Questão 1
Os métodos contraceptivos garantem a prevenção contra uma gravidez indesejada. Esses métodos não são recentes, pois há registros de formas de prevenção até mesmo na Antiguidade. Acredita-se que um dos primeiros métodos utilizados foi um método comportamental, o qual está, até mesmo, descrito na Bíblia. Analise as alternativas e marque aquela que provavelmente indica o método contraceptivo mais antigo.
a) Laqueadura.
b) Camisinha.
c) Vasectomia.
d) Coito interrompido.
e) Pílula anticoncepcional.
Questão 2
Um dos métodos contraceptivos mais populares da atualidade foi lançado em 1960. Esse método que garante a prevenção contra a gravidez e uma perda temporária da fertilidade foi um grande avanço para a sociedade. Observe as alternativas e marque aquela que indica o nome desse método.
a) Camisinha masculina.
b) Pílula do dia seguinte.
c) Pílula anticoncepcional.
d) Camisinha feminina.
e) DIU.
Questão 3
A camisinha é um método de barreira muito antigo que provavelmente surgiu no Egito ou Roma antiga. Em uma de suas primeiras descrições, fala-se do uso de um envoltório de linho para impedir o contágio de algumas doenças. Atualmente, qual é o material utilizado na produção da maioria das camisinhas masculinas?
a) Poliéster.
b) Látex.
c) Náilon.
d) Bexiga de animais.
e) PVC.
Questão 4
(UFMT) Na(s) questão(ões) a seguir, julgue os itens e escreva nos parênteses (V) se for verdadeiro ou (F) se for falso.
Antigamente, no Brasil, eram comuns famílias com número elevado de filhos. Hoje, vários fatores culturais, econômicos e sociais influenciam a opção dos casais por um número reduzido de filhos. Existem vários métodos de contracepção. Sobre eles, julgue os itens.
( ) As pílulas anticoncepcionais podem ser usadas para inibir o desenvolvimento dos folículos ou para bloquear o processo de ovulação.
( ) A laqueadura consiste na retirada do útero.
( ) O condon, popularmente conhecido como camisinha, é considerado um método contraceptivo de barreira, sendo também de enorme eficiência no controle de doenças sexualmente transmissíveis.
Questão 5
(FGV) A vasectomia é um método contraceptivo masculino com grande grau de eficácia. Alguns consideram que se trata de um método de esterilização. Sobre a vasectomia, é correto afirmar que:
a) impede que os espermatozoides cheguem ao canal ejaculatório e sejam expelidos.
b) reduz a produção de testosterona, inibindo a produção de espermatozoides.
c) reduz o índice mitótico, inibindo a formação de espermatogônias.
d) reduz o índice meiótico, inibindo a formação de espermatócitos e de espermátides.
e) reduz o volume do ejaculado, impedindo que o esperma alcance a tuba uterina, local onde ocorre a fertilização.
Resposta Questão 1
Alternativa “d”. Um dos métodos contraceptivos mais antigos relatados é o coito interrompido, que se baseia na retirada do pênis antes da ejaculação.
Resposta Questão 2
Alternativa “c”. A pílula anticoncepcional foi aprovada para venda em 1960 e caracteriza-se por conter hormônios sintéticos que impedem, principalmente, o processo de ovulação.
Resposta Questão 3
Alternativa “b”. A grande maioria das camisinhas masculinas é feita de látex, e as femininas são fabricadas com poliuretano.
Resposta Questão 4
V-F-V – A segunda afirmação está incorreta, pois, na laqueadura, não ocorre a retirada do útero, mas, sim, a obstrução das tubas uterinas.
Resposta Questão 5
Alternativa “a”. Na vasectomia, os canais deferentes do homem são fechados, o que impede que os espermatozoides cheguem ao canal ejaculatório. Nesse caso, o homem elimina um sêmen sem a presença de espermatozoides, ou seja, sem a capacidade de engravidar uma mulher.