Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre adaptações das plantas ao Cerrado

Com estes exercícios sobre adaptações das plantas ao Cerrado, você testará seus conhecimentos sobre como essas plantas conseguem sobreviver nesse ambiente cheio de peculiaridades.

Questão 1

O Bioma Cerrado apresenta um clima sazonal, com inverno seco e verão chuvoso. Por essa razão, as plantas que ali vivem são submetidas a condições extremas e, portanto, apresentam algumas adaptações que favorecem o seu desenvolvimento. Analise as alternativas a seguir e marque a única que não representa uma adaptação das plantas ao ambiente do Cerrado.

a) Cutícula espessa.

b) Sistema subterrâneo desenvolvido.

c) Grande camada de súber.

d) Folhas com quantidade maior de estômatos na face abaxial.

e) Folhas reduzidas a espinhos.

Questão 2

Uma das características mais notáveis de algumas plantas do Cerrado é a presença de sistema subterrâneo bem desenvolvido. Os rizóforos, xilopódios e raízes tuberosas são exemplos de sistema subterrâneo encontrados nesse bioma. Verifique as alternativas a seguir e marque aquela que melhor indica a importância de um sistema subterrâneo desenvolvido para as plantas do Cerrado.

a) Os sistemas subterrâneos desenvolvidos auxiliam na captação de água e na realização da fotossíntese.

b) Os sistemas subterrâneos desenvolvidos acumulam reserva e auxiliam na rebrota após a seca prolongada.

c) Os sistemas subterrâneos desenvolvidos acumulam água e evitam a perda excessiva dessa substância.

d) Os sistemas subterrâneos desenvolvidos protegem a planta contra a perda de água e fornecem uma reserva de clorofila em períodos desfavoráveis.

e) Os sistemas subterrâneos desenvolvidos auxiliam na captação de água e promovem o crescimento secundário no vegetal.

Questão 3

As plantas do Cerrado apresentam adaptações que garantem sua sobrevivência no ambiente rigoroso desse bioma. O fogo, por exemplo, é um agente frequente no Cerrado e as plantas apresentam algumas adaptações para sobreviverem a ele. Os caules normalmente são espessados em virtude de uma grande camada de:

a) Felogênio.

b) Epiderme.

c) Súber.

d) Câmbio.

e) Lignina.

Questão 4

Muitas plantas do cerrado apresentam estômatos localizados apenas na face abaxial (inferior) da folha. Marque a alternativa que melhor explica a importância dessa característica.

a) Estômatos na face abaxial garantem que a fotossíntese ocorra de maneira mais eficiente.

b) Estômatos na face abaxial proporcionam uma maior absorção de água pela planta em dias úmidos.

c) Estômatos na face abaxial garantem que menos água seja perdida por transpiração.

d) Estômatos na face abaxial proporcionam uma maior proteção contra a herbivoria intensa no período chuvoso.

e) Estômatos na face abaxial garantem uma maior taxa de sobrevivência nas plantas após a passagem do fogo.

Questão 5

(ENEM) Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, próprias desse ecossistema, essas plantas desenvolveram estruturas muito peculiares.

As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são:

a) Cascas finas e sem sulcos ou fendas.

b) Caules estreitos e retilíneos.

c) Folhas estreitas e membranosas.

d) Gemas apicais com densa pilosidade.

e) Raízes superficiais, em geral, aéreas.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “e”. Folhas reduzidas a espinhos é uma característica presente em plantas submetidas a um ambiente com pouca disponibilidade de água, como no Bioma Caatinga.

Resposta Questão 2

Alternativa “b”. Os sistemas subterrâneos estão geralmente associados à capacidade de rebrota após fogo e seca e também se destacam por acumular uma grande quantidade de reservas, sendo geralmente espessados.

Resposta Questão 3

Alternativa “c”. O súber é um tecido vegetal morto na maturidade que apresenta parede rica em suberina. Esse tecido é produzido pelo felogênio e garante o isolamento dos tecidos vivos da planta.

Resposta Questão 4

Alternativa “c”. Na face abaxial, existe uma maior incidência de raios luminosos, o que aumenta a transpiração. Sendo assim, estômatos na face abaxial diminuem a perda de água por transpiração.

Resposta Questão 5

Alternativa “d”. A pilosidade nas gemas apicais protege-as, pois fornece certo isolamento.


Leia o artigo