Questão 1
Observe atentamente as relações ecológicas citadas a seguir e marque a alternativa que indica corretamente um exemplo de relação intraespecífica.
a) Predação de um inseto por um louva-a-deus.
b) A simbiose dos líquens.
c) Relação entre o caranguejo-paguro e as anêmonas-do-mar.
d) Piolhos e os homens.
e) Colônias de corais.
Questão 2
Nem sempre as relações ecológicas provocam benefícios para todos os organismos envolvidos, sendo chamadas, nesse caso, de relações ecológicas desarmônicas. Entre os exemplos a seguir, marque a única alternativa em que está indicada uma relação intraespecífica desarmônica.
a) Colônia.
b) Sociedade.
c) Competição intraespecífica.
d) Herbivorismo.
e) Parasitismo.
Questão 3
A caravela-portuguesa, apesar de parecer apenas um único indivíduo, é formada por vários cnidários da mesma espécie. Cada um desses indivíduos está relacionado com uma determinada função, existindo aqueles relacionados com a reprodução, alimentação e proteção.
A caravela-portuguesa é um exemplo de qual relação ecológica?
a) Sociedade.
b) Colônia.
c) Comensalismo.
d) Amensalismo.
e) Competição.
Questão 4
As abelhas são animais que vivem em colmeias e apresentam divisão de trabalho e um certo grau de cooperação. Em uma colmeia, podemos identificar diferentes indivíduos: as rainhas, as operárias e os zangões.
Entre as alternativas a seguir, marque o nome da relação ecológica realizada pelas abelhas.
a) Colônia;
b) Sociedade.
c) Mutualismo.
d) Amensalismo.
e) Comensalismo.
Questão 5
Frequentemente vemos no mundo animal espécies em que os machos brigam entre si para conseguir reproduzir-se com uma fêmea. Também é comum na época reprodutiva que os machos delimitem seu território, avisando para os outros que aquela área tem dono.
Esse fenômeno é um exemplo de:
a) mutualismo.
b) comensalismo.
c) competição.
d) sociedade.
e) colônia.
Questão 6
A fêmea do louva-a-deus destaca-se por se alimentar do macho após a cópula, em uma relação ecológica conhecida como:
a) predatismo.
b) protocooperação.
c) mutualismo.
d) colônia.
e) canibalismo.
Questão 7
Das relações ecológicas citadas abaixo, qual pode ocorrer tanto entre organismos de uma mesma espécie quanto entre organismos de espécies diferentes?
a) Predatismo
b) Canibalismo
c) Colônia
d) Sociedade
e) Competição
Questão 8
Quando todos os indivíduos de uma colônia apresentam certa semelhança, dizemos que ela é
a) polimorfa.
b) heteromorfa.
c) isomorfa.
d) pluromorfa.
e) miximorfa.
Questão 9
Marque a alternativa que diferencia corretamente uma sociedade de uma colônia.
a) Em uma sociedade, temos uma relação ecológica interespecífica, enquanto em uma colônia temos uma relação intraespecífica.
b) Na sociedade, os organismos trabalham em prol do sucesso do grupo, enquanto na colônia não há nenhuma colaboração e cada indivíduo vive de forma independente.
c) Na sociedade, os indivíduos não estão ligados anatomicamente, diferentemente da colônia.
d) Na sociedade, apenas um indivíduo é beneficiado, enquanto o outro é prejudicado. Já na colônia, um é beneficiado e outro nada sofre com a interação.
e) Na sociedade não há divisão de tarefas, diferentemente da colônia.
Questão 10
Marque a única alternativa que não indica uma relação ecológica intraespecífica.
a) Colônia
b) Sociedade
c) Competição intraespecífica
d) Canibalismo
e) Mutualismo
Questão 11
(IFMT) “SEXO VIOLENTO”
Jantar em Família
A aranha-caranguejeira merece, sim, a fama de assassina. Em alguns casos, após a cópula, a fêmea enrola o amante na teia e guarda os restos mortais dele para servir de primeira refeição aos filhotes, cerca de 60 dias após o acasalamento.
Perdendo a Cabeça
Depois de transar, o louva-a-deus fêmea agarra o parceiro e o devora vivo, começando pela cabeça, na maioria das vezes. A refeição garante a ela energia para que construa ootecas (lugar em que deposita os ovos) mais resistentes e com capacidade para mais ovos.
Apetite Sexual
No jogo de sedução da aranha-de-costas-vermelha, vale tudo. Para transar, o macho posiciona o abdômen perto da boca da parceira, deixando que ela o coma durante o ato sexual. Esse sacrifício ocorre em 65% dos acasalamentos da espécie.”
(REVISTA MUNDO ESTRANHO, São Paulo, n. 113, p. 44-45, jul. 2011.)
Os relacionamentos descritos acima recebem a correta denominação de:
a) Relação interespecífica harmônica do tipo comensalismo.
b) Relação intraespecífica desarmônica do tipo canibalismo.
c) Relação interespecífica desarmônica do tipo predatismo.
d) Relação intraespecífica harmônica do tipo canibalismo.
e) Relação interespecífica desarmônica do tipo comensalismo.
Questão 12
(Urca) Na Biologia, as relações ecológicas são divididas em relações ecológicas interespecíficas e relações ecológicas intraespecíficas. As relações ecológicas interespecíficas se estabelecem entre indivíduos de espécies diferentes, enquanto que as relações ecológicas intraespecíficas se estabelecem entre indivíduos da mesma espécie. Inquilinismo, herbivoria, parasitismo e mutualismo são exemplos de relações ecológicas interespecíficas, ou seja, ocorre entre indivíduos de espécies diferentes. Sociedade, colônia e competição são exemplos de relações ecológicas intraespecíficas. As relações ecológicas abaixo descritas são classificadas, respectivamente, como:
I. A caravela é um cnidário que vive flutuando no mar e é formada por um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem fisicamente juntos, dividindo o trabalho.
II. A associação entre certos fungos e algas clorofíceas ou cianobactérias forma um novo tipo de organismo, o líquen.
III. Entre alguns insetos da mesma espécie, os animais mais fracos ou doentes são devorados pelos sadios.
IV. Várias espécies de abelhas formam agrupamentos altamente organizados, nas quais, de modo instintivo, cada indivíduo coloca a sobrevivência da colmeia acima de sua própria.
a) Sociedade, colônia, canibalismo e mutualismo.
b) Mutualismo, sociedade, canibalismo e colônia.
c) Comensalismo, sociedade, predatismo e colônia.
d) Colônia, Mutualismo, canibalismo e sociedade.
e) Protocooperação, colônia, predatismo e sociedade.
Resposta Questão 1
Alternativa E. As colônias de corais caracterizam uma colônia isomorfa em que diversos cnidários da mesma espécie estão unidos fisicamente e não é possível observar diferença entre os diversos indivíduos.
Resposta Questão 2
Alternativa C. A competição intraespecífica é um exemplo de relação intraespecífica desarmônica, pois nela indivíduos de uma mesma espécie competem entre si por recursos.
Resposta Questão 3
Alternativa B. As caravelas-portuguesas são um exemplo de colônia, uma vez que vários indivíduos estão unidos entre si e apresentam divisão de trabalho.
Resposta Questão 4
Alternativa B. As abelhas vivem em sociedade, ou seja, formam um grupo de indivíduos da mesma espécie que não estão ligados anatomicamente e cooperam entre em si em prol da sobrevivência de todos.
Resposta Questão 5
Alternativa C. Esse é um exemplo claro de competição intraespecífica, em que indivíduos da mesma espécie brigam para conseguir reproduzir-se.
Resposta Questão 6
Alternativa E. O canibalismo é uma relação ecológica em que um indivíduo de uma mesma espécie mata e se alimenta de outro.
Resposta Questão 7
Alternativa E. A competição pode ser intraespecífica ou interespecífica a depender dos organismos envolvidos na interação.
Resposta Questão 8
Alternativa C. Colônias isomorfas são aquelas cujos membros são semelhantes.
Resposta Questão 9
Alternativa C. A principal diferença entre colônia e sociedade está no fato de que, na colônia, os indivíduos estão ligados anatomicamente, diferentemente da sociedade.
Resposta Questão 10
Alternativa E. Mutualismo é uma relação ecológica que ocorre entre indivíduos de espécies diferentes.
Resposta Questão 11
Alternativa B. Como ocorre entre indivíduos de uma mesma espécie, trata-se de uma relação intraespecífica. A relação ecológica em que um indivíduo mata e se alimenta de outro da mesma espécie é chamada de canibalismo.
Resposta Questão 12
Alternativa D
I. A caravela-portuguesa é um exemplo de colônia, caracterizando-se por ser um conjunto formado por vários indivíduos de uma mesma espécie vivendo juntos fisicamente.
II. O líquen é um exemplo de mutualismo, pois nessa relação ambos os envolvidos são beneficiados.
III. Por se alimentarem de indivíduos de uma mesma espécie, a afirmação trata de um exemplo de canibalismo.