Questão 1
Todas as informações a respeito de um organismo podem ser encontradas no DNA. A porção de DNA que possui as informações necessárias para a produção de uma proteína é denominada de:
a) genoma.
b) cromossomo.
c) cromátide.
d) gene.
e) centrômero.
Questão 2
Os cromossomos das células eucarióticas são fios de DNA associados a proteínas, formando um complexo arranjo. Nos cromossomos, é possível observar áreas onde segmentos de DNA estão enrolados sobre moléculas de proteínas histonas, formando uma unidade estrutural que recebe o nome de:
a) cromátide.
b) centrômero.
c) nucleossomo.
d) eucromatina.
e) telômero.
Questão 3
Para que ocorra a divisão celular, é necessária a duplicação dos cromossomos. Os dois cromossomos idênticos produzidos ficam unidos por proteínas. As cópias associadas de um cromossomo são chamadas de:
a) telômero.
b) centrômero.
c) nucleossomo.
d) gene.
e) cromátides-irmãs.
Questão 4
(Ufla) Na espécie humana, o numero diploide de cromossomos é 46. Quantos cromossomos serão encontrados, respectivamente, nos espermatozoides, óvulos e células epidérmicas?
a)23,23,46
b)22,22,46
c)22,22,44
d)23,23,44
Questão 5
(USJ-SC) As estruturas grossas e bem individualizadas, visíveis no núcleo durante o período de divisão celular, são denominadas de:
a) cariótipos.
b) cromossomos.
c) nucléolos.
d) cromatina.
Resposta Questão 1
Alternativa “d”. A porção do DNA que possui as informações necessárias para a síntese de uma determinada proteína recebe a denominação de gene.
Resposta Questão 4
Alternativa “a”. Como os gametas são haploides, os espermatozoides e óvulos apresentam apenas 23 cromossomos. Já as células epidérmicas são somáticas e, consequentemente, diploides, com 46 cromossomos.
Resposta Questão 5
Alternativa “b”. No início da divisão celular, é possível observar os cromossomos condensando-se e, assim, tornando-se mais grossos e individualizados.