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Exercícios sobre a Segunda Lei de Mendel

Resolva esta lista de exercícios sobre a Segunda Lei de Mendel para fixar seus conhecimentos.

Questão 1

A Segunda Lei de Mendel, também chamada de lei da segregação independente, diz que os fatores para duas ou mais características segregam-se de maneira independente, distribuindo-se para os gametas e recombinando-se ao acaso. De acordo com essa lei, podemos concluir que um indivíduo de genótipo BBCc terá gametas:

a) B, C e c.

b) BB e Cc.

c) BC e Bc.

d) BB, BC, Bc e Cc.

Questão 2

Um indivíduo com genótipo AabbCcDd apresenta quantos tipos diferentes de gametas?

a) 10.

b) 9.

c) 8.

d) 7.

e) 6.

Questão 3

Imagine que uma mulher com olhos escuros e visão normal (CcMm) case-se com um homem de olhos claros e míope (ccmm). Sabendo que os olhos escuros e a visão normal são determinados por genes dominantes (C e M), marque a alternativa que indica a probabilidade de nascer uma criança de olhos claros e visão normal.

a) ½

b) 1/3

c) ¼

d) 1/5

e) 1/6

Questão 4

(Acafe-SC) De acordo com as leis de Mendel, indivíduos com genótipos

a) AaBb produzem gametas A, B, a e b.

b) AaBB produzem gametas AB e aB.

c) Aa produzem gametas AA, Aa e aa.

d) AA produzem gametas AA.

e) AABB produzem dois tipos de gametas.

Questão 5

(UFC-CE) Um homem albino com sangue tipo AB casou-se com uma mulher normal também com sangue tipo AB. O casal pretende ter filhos. Qual a probabilidade de nascer uma criança albina do sexo masculino e com tipo sanguíneo AB, sabendo-se que a mãe é normal heterozigótica para albinismo?

a) 1/8.

b) 1/4.

c) 1/2.

d) 1/12.

e) 1/16. 

Questão 6

A Segunda Lei de Mendel pode também ser chamada de:

a) Lei da Segregação Independente.

b) Lei dos Caracteres Adquiridos.

c) Lei da Pureza dos Gametas.

d) Lei da Dominância e Recessividade.

e) Lei de Multiplicação de Características.

Questão 7

Inicialmente, Mendel realizou pesquisas que avaliavam apenas uma característica das ervilhas. Posteriormente, ele realizou cruzamentos que avaliavam dois caracteres diferentes ao mesmo tempo, como o formato da semente e sua cor. O que Mendel obteve na geração F1 quando realizou o cruzamento de duas variedades puras de ervilhas que diferiam em duas características?

a) Mendel obteve plantas mono-híbridas, heterozigotas para uma característica.

b) Mendel obteve plantas di-híbridas, heterozigotas para as duas características.

c) Mendel obteve plantas homozigotas dominantes para as duas características.

d) Mendel obteve plantas homozigotas recessivas para as duas características.

e) Mendel obteve plantas heterozigotas para uma característica e homozigotas recessivas para outra.

Questão 8

Durante a realização de experimentos que envolveram o cruzamento de duas variedades puras de ervilhas que se diferiam em duas características, qual a proporção fenotípica obtida por Mendel na geração F2?

a) 3:3:2:1

b) 9:6:3:1

c) 9:3:3:1

d) 6:3:3:1

e) 6:3:2:1

Questão 9

Abaixo, é possível observar uma figura que representa o cruzamento entre uma ervilha pura que produzia sementes amarelas e lisas e outra que produzia sementes verdes e rugosas. Na geração F1, todas as plantas formadas produziram sementes amarelas e lisas. Na F2, qual proporção de sementes verdes rugosas deve ser obtida?

Ilustração de como foi organizado o cruzamento de ervilhas feito por Mendel.
Analise o cruzamento entre indivíduos da geração F1 e indique quantas plantas com sementes verdes rugosas serão obtidas em F2.

a) 9/16

b) 3/16

c) 5/16

d) 7/16

e) 1/16

Questão 10

(PUC-SP) No ciclo de vida de uma samambaia ocorre meiose na produção de esporos e mitose na produção de gametas. Suponha que a célula-mãe dos esporos, presente na geração duradoura do ciclo de vida dessa planta, seja heterozigota para dois pares de genes, AaBb, que se segregam independentemente.

Considerando que um esporo formado pela planta apresenta constituição genética AB e que a partir desse esporo se completará o ciclo de vida, espera-se encontrar constituição genética

a) ab nas células da geração esporofítica.

b) AB nas células da geração gametofítica.

c) ab em um anterozoide (gameta masculino).

d) AB em um zigoto.

e) ab em uma oosfera (gameta feminino).

Questão 11

(Fuvest) Um indivíduo é heterozigótico em dois locos: AaBb. Um espermatócito desse indivíduo sofre meiose. Simultaneamente, uma célula sanguínea do mesmo indivíduo entra em divisão mitótica. Ao final da interfase que precede a meiose e a mitose, cada uma dessas células terá, respectivamente, a seguinte constituição genética:

a) AaBb e AaBb.

b) AaBb e AAaaBBbb.

c) AAaaBBbb e AaBb.

d) AAaaBBbb e AAaaBBbb.

e) AB e AaBb.

Questão 12

De acordo com seus conhecimentos, marque a alternativa que indica corretamente o enunciado da Segunda Lei de Mendel:

a) Os fatores para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso.

b) Os fatores apara duas ou mais características são ligados e durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso.

c) Os fatores para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam de acordo com combinações específicas e previamente definidas.

d) As características dos indivíduos são determinadas por pares de fatores, os quais se separam na formação dos gametas, indo apenas um fator para cada gameta.

e) As características dos indivíduos são determinadas por pares de fatores, os quais se separam na formação dos gametas, indo dois fatores para cada gameta.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. Sabemos que, para formar o gameta, precisamos de um alelo de cada gene, como aprendemos na Primeira Lei. Sendo assim, um gameta deve ter um alelo B e outro que pode ser C ou c. Temos, portanto, os gametas BC e Bc.

Resposta Questão 2

Alternativa “c”. Há oito gametas diferentes. Observe a seguir como podem ser calculados os tipos de gametas através do sistema de chaves:

Observe os gametas formados por um indivíduo com genótipo AabbCcDd
Observe os gametas formados por um indivíduo com genótipo AabbCcDd

Resposta Questão 3

Alternativa “c”. Você deve fazer cada característica separadamente. Inicialmente fazemos a probabilidade de nascer uma criança com olhos claros:

Observe atentamente esse cruzamento entre uma pessoa de olhos claros e uma de olhos escuros
Observe atentamente esse cruzamento entre uma pessoa de olhos claros e uma de olhos escuros

Observe que a probabilidade de a criança apresentar olhos claros (cc) é de ½.

Analise agora a probabilidade de apresentar visão normal (MM ou Mm):

Observe atentamente esse cruzamento entre um míope e uma pessoa normal
Observe atentamente esse cruzamento entre um míope e uma pessoa normal

A probabilidade também é de ½.

Sendo assim, teremos:

½ x ½ = ¼ ou 25 % de chance de nascer uma criança com olhos claros e visão normal.

Resposta Questão 4

Alternativa “b”. Nesse caso, teremos um alelo A ou a, que se combinará com um alelo B. Sendo assim, AB ou aB.

Resposta Questão 5

Alternativa “a”. Primeiramente vamos analisar a probabilidade de nascer uma criança com sangue AB, sabendo que tanto a mãe quanto o pai apresentam esse tipo sanguíneo:

Observe atentamente esse cruzamento entre duas pessoas de sangue AB
Observe atentamente esse cruzamento entre duas pessoas de sangue AB

Veja que a probabilidade de nascer uma criança com sangue AB (IAIB) é de ½.

Agora verifique a probabilidade de nascer uma criança albina do cruzamento entre um albino e uma mulher normal heterozigota.

Observe atentamente esse cruzamento entre um albino e uma pessoa normal
Observe atentamente esse cruzamento entre um albino e uma pessoa normal

Veja que a probabilidade de nascer uma criança albina (aa) também é de ½.

Como sabemos, a probabilidade de nascer uma criança do sexo masculino é de 50%. Sendo assim, temos:

½ x ½ x ½ = 1/8

A probabilidade de nascer uma criança albina do sexo masculino e com tipo sanguíneo AB é, portanto, 1/8.

Resposta Questão 6

Alternativa A

A Segunda Lei de Mendel, também conhecida como de Lei da Segregação Independente, afirma que os fatores para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso.

Resposta Questão 7

Alternativa B

Do cruzamento de duas variedades puras que diferem em duas características, Mendel obteve indivíduos heterozigotos para as duas características que estudou.

Resposta Questão 8

Alternativa C

Ao realizar o cruzamento entre os indivíduos da F1, Mendel obteve em F2 resultados que estavam próximos à proporção fenotípica 9:3:3:1. Com isso, ele chegou à conclusão de que os fatores relacionados com cada característica eram distribuídos de maneira independente nos gametas.

Resposta Questão 9

Alternativa E

Ao realizar o cruzamento entre duas plantas di-híbridas, espera-se uma proporção de 9:3:3:1. Sendo assim, a proporção de plantas verdes rugosas é de 1/16. Veja o cruzamento completo a seguir:

Ilustração do cruzamento completo de ervilhas feito por Mendel.

Resposta Questão 10

Alternativa B

Considerando o ciclo de vida da samambaia, uma planta pteridófita, sabemos que do esporo será formado o gametófito (n). Como o esporo apresenta constituição genética AB, as células do gametófito apresentarão essa mesma constituição.

Resposta Questão 11

Alternativa D

Como o espermatócito é diploide, assim como a célula sanguínea, espera-se que no final da interfase, ambos apresentem a mesma constituição genética. Como na interfase os cromossomos são duplicados, espera-se encontrar a constituição genética AAaaBBbb e AAaaBBbb.

Resposta Questão 12

Alternativa A

A Segunda Lei de Mendel diz que os fatores para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso.

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