Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre as aves

Antes de resolver estes exercícios sobre as aves, relembre um pouco das características gerais desse grupo de vertebrados.

Questão 1

(UEMS) Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente características atribuídas às aves?

a) Estrutura óssea na parte anterior da caixa torácica chamada quilha; ovo sem vitelo

b) Corpo coberto com penas; temperatura do corpo oscilante (ectotermia).

c) Membros posteriores adaptados para andar, nadar e empoleirar–se; ureia como principal produto de excreção nitrogenada.

d) Fecundação interna; circulação sanguínea aberta.

e) Temperatura do corpo essencialmente constante (endotermia); fecundação interna.

Questão 2

Os sacos aéreos são umas das importantes estruturas relacionadas com o voo das aves, pois deixam o corpo desses animais mais leve. Entre as alternativas abaixo, marque aquela que não pode ser considerada como uma adaptação ao voo.

a) penas.

b) ossos pneumáticos.

c) quilha.

d) ausência de dentes.

e) glândula uropigiana.

Questão 3

Sabemos que algumas aves são capazes de emitir lindos sons. Esse canto só é possível graças a um órgão complexo, formado por músculos e membranas, que está localizado no final da traqueia, no ponto onde ocorre a bifurcação dos brônquios. Observe as alternativas abaixo e marque a alternativa em que é indicado o nome desse órgão.

a) quilha.

b) siringe.

c) uropígio.

d) carena.

e) rêmige.

Questão 4

Sabemos que as aves podem ser divididas tradicionalmente em dois grandes grupos: ratitas e carinatas. Esses grupos podem ser diferenciados pela forma de seu esterno: enquanto as ratitas apresentam esterno achatado, as carinatas apresentam esterno quilhado. Entre as aves citadas abaixo, marque a única que não é um exemplo de ave carinata.

a) Pinguim.

b) Sabiá.

c) Pardal.

d) Avestruz.

e) Canário.

Questão 5

(UFPEL RS) É comum vermos aves de ambientes aquáticos como patos, marrecões, marrecos, biguás e cisnes ficarem algum tempo pressionando com o bico a região caudal do uropígio. Assim, com a extremidade do bico extraem e distribuem sobre as penas uma substância oleosa produzida por um par de glândulas denominadas uropigianas. A secreção proveniente dessas glândulas exerce diversas funções no mecanismo de vida das aves.

Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que são funções dos óleos produzidos pelas glândulas uropigianas

a) impermeabilizar as penas, dificultar o acesso de ectoparasitos e propiciar melhor deslocamento durante o voo.

b) evitar o encharcamento das penas, aumentar a perda de calor quando em atividade de voo e facilitar a transpiração.

c) estabelecer maior união entre as penas evitando a passagem de ar, facilitar a flutuação durante o nado e impedir a penetração de ectoparasitos.

d) fornecer flexibilidade e impermeabilidade às penas, por armazenar ar entre elas e diminuir o peso corpóreo.

e) facilitar a flutuação, impermeabilizar as penas e diminuir as perdas de calor corpóreo.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “e”. Todas as aves apresentam temperatura corpórea relativamente constante (animais homeotermos). Além disso, são animais dioicos, ovíparos, com desenvolvimento direto e fecundação interna.

Resposta Questão 2

Alternativa “e”. A glândula uropigiana é responsável por produzir uma secreção oleosa que impermeabiliza as penas. Ela é bem desenvolvida em aves que costumam mergulhar.

Resposta Questão 3

Alternativa “b”. O nome do órgão das aves relacionado com o canto é a siringe.

Resposta Questão 4

Alternativa “d”. O avestruz é um exemplo de ave ratita, ou seja, que possui osso esterno achatado e não voa. Apesar de o pinguim não voar, ele é um exemplo de ave carinata.

Resposta Questão 5

Alternativa “e”. A secreção oleosa, quando espalhada nas penas, impermeabiliza essa estrutura, impedindo que fiquem encharcadas. Isso faz com que o animal apresente maior facilidade para flutuar, além de diminuir a perda de calor.

Assista às nossas videoaulas

Leia o artigo