Questão 1
(IFMG) A educação é uma prática social que ocorre em todas as instâncias da sociedade humana, portanto, constitutiva e constituinte das relações sociais. O Estado na sua relação com a sociedade concebe e implementa políticas públicas de educação que visam garantir a manutenção e reprodução de um determinado projeto de sociedade. Nos marcos do capitalismo-liberal, NÃO é finalidade da educação escolar:
(a) Reproduzir a sociedade e manter a divisão social.
(b) Conscientizar os indivíduos, tendo como horizonte a formação de sujeitos críticos, autônomos e emancipados.
(c) Promover a democracia representativa com controle do poder econômico.
(d) Garantir força de trabalho capacitada para o crescimento econômico.
Questão 2
Entende-se por controle social o conjunto de mecanismos de intervenção que cada sociedade ou grupo social possui e que são usados como forma de garantir a conformidade do comportamento dos indivíduos em seu meio social. Diante dessa afirmação, podemos concluir que as seguintes opções não são ferramentas de controle e reprodução da ordem estabelecida, com exceção da:
(a) Escola
(b) Luta de classes
(c) Mais-valia
(d) Ação social
Questão 3
O filósofo político Noberto Bobbio, em sua definição de controle social, faz distinção de dois tipos de forma de controle, que são:
(a) Controle interno e controle intrínseco
(b) Controle absoluto e controle interno
(c) Controle externo e controle interno
(d) Controle apriorístico e controle externo
Questão 4
O filósofo e teórico social Michel Foucault (1926-1984) dedica sua obra “Vigiar e punir” (1999) para o entendimento das formas de controle social externas e internas. Segundo o autor, a construção do sujeito dócil, útil e submisso à ordem estabelecida é possível apenas por meio de processos “disciplinadores”, nos quais o corpo e a mente do sujeito são moldados de acordo com o que se pede no meio social. Para entender esse fenômeno, Foucault voltou-se para a observação de instituições disciplinadoras, como a escola e os quartéis, onde os indivíduos que ali permanecem vivem sob o controle da instituição.
Podemos concluir que, para Foucault, controle social é:
a) a forma de controlar a reprodução biológica de um grupo social.
(b) a forma de estabelecer critérios em relação à reprodução humana em países superpopulosos.
(c) um conjunto entre formas externas e internas de intervenção no comportamento do sujeito desviante.
d) um conjunto de regras que limita a interação entre indivíduos de classes e estratos diferentes em sociedades estamentais.
Resposta Questão 1
A afirmação incorreta é a da letra “B”. A formação de sujeitos críticos e emancipados vai contra a lógica do capital, que busca mão de obra barata e altamente especializada em conhecimento técnico. A formação do sujeito como cidadão pleno colocaria em risco a lógica de exploração do capital, uma vez que capacitaria os indivíduos para contestar as desigualdades inerentes ao sistema capitalista.
Resposta Questão 2
A alternativa “A” é a resposta correta. A escola é uma das principais instituições de controle social. A educação escolar é responsável por grande parte da interiorização de parâmetros sociais, como valores estéticos e de ética normativa, apresentando o que é certo e o que é errado no contesto social comum.
Resposta Questão 3
Resposta correta: letra “C”. A primeira forma de controle (externo) refere-se às ferramentas de intervenção direta, que são acionadas quando o indivíduo não se dispõe à uniformidade do comportamento geral. Nesse ponto, são utilizadas sanções, punições ou outras formas de intervenção para garantir que o sujeito esteja em conformidade com o contexto. A área de controles internos, por sua vez, está associada àquilo que o meio social consegue interiorizar no indivíduo, isto é, tornar uma ideia, parte da consciência do sujeito. Normas e valores específicos desse meio social, considerados indispensáveis para a própria ordem social, são introduzidos no processo de construção da identidade do sujeito, que passa a delimitar suas ações de acordo com esse conjunto normativo.
Resposta Questão 4
A resposta correta é a letra “C”. O controle social é um conjunto de formas externas e internas de intervenção no comportamento do sujeito desviante, como o criminoso que é detido pela polícia. Essas formas de controle atuam sobre a nossa individualidade, de forma que quase sempre delimitamos nossas ações de acordo com o que aprendemos ser certo ou errado.