Questão 1
Um homem alimentou-se no almoço de um prato de salada e uma pequena porção de carne de boi. Indique a alternativa que melhor caracteriza o nível trófico desse homem.
a) Produtor.
b) Produtor e consumidor primário.
c) Consumidor primário e consumidor secundário.
d) Consumidor secundário e decompositor.
e) Consumidor secundário e terciário.
Questão 2
Observe a cadeia alimentar a seguir:
Planta → Gafanhoto → Pássaro → Serpente
Agora analise cada uma das alternativas e marque aquela que indica um nível trófico não indicado na cadeia acima.
a) Produtor.
b) Consumidor primário.
c) Consumidor secundário.
d) Consumidor terciário.
e) Decompositor.
Questão 3
Sobre os organismos produtores, podemos afirmar com absoluta certeza que todos são:
a) Unicelulares.
b) Procariontes.
c) Pluricelulares.
d) Heterotróficos.
e) Autotróficos.
Questão 4
(Fuvest) “Da noite para o dia são capazes de depenar completamente um arbusto de pomar. No entanto, não usam as folhas como alimento e sim como adubo para suas hortas subterrâneas. No formigueiro, os pedaços de folhas transportados são mastigados e empapados de saliva até se transformarem em uma espécie de massa esponjosa sobre a qual se desenvolve um mofo. Desse bolor as saúvas cuidam com o maior carinho. À força de mandíbulas, destroem qualquer “erva daninha” que tente proliferar e podam o mofo, cortando-lhe as extremidades dos filamentos, o que provoca, no lugar cortado, a formação de umas bolinhas que — estas sim — constituem o alimento das saúvas.”
Texto reproduzido de Frota-Pessoa, O. Biologia na Escola Secundária, 2ª ed., 1962, Ministério da Educação e Cultura.
Na situação descrita no texto, os níveis tróficos ocupados pelo mofo e pela saúva são, respectivamente, de
a) consumidor primário e consumidor primário.
b) consumidor primário e consumidor secundário.
c) consumidor primário e decompositor.
d) decompositor e consumidor primário.
e) produtor e consumidor primário.
Questão 5
(Esal-MG) Em uma cadeia alimentar com produtor, consumidor primário, consumidor secundário e consumidor terciário, pode-se afirmar que:
a) Por causa da multiplicação da energia que ocorre quando essa passa pelos consumidores de primeira e segunda ordem, o consumidor terciário incorpora maior quantidade de energia do que os outros dois níveis de consumo.
b) A quantidade de energia que o consumidor terciário assimila do alimento é igual à quantidade de energia da luz assimilada pelo produtor.
c) A quantidade de energia disponível diminui do produtor aos consumidores, em decorrência das perdas com a atividade vital.
d) Como a energia é transferida ao longo da cadeia, todos os níveis dessa cadeia assimilam a mesma quantidade, independentemente de serem consumidores primários, secundários ou terciários.
e) A energia é cíclica já que, quando um consumidor morre, a energia acumulada por ele volta ao produtor.
Resposta Questão 1
Alternativa “c”. O homem é um consumidor primário quando se alimenta da salada (organismos produtores) e é um consumidor secundário quando se alimenta do boi, que é um herbívoro.
Resposta Questão 2
Alternativa “e”. Os decompositores não estão representados na cadeia, entretanto, atuam sobre todos os níveis tróficos, pois realizam a decomposição da matéria orgânica. Fungos e bactérias são exemplos de decompositores.
Resposta Questão 3
Alternativa “e”. Todos os organismos produtores são autotróficos, ou seja, capazes de produzir seu próprio alimento. Plantas e algas são exemplos de produtores.
Resposta Questão 4
Alternativa “b”. O mofo alimenta-se das folhas, e as formigas alimentam-se dele.
Resposta Questão 5
Alternativa “c”. Nas cadeias alimentares, há transferência de energia, entretanto, a cada nível trófico, a quantidade de energia diminui, pois há uma perda na forma de calor.