Questão 1
O ciclo do fósforo é extremamente importante para os seres vivos. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma importância biológica do fósforo.
a) O fósforo forma a estrutura de todas as moléculas orgânicas.
b) O fósforo é um componente dos ácidos nucleicos.
c) O fósforo é componente dos fosfolipídios.
d) O fósforo está na composição do ATP.
e) O fósforo está presente em ossos e dentes.
Questão 2
O fósforo é um elemento importante para os seres vivos, fazendo parte, por exemplo, dos ácidos nucleicos. O maior reservatório de fósforo no planeta está localizado em que região?
a) Na atmosfera
b) Nas rochas sedimentares de origem marinha
c) Na água doce
d) No corpo dos seres vivos
e) Nas plantas
Questão 3
Sobre o ciclo do fósforo, marque a alternativa incorreta:
a) O fósforo é um elemento de grande importância biológica.
b) O intemperismo das rochas adiciona fosfato ao solo.
c) O fosfato é absorvido por plantas e incorporado às moléculas biológicas.
d) A decomposição retorna o fosfato ao solo.
e) A forma inorgânica de fósforo mais importante biologicamente é o fosfeto.
Questão 4
(UFPA) Os elementos químicos que os organismos necessitam em grande quantidade – carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre – circulam dentro dos organismos, e desses para o ambiente físico, e vice-versa. Esse padrão de movimentação de elementos químicos por meio dos organismos e dos compartimentos do ambiente físico é chamado de ciclo biogeoquímico. A respeito dos ciclos desses elementos, é correto afirmar:
a) No ciclo do carbono, o dióxido de carbono atmosférico é fonte imediata de carbono para os organismos terrestres, já que a maior parte do carbono da Terra é encontrada na atmosfera.
b) Embora o nitrogênio represente 78% da atmosfera da Terra, apenas umas poucas bactérias, fungos e cianobactérias podem convertê-lo em formas biológicas úteis.
c) A precipitação ácida, uma importante consequência regional das modificações humanas dos ciclos do nitrogênio e do enxofre, produz chuvas com pH ácido pela presença de ácido sulfúrico e do ácido clorídrico.
d) O ciclo do fósforo difere dos ciclos biogeoquímicos do carbono, enxofre e nitrogênio por não possuir uma fase gasosa: o fósforo existe, principalmente, como fosfato ou compostos semelhantes, mas a maioria de seus depósitos é de origem marinha.
e) Além das erupções vulcânicas, as únicas fontes de compostos de enxofre voláteis são certas algas marinhas que produzem grandes quantidades de dimetil-sulfeto (CH3SCH3).
Resposta Questão 1
Alternativa “a”
O elemento que forma a estrutura de todas as moléculas orgânicas é o carbono, não o fósforo.
Resposta Questão 2
Alternativa “b”
O maior acúmulo de fósforo está localizado nas rochas sedimentares de origem marinha. Esse elemento também é encontrado em grande quantidade no solo, dissolvido nos oceanos e em seres vivos.
Resposta Questão 3
Alternativa “e”
A forma inorgânica de fósforo mais importante biologicamente é o fosfato.
Resposta Questão 4
Alternativa “d”
O ciclo do fósforo não apresenta uma fase gasosa, e as maiores acumulações de fósforo estão localizadas nas rochas sedimentares de origem marinha. A forma inorgânica de fósforo mais importante para os seres vivos é o fosfato.