Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre os tipos de raízes

Antes de responder a estes exercícios sobre os tipos de raízes, revise as suas principais características e em que planta cada tipo é encontrado.

Questão 1

As raízes são estruturas essenciais para o vegetal, uma vez que garantem a retirada de água e sais minerais do solo. Algumas raízes, no entanto, são extremamente especializadas e atuam em outras funções específicas. Analise as alternativas a seguir e marque o nome da raiz encontrada em plantas de manguezais e que realizam trocas gasosas com o meio.

a) Suporte.

b) Tabulares.

c) Pneumatóforos.

d) Aéreas.

e) Haustórios.

Questão 2

A mandioca e a cenoura são duas raízes que se caracterizam pelo acúmulo de substância de reserva. Essas raízes especializadas recebem o nome de:

a) Suporte.

b) Estranguladoras.

c) Pneumatóforos.

d) Tuberosas.

e) Haustórios.

Questão 3

As raízes, de maneira geral, estão relacionadas com a absorção de água e sais minerais. Entretanto, algumas realizam outras atividades que auxiliam na sobrevivência da planta, como é o caso da raiz suporte, que:

a) retira seiva elaborada de outras plantas.

b) garante trocas gasosas com o meio ambiente.

c) garante a sustentação de plantas em solos pouco firmes.

d) garante a absorção de água e proteção mecânica.

e) garante o estrangulamento da espécie hospedeira.

Questão 4

(UEL) Geralmente, caules subterrâneos que acumulam substâncias nutritivas, denominados de tubérculos, são confundidos como sendo raízes tuberosas que também acumulam reserva de amido. Um caso típico desse equívoco seria o de classificar a batata-inglesa como raiz tuberosa. Qual das alternativas apresenta uma característica que diferencia um tubérculo de uma raiz tuberosa?

a) O tubérculo possui pelos absorventes para a absorção de água.

b) A raiz tuberosa possui gemas axilares para o crescimento de ramos.

c) O tubérculo possui coifa para proteger o meristema de crescimento.

d) A raiz tuberosa possui gemas apicais para desenvolver novas raízes.

e) O tubérculo possui gemas laterais para desenvolver ramos e folhas.

Questão 5

(MACKENZIE) A planta Cuscuta sp. (cipó-chumbo) é considerada parasita de certos tipos de vegetais (Ex.: Hibiscus sp.), dos quais ela extrai, com suas raízes especiais, a seiva elaborada. Essas raízes são chamadas __________ e alcançam o __________ situado mais __________ ao __________ .

Os espaços devem ser preenchidos correta e respectivamente por:

a) hidatódios, xilema, internamente e floema.

b) hidatódios, floema, externamente e xilema.

c) haustórios, xilema, internamente e floema.

d) haustórios, floema, internamente e xilema.

e) haustórios, floema, externamente e xilema.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. Pneumatóforos, também chamados de raízes respiratórias, são raízes que possuem geotropismo negativo e garantem trocas gasosas no meio. São encontradas em plantas que vivem em locais como mangues.

Resposta Questão 2

Alternativa “d”. As raízes tuberosas são raízes intumescidas e ricas em substâncias de reserva. Como exemplo de raiz tuberosa, podemos citar a batata-doce, a cenoura e a mandioca.

Resposta Questão 3

Alternativa “c”. A raiz suporte é encontrada em plantas com pouca estabilidade, como é o caso do milho.

Resposta Questão 4

Alternativa “e”. Nas raízes, não há o surgimento de gemas laterais, como ocorre em caules, sendo essa uma importante característica para diferenciar esses dois órgãos.

Resposta Questão 5

Alternativa “e”. Os haustórios são raízes presentes em plantas parasitas, as quais retiram de outras água e nutrientes. Como o haustório, nesse caso, retira seiva elaborada, essa raiz atinge o floema, que, em eudicotiledôneas, situa-se mais externamente ao xilema.


Leia o artigo