Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Biologia
  3. Exercícios sobre imunidade

Exercícios sobre imunidade

Exercícios sobre imunidade são uma forma de testar seus conhecimentos sobre como o nosso corpo nos protege contra agentes nocivos.

Questão 1

A Organização Mundial de Saúde recomenda que a amamentação seja exclusiva até os seis meses de idade e que seja realizada, junto a outros alimentos, até pelo menos os dois anos de idade. A amamentação apresenta uma série de benefícios à mãe e ao bebê, sendo responsável, inclusive, por prevenir infecções, uma vez que a mãe fornece, nesse momento, anticorpos ao seu bebê. Esse tipo de imunidade é conhecido como:

a) Imunidade artificial ativa

b) Imunidade artificial passiva

c) Imunidade artificial inata

d) Imunidade natural ativa

e) Imunidade natural passiva

ver resposta


Questão 2

Marque a alternativa que indica corretamente o nome dado ao tipo de imunidade que se desenvolve quando um antígeno invade nosso corpo e ativa nosso sistema imune.

a) Imunidade natural

b) Imunidade artificial

c) Imunidade inata

d) Imunidade ativa

e) Imunidade passiva

ver resposta


Questão 3

Nosso organismo, ao nascer, já apresenta formas de garantir a proteção do corpo. Barreiras biológicas, químicas e físicas e células especializadas atuam a favor da nossa imunidade. Esse tipo de imunidade é conhecido como:

a) Imunidade adaptativa

b) Imunidade artificial

c) Imunidade inata

d) Imunidade ativa

e) Imunidade adquirida

ver resposta


Questão 4

A imunidade adaptativa, também chamada de adquirida, é um tipo de imunidade específica recebida durante a vida. Ela pode ser classificada em dois tipos, sendo a presença de anticorpos uma característica da imunidade

a) inata.

b) celular.

c) mediada por células.

d) humoral.

e) passiva.

ver resposta


Questão 5

Todos os anos, no Brasil, é feita a campanha de vacinação contra a gripe. Essa campanha visa à garantia da proteção dos grupos de risco contra essa doença, a qual mata várias pessoas todos os anos. Ao vacinar-se, dizemos que o indivíduo adquire uma

a) imunidade artificial ativa.

b) imunidade artificial passiva.

c) imunidade artificial inata.

d) imunidade natural ativa.

e) imunidade natural passiva.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “e”. Ao transferir anticorpos para o seu filho, a mãe garante uma imunidade natural e passiva, uma vez que o bebê recebe anticorpos já prontos contra determinado agente de maneira natural.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “d”. A imunidade ativa é aquela que se desenvolve quando o nosso corpo entra em contato com um antígeno. Ela pode ser natural, quando adoecemos, por exemplo, ou artificial, quando tomamos uma vacina.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “c”. A imunidade inata é aquela que apresentamos desde o nosso nascimento. Ela se destaca por não ser uma imunidade específica para um determinado antígeno.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “d ”. A imunidade humoral é uma das subdivisões da imunidade adquirida e caracteriza-se pela ação dos anticorpos, glicoproteínas produzidas pelos plasmócitos, que se originam a partir dos linfócitos B.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “a”. A vacina é uma forma de imunidade ativa, pois nosso corpo produzirá anticorpos contra determinado antígeno, e é considerada artificial, pois o antígeno é colocado de maneira voluntária no corpo do indivíduo.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Figuras de linguagem

    Você sabe reconhecer as ocorrências de figuras de linguagem? Teste agora com os exercícios!
  • Uso da vírgula

    Afinal, você sabe quando o uso da vírgula é obrigatório, opcional ou proibido?
  • Classificação do sujeito

    Conte com os gabaritos comentados para medir seus conhecimentos em classificação de sujeito.