Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre os tipos de tecidos vegetais

Com estes exercícios sobre os tipos de tecidos vegetais, você fixará a diferença entre os tecidos meristemáticos e os permanentes.

Questão 1

Alguns tecidos vegetais permanecem com sua capacidade de divisão e multiplicação por toda a vida de um vegetal. Esses tecidos são chamados de:

a) permanentes.

b) primários.

c) secundários.

d) meristemáticos.

Questão 2

Sabemos que os meristemas podem ser classificados em primários e secundários. Como exemplo desse último tipo, podemos citar o(a):

a) meristema apical da raiz e do caule.

b) meristema apical da raiz e o procâmbio.

c) felogênio e câmbio vascular.

d) periderme e procâmbio.

e) câmbio vascular e protoderme.

Questão 3

Os tecidos conhecidos como permanentes são aqueles em que as células estão diferenciadas e especializadas. De uma maneira geral, esses tecidos podem ser classificados de acordo com a função que desempenham na planta em tecidos de revestimento, de condução, secretores e sistema fundamental. Entre os tecidos a seguir, marque o único que não é um tecido permanente:

a) Epiderme.

b) Xilema.

c) Floema.

d) Câmbio.

e) Esclerênquima.

Questão 4

Entre as características a seguir, marque aquela que não é encontrada em uma célula de tecido meristemático.

a) Citoplasma denso.

b) Núcleo grande.

c) Parede secundária espessada.

e) Pequenos vacúolos.

Questão 5

Sabemos que os tecidos permanentes são frequentemente classificados de acordo com sua função na planta. Entre os tecidos a seguir, marque aquele que é um tecido permanente com a função de revestimento:

a) Felogênio.

b) Colênquima.

c) Parênquima.

d) Periderme.

e) Esclerênquima.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. Os tecidos vegetais com capacidade constante de divisão e multiplicação são os meristemáticos. Sua principal função é permitir o crescimento da planta.

Resposta Questão 2

Alternativa “c”. O felogênio e o câmbio vascular são exemplos de meristemas secundários. O felogênio é responsável por dar origem à periderme, enquanto o câmbio origina os tecidos vasculares secundários.

Resposta Questão 3

Alternativa “d”. O câmbio não é um tecido permanente, e sim um meristema secundário responsável pela formação dos tecidos vasculares secundários.

Resposta Questão 4

Alternativa “c”. As células do tecido meristemático possuem parede primária delgada e ausência de parede secundária.

Resposta Questão 5

Alternativa “d”. A periderme é um tecido de revestimento que substitui a epiderme em raízes e caules que apresentam crescimento secundário. Ela é formada a partir do felogênio.

Assista às nossas videoaulas

Leia o artigo