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Exercícios sobre o Reino Plantae

Para responder aos exercícios sobre o Reino Plantae, é fundamental conhecer as características desse reino e as diferenças existentes entre os grupos de plantas.

Questão 1

Sabemos que os vegetais podem ser classificados em alguns grupos básicos, que se distinguem pela ausência e presença de algumas características, tais como flores e vasos condutores. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica o único grupo que não possui vasos condutores de seiva.

a) Briófitas.

b) Pteridófitas.

c) Gimnospermas.

d) Angiospermas.

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Questão 2

Um grupo de estudantes realizou uma aula de campo com seu professor de Biologia para aprender na prática sobre os grupos de planta. Ao chegar ao local, um aluno observou uma espécie e disse que se tratava de uma angiosperma. Que característica pode ter dado ao aluno a certeza de que se tratava desse grupo de planta?

a) Presença de sementes.

b) Presença de vasos condutores, o que garante que essas plantas sejam maiores.

c) Presença de folhas e outros órgãos com tecidos verdadeiros.

d) Presença de frutos envolvendo a semente.

e) Presença de raízes.

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Questão 3

Observe atentamente o nome das plantas abaixo e marque a alternativa que indica corretamente um representante das pteridófitas.

a) Musgos.

b) Pinheiros.

c) Mangueiras.

d) Milho.

e) Avenca.

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Questão 4

(Umesp-SP) Atualmente, encontram-se catalogadas mais de 320 mil espécies de plantas, algumas de estruturas relativamente simples, como os musgos, e outras de organizações corporais complexas, como as árvores. Assim sendo, a alternativa que melhor explica a classificação dos vegetais é:

a) Gimnospermas: plantas avasculares, com raízes, caule, folhas, flores e frutos, cujas sementes estão protegidas dentro desses frutos. Ex.: arroz.

b) Briófitas: plantas de pequeno porte, vasculares, sem corpo vegetativo. Ex.: algas cianofíceas.

c) Angiospermas: plantas cujas sementes não se encontram no interior dos frutos. Ex.: pinheiros.

d) Gimnospermas: plantas avasculares; possuem somente raízes, caule, plantas de pequeno porte. Ex.: musgo.

e) Pteridófitas: plantas vasculares, sem flores; apresentam raízes, caule e folhas; possuem maior porte do que as briófitas. Ex.: samambaias.

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Questão 5

(UECE) Quando falamos de uma planta que apresenta tecido vascular, não possui ovário, não produz sementes e tem como geração dominante a esporofítica, estamos nos referindo a uma:

a) Angiosperma.

b) Gimnosperma.

c) Pteridófita.

d) Briófita.

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Questão 6

A água é importante para a reprodução de plantas que produzem gametas flagelados. A independência de água para a fecundação é observada em quais grupos de plantas?

a) Briófitas e pteridófitas

b) Pteridófitas e gimnospermas

c) Briófitas e gimnospermas

d) Pteridófitas e angiospermas

e) Gimnospermas e angiospermas

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Questão 7

Que nome recebe o gameta feminino das briófitas?

a) óvulo

b) ovócito

c) oosfera

d) anterozoide

e) núcleo polar

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Questão 8

A figura a seguir representa uma etapa do ciclo de vida das briófitas. Analise-a e marque a alternativa que indica corretamente a fase do ciclo indicada pelo número 1.

Observe a figura para responder à questão.

a) Esporófito

b) Gametófito

c) Soro

d) Zigoto

e) Prótalo

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Questão 9

Nas angiospermas, no processo de fecundação, observa-se que um gameta masculino une-se à oosfera, enquanto outro se une aos núcleos polares. Esse processo é conhecido como:

a) partenocarpia

b) inquilinismo

c) dupla fecundação

d) divisão binária

e) anemofilia

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Questão 10

(Fuvest-SP) Considere o surgimento de flor, fruto e semente: (A) em uma planta ao longo de um ano e (B) no reino vegetal ao longo do tempo evolutivo. Comparando A e B, a sequência em que os órgãos surgem, nos dois casos, é

a) diferente, pois, em A, a sequência é flor, seguida simultaneamente por fruto e semente; e, em B, é fruto e semente simultaneamente, seguidos por flor.

b) diferente, pois, em A, a sequência é flor, seguida por fruto, seguido por semente; e, em B, é flor e semente simultaneamente, seguidas por fruto.

c) diferente, pois, em A, a sequência é flor, seguida simultaneamente por fruto e semente; e, em B, é semente, seguida simultaneamente por flor e fruto.

d) igual, pois, em ambos, a sequência é flor, seguida simultaneamente por fruto e semente.

e) igual, pois, em ambos, a sequência é flor, seguida por fruto, seguido por semente.

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Questão 11

As plantas podem ser classificadas de diferentes formas. No grupo das traqueófitas, por exemplo, estão inclusas

a) briófitas e pteridófitas.

b) briófitas, pteridófitas e gimnospermas.

c) briófitas, gimnospermas e angiospermas.

d) briófitas, pteridófitas e angiospermas.

e) pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

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Questão 12

(MACK) Alternância de gerações ou ciclo haplôntico-diplôntico, isto é, uma geração haploide que produz gametas (gametófito) e uma outra diploide que produz esporos (esporófito), ocorre:

a) apenas em angiospermas.

b) apenas em gimnospermas e em angiospermas.

c) apenas em pteridófitas, em gimnospermas e em angiospermas.

d) apenas em briófitas, em pteridófitas, em gimnospermas e em angiospermas.

e) em algumas algas, em briófitas, em pteridófitas, em gimnospermas e em angiospermas.

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Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “a”. As briófitas são plantas que não apresentam vasos condutores (xilema e floema). Em virtude da dificuldade de transporte de substâncias, essas plantas tornam-se incapazes de atingir grande porte.

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Resposta Questão 2

Alternativa “d”. As angiospermas são as únicas plantas que possuem flores e frutos envolvendo a semente.

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Resposta Questão 3

Alternativa “e”. As avencas, assim como as samambaias, são exemplos de pteridófitas, plantas vasculares que não possuem flor, fruto e semente.

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Resposta Questão 4

Alternativa “e”. A alternativa “a” está incorreta porque as gimnospermas não são avasculares e não possuem flores e frutos. O arroz é um exemplo de angiosperma.

A alternativa “b” está incorreta porque as briófitas são avasculares. As algas cianofíceas não são plantas, e sim organismos procarióticos.

A alternativa “c” está incorreta porque as angiospermas apresentam fruto envolvendo a semente. Pinheiros são exemplos de gimnospermas.

A alternativa “d” está incorreta porque as gimnospermas são vasculares, atingem grande porte e possuem semente nua. Os musgos são exemplos de briófitas.

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Resposta Questão 5

Alternativa “c”. Plantas vasculares sem sementes são denominadas de pteridófitas.

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Resposta Questão 6

Alternativa “e”. Gimnospermas e angiospermas são plantas que apresentam independência da água para fecundação. O transporte do gameta nesses grupos não depende da substância, sendo conseguido pelo desenvolvimento do tubo polínico.

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Resposta Questão 7

Alternativa “c”. O gameta feminino das briófitas é denominado oosfera, enquanto o gameta masculino recebe o nome de anterozoide.

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Resposta Questão 8

Alternativa “a”. A fase do ciclo de vida das briófitas indicada pelo número 1 é a de esporófito, ou seja, a fase produtora de esporos. No caso das briófitas, o esporófito é dependente do gametófito, o qual é desenvolvido e duradouro.

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Resposta Questão 9

Alternativa “c”. O processo indicado no enunciado é o de dupla fecundação, que resulta na formação do zigoto, devido à união de um gameta masculino com a oosfera, e na formação do endosperma, resultado da união entre o gameta masculino e os núcleos polares.

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Resposta Questão 10

Alternativa “c”. Ao longo de um ano, temos o surgimento de uma flor, a qual é fecundada, e inicia-se a formação do fruto e da semente. Na história evolutiva das plantas, a semente surge primeiro em gimnospermas, e posteriormente flores e frutos surgem nas angiospermas.

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Resposta Questão 11

Alternativa “e”. As plantas traqueófitas são aquelas que possuem vasos condutores de seiva, ou seja, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As briófitas não possuem vasos condutores, sendo chamadas de avasculares.

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Resposta Questão 12

Alternativa “e”. Algumas algas e todas as plantas possuem ciclos de alternância de gerações, nos quais se verifica a alternância de indivíduos diploides e haploides.

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