Questão 1
O complexo golgiense apresenta-se como um conjunto de vesículas achatadas, dispostas uma em cima da outra, que possuem suas laterais dilatadas. É uma estrutura polarizada que tem duas faces. A região em que são liberadas as vesículas de secreção é denominada de
a) face geradora.
b) face reprodutora.
c) face cis.
d) face trans.
e) face formadora.
Questão 2
O complexo golgiense é uma estrutura formada por vesículas achatadas dispostas uma sobre a outra, que apresentam papel fundamental na
a) respiração celular.
b) divisão celular.
c) fotossíntese.
d) síntese de proteínas.
e) secreção celular.
Questão 3
O complexo golgiense é uma organela membranosa que apresenta uma região formadora e uma região de maturação. Na região formadora, a membrana assemelha-se àquela presente no(a)
a) membrana plasmática.
b) retículo endoplasmático.
c) mitocôndria.
d) lisossomo.
e) carioteca.
Questão 4
Todas as funções a seguir podem ser atribuídas ao complexo golgiense, exceto:
a) glicosilação.
b) formação da parede celular.
c) formação do acrossomo.
d) secreção celular.
e) síntese de proteínas.
Resposta Questão 1
Alternativa “d”. A face trans, também conhecida como região de maturação, é o local em que são liberadas as vesículas de secreção.
Resposta Questão 2
Alternativa “e”. A secreção celular é um processo no qual o complexo golgiense consegue transportar e eliminar substâncias das células.
Resposta Questão 3
Alternativa “b”. A região formadora, ou face cis, é o local em que as vesículas provenientes do retículo endoplasmático são incorporadas, logo sua membrana nessa região assemelha-se à do retículo.
Resposta Questão 4
Alternativa “e”. A síntese de proteínas é uma função atribuída aos ribossomos.