Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Sociologia
  3. Exercícios sobre Émile Durkheim

Exercícios sobre Émile Durkheim

Para resolver estes exercícios sobre Émile Durkheim, você deve conhecer as ideias desse autor tão importante para a Sociologia.

Questão 1

(UFMA) Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:

a) a Revolução dos cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana.

b) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

c) a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.

d) a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaraguense.

e) a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.

ver resposta


Questão 2

UEM (2011) - Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale o que for correto.

a) A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava. 

b) A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações visando à sua resolução ou minimização. 

c) Os primeiros intelectuais interessados no estudo dos fenômenos provocados pela revolução industrial compartilhavam uma perspectiva positiva sobre os efeitos do desenvolvimento econômico baseado no modelo capitalista. 

d) Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade.   

e) A necessidade de controle da força de trabalho fez com que as fábricas e indústrias do século XIX inserissem sociólogos em seus quadros profissionais para atuarem no desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e produtivos.

ver resposta


Questão 3

De acordo com Émile Durkheim, os fatos sociais são características que moldam o comportamento dos indivíduos em sociedade. Os fatos sociais são definidos pelo autor como sendo:

a) Exteriores ao indivíduo, expressivos e generalizados.

b) Generalizados, expressivos e naturais.

c) Exteriores ao indivíduo, coercitivos e generalizados.

d) Coercitivos, naturais e expressivos.

ver resposta


Questão 4

A sociologia, para Durkheim, deveria ocupar-se do estudo das sociedades no intuito de:

a) conhecer a fundo o ser humano e suas diversas facetas perante a sua interação com o outro, priorizando sua individualidade.

b) Entender a fundo os processos sociais que formam a realidade social do Homem, atentando principalmente aos aspectos gerais, e não aos individuais.

c) Descobrir e tratar todos os males humanos que afligem a sociedade, tendo como objetivo a formação de uma raça humana perfeita.

d) A criação de uma seita científica, com o objetivo de construir o verdadeiro conhecimento em busca da perfeição humana.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Resposta: letra “B”. A revolução industrial que veio amparada pelo pensamento iluminista da Revolução Francesa foi reflexo da superestimação das ciências da natureza como a verdadeira forma de construção do conhecimento. A sociologia surgiu diante da necessidade de se compreender os novos fenômenos sociais que fervilhavam em meio à nova sociedade industrial que se formava nas cidades.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “A” está correta. A ideia de uma ciência voltada para o estudo das sociedades e os fenômenos sociais surgiu por meio das observações dos intelectuais interessados pelo estudo dos novos fenômenos que surgiam nos meios urbanos crescentes. No entanto, essa nova área do conhecimento só se estabeleceu de fato como Sociologia com os trabalhos de Émile Durkheim.

voltar a questão


Resposta Questão 3

A resposta correta está na letra “C”. Durkheim acreditava que Sociologia deveria abster-se de estudar as individualidades dos sujeitos e debruçar-se sobre estudos generalistas acerca dos fatos sociais, que foram definidos por esse pensador como os aspectos de nossa sociedade que moldam as nossas ações em sociedade, tais como a língua, o Estado e a moral. Portanto, os fatos sociais eram exteriores ao indivíduo, pois não dependiam dele para existir; coercitivos, pois a não conformação do sujeito resultava em punição; e generalizados, já que atingiam a todos os integrantes de uma sociedade.

voltar a questão


Resposta Questão 4

A resposta correta está na letra “B”. Durkheim acreditava que o principal papel da Sociologia era entender os aspectos gerais das sociedades e da realidade do homem social. Para tanto, era preciso considerar principalmente os aspectos gerais, em busca da formulação de uma lei geral do funcionamento social.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
  • Classificação dos verbos

    Teste como estão os seus conhecimentos sobre as diferentes classificação de verbos. Acesse!
  • Intertextualidade

    Solucione os nossos exercícios sobre esse interessante recurso da linguística textual.
  • Uso do gerúndio

    Você sabe quando o uso do gerúndio é correto? Fique ligado(a) para acertar todos os exercícios!