fórmula da gravidade, encontramos a aceleração gravitacional no planeta (gP) com base na aceleração gravitacional da Terra (gT), dessa maneira, descobrimos que a alternativa correta é a letra A.

voltar a questão


Resposta Questão 2

letra B.

Resolução:

Vamos analisar as alternativas:

  1. ( F ) A aceleração da gravidade é medida em relação ao centro da Terra, dessa maneira, de acordo com a situação descrita, a distância entre o ponto e o centro da Terra é de 4 raios terrestres. Com base na fórmula da aceleração gravitacional, que é inversamente proporcional ao quadrado do raio, a aceleração da gravidade, nesse ponto, será 16 vezes menor que a aceleração da gravidade na superfície da Terra.

  2. ( V ) Força gravitacional e peso são a mesma coisa. Para calcular o peso, é necessário fazer o produto entre a massa do corpo e a aceleração da gravidade local.

  3. ( F ) Mesmo em órbita, os objetos ainda sofrem atração gravitacional. A sensação de estar sem peso ocorre em razão da imponderabilidade, ocasionada pela queda livre do corpo que está em órbita em relação à Terra.

  4. ( V ) Uma vez que a aceleração da gravidade é inversamente proporcional ao quadrado do raio do planeta, ao duplicar massa e raio, o módulo da gravidade será multiplicado por 2 e dividido por 4, logo, a aceleração da gravidade será dividida pela metade. 

voltar a questão


Resposta Questão 3

letra C. Quando caímos sem a ação das forças de arraste do ar e em razão da força de atração gravitacional, experimentamos uma sensação conhecida como imponderabilidade.

voltar a questão


Resposta Questão 4

letra C. Para respondermos à questão, usaremos a fórmula da aceleração da gravidade, escrita em termos da massa do planeta e do raio:

O cálculo realizado mostra que a aceleração da gravidade do planeta descrito deve ser igual a 20 m/s², portanto a resposta correta é a letra C.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Classificação dos verbos

    Teste como estão os seus conhecimentos sobre as diferentes classificação de verbos. Acesse!
  • Intertextualidade

    Solucione os nossos exercícios sobre esse interessante recurso da linguística textual.
  • Uso do gerúndio

    Você sabe quando o uso do gerúndio é correto? Fique ligado(a) para acertar todos os exercícios!