Questão 1
A competição é uma relação ecológica que pode ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie e entre indivíduos de espécies diferentes. Ela acontece, normalmente, em momentos em que há escassez de alimento e na época reprodutiva. Baseando-se nas características dessa relação ecológica, essa interação pode ser classificada como:
a) harmônica e interespecífica.
b) harmônica e intraespecífica.
c) desarmônica e interespecífica.
d) desarmônica e intraespecífica.
e) desarmônica e intra ou interespecífica.
Questão 2
Analise as alternativas abaixo e marque a única que indica um recurso que não é motivo de competição interespecífica.
a) Alimento.
b) Luz.
c) Território.
d) Parceira sexual.
e) Água.
Questão 3
Espécies exóticas, que se encontram fora de sua distribuição natural, podem afetar diretamente as espécies nativas de uma região, sendo chamadas, nesse caso, de espécies exóticas invasoras. Essas espécies podem competir por determinado recurso com as nativas, desencadeando diversos problemas.
Observe as alternativas a seguir e marque a única que não relata um problema desencadeado pela competição entre espécies nativas e exóticas invasoras.
a) Migração de uma das espécies.
b) Redução do número de indivíduos de uma das espécies.
c) Extinção de uma das espécies.
d) Aumento do número de indivíduos das duas espécies.
e) Perda de biodiversidade.
Questão 4
(Mack-2006) Se duas populações de animais de espécies diferentes, que pertencem ao mesmo gênero e ocupam o mesmo nicho ecológico, forem colocadas num mesmo meio, espera-se que
a) ocorra competição entre elas e ambas desapareçam.
b) adaptem-se ao meio, reduzindo, cada uma, sua população à metade.
c) uma delas vença a competição, determinando a eliminação da outra.
d) ocorra mutualismo e ambas aumentem suas populações.
e) ambas continuem com o mesmo número populacional.
Questão 5
(Enem 2013) No Brasil, cerca de 80% da energia elétrica advém de hidrelétricas, cuja construção implica o represamento de rios. A formação de um reservatório para esse fim, por sua vez, pode modificar a ictiofauna local. Um exemplo é o represamento do Rio Paraná, onde se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do número de peixes de espécies exóticas introduzidas, como o mapará e a corvina, as três espécies com nichos ecológicos semelhantes.
PETESSE, M. L., PETRERE, JR. M. Ciência Hoje. São Paulo. n.293 v. 49 jun 2012 (adaptado).
Nessa modificação da ictiofauna, o desaparecimento de cascudos é explicado pelo(a)
a) redução do fluxo gênico da espécie nativa.
b) diminuição da competição intraespecífica.
c) aumento da competição interespecífica.
d) isolamento geográfico dos peixes.
e) extinção de nichos ecológicos.
Resposta Questão 1
Alternativa “e”. Na competição, os organismos lutam por um recurso. Assim sendo, aquele que perde a disputa acaba prejudicado, o que caracteriza uma relação desarmônica. Como a relação pode ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie ou de espécies diferentes, a relação pode ser classificada como intraespecífica (mesma espécie) ou interespecífica (espécies diferentes).
Resposta Questão 2
Alternativa “d”. A competição interespecífica ocorre entre indivíduos de espécies diferentes e, portanto, não ocorre disputa por parceira sexual.
Resposta Questão 3
Alternativa “d”. Como as espécies estão competindo pelo mesmo recurso, uma delas sai prejudicada. Assim sendo, não haverá aumento do número de indivíduos das duas espécies.
Resposta Questão 4
Alternativa “c”. Como as espécies ocupam o mesmo nicho, competem pelo mesmo recurso. Isso faz com que uma espécie sofra declínio em relação à outra.
Resposta Questão 5
Alternativa “c”. Como as três espécies diferentes possuem nichos semelhantes, provavelmente elas competiram por um mesmo recurso, o que levou a uma competição interespecífica. Essa competição, geralmente, provoca a redução do número de indivíduos de uma das espécies envolvidas.