Questão 1
Para ser considerado um inseto, o animal precisa apresentar algumas características. Entre as características a seguir, qual é a única que não pode ser encontrada em um inseto?
a) Um par de olhos compostos.
b) Um par de antenas na cabeça.
c) Corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.
d) Presença de seis pares de patas.
e) Presença de asas.
Questão 2
Os insetos, assim como outros artrópodes, possuem um exoesqueleto quitinoso relacionado com a proteção contra predadores e a perda de água. Esse exoesqueleto, no entanto, é um grave problema quando o assunto é crescimento. Marque a alternativa que apresenta o nome do processo que garante o crescimento desses animais.
a) Metamorfose.
b) Permuta.
c) Ecdise.
d) Pupa.
e) Evolução.
Questão 3
O ácido úrico é a principal excreta dos insetos e constitui uma importante adaptação ao meio terrestre, uma vez que é eliminado sem que ocorra perda de água. Nesses animais, a excreção ocorre por meio do(a)(s):
a) Rins.
b) Traqueia.
c) Metanefrídeos.
d) Túbulos de Malpighi
e) Glândulas verdes.
Questão 4
(Mack-2003) De acordo com o desenvolvimento, os insetos são classificados em ametábolos (desenvolvimento direto), hemimetábolos (desenvolvimento indireto com metamorfose incompleta) e holometábolos (desenvolvimento indireto com metamorfose completa). São exemplos de cada tipo, respectivamente:
a) traça-de-livro, gafanhoto e mosca.
b) borboleta, barata e pulga.
c) formiga, libélula e abelha.
d) grilo, cigarra e besouro.
e) vespa, cupim e mariposa.
Questão 5
(UEL-2003) A respiração e a circulação nos insetos sustentam a alta demanda metabólica desses animais durante o voo. Além disso, a respiração traqueal é uma importante adaptação dos insetos para a vida terrestre. Sobre as relações fisiológicas entre os processos respiratório e circulatório nos insetos, é correto afirmar:
a) O sistema circulatório aberto contém hemocianina, pigmento respiratório que facilita o transporte de oxigênio do sistema traqueal para os tecidos.
b) O sistema traqueal conduz oxigênio diretamente para os tecidos e o dióxido de carbono em direção oposta, o que torna a respiração independente de um sistema circulatório.
c) O sistema circulatório fechado contém hemoglobina e é fundamental para o transporte de oxigênio do sistema traqueal para os tecidos.
d) O sistema traqueal conduz oxigênio da hemolinfa para os tecidos, o que torna a respiração dependente de um sistema circulatório.
e) O sistema circulatório aberto, apesar de não conter pigmentos respiratórios, é fundamental para o transporte de oxigênio do sistema traqueal para os tecidos.
Resposta Questão 1
Alternativa “d”. Os insetos possuem seis patas, ou seja, três pares de patas.
Resposta Questão 2
Alternativa “c”. A ecdise ou muda é o processo em que o inseto troca de exoesqueleto para garantir seu crescimento.
Resposta Questão 3
Alternativa “d”. Os Túbulos de Malpighi são os principais órgãos excretores dos insetos e apresentam-se como pequenos sacos alongados e cilíndricos.
Resposta Questão 4
Alternativa “a”. A traça é um inseto que apresenta desenvolvimento direto, aumentando apenas de tamanho durante sua vida. Já o gafanhoto possui em seu ciclo de vida a fase de ninfa, que se diferencia do adulto por causa da ausência de asas, sendo assim, é considerado hemimetábolo. Já a mosca é holometábola, pois apresenta uma metamorfose completa com a presença de larva em seu ciclo.
Resposta Questão 5
Alternativa “b”. Nos insetos, o sistema traqueal garante o fornecimento de oxigênio e funciona de forma independente do sistema circulatório, o qual realiza o transporte de nutrientes.