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Exercícios sobre hipertexto

Estes exercícios sobre hipertexto vão ajudar na compreensão de um dos temas mais recorrentes na prova do Enem.

Questão 1

Enem 2009

Diferentemente do texto escrito, que em geral compele os leitores a lerem numa onda linear – da esquerda para a direita e de cima para baixo, na página impressa – hipertextos encorajam os leitores a moverem-se de um bloco de texto a outro, rapidamente e não sequencialmente. Considerando que o hipertexto oferece uma multiplicidade de caminhos a seguir, podendo ainda o leitor incorporar seus caminhos e suas decisões como novos caminhos, inserindo informações novas, o leitor navegador passa a ter um papel mais ativo e uma oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso. Dificilmente dois leitores de hipertextos farão os mesmos caminhos e tomarão as mesmas decisões.

MARCUSCHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionaisRio: Lucerna, 2007.

No que diz respeito à relação entre o hipertexto e o conhecimento por ele produzido, o texto apresentado deixa claro que o hipertexto muda a noção tradicional de autoria, porque

a) é o leitor que constrói a versão final do texto.

b) o autor detém o controle absoluto do que escreve.

c) aclara os limites entre o leitor e o autor.

d) propicia um evento textual-interativo em que apenas o

autor é ativo.

e) só o autor conhece o que eletronicamente se dispõe para o leitor.

Questão 2

Enem 2013

O hipertexto permite — ou, de certo modo, em alguns casos, até mesmo exige — a participação de diversos autores na sua construção, a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita. Por seu enorme potencial para se estabelecerem conexões, ele facilita o desenvolvimento de trabalhos coletivamente, o estabelecimento da comunicação e a aquisição de informação de maneira cooperativa.

Embora haja quem identifique o hipertexto exclusivamente com os textos eletrônicos, produzidos em determinado tipo de meio ou de tecnologia, ele não deve ser limitado a isso, já que consiste numa forma organizacional que tanto pode ser concebida para o papel como para os ambientes digitais. É claro que o texto virtual permite concretizar certos aspectos que, no papel, são praticamente inviáveis: a conexão imediata, a comparação de trechos de textos na mesma tela, o “mergulho” nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimensões ou planos.

RAMAL, A. C. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem.
Porto Alegre: Artmed, 2002.

Considerando-se a linguagem específica de cada sistema de comunicação, como rádio, jornal, TV, internet, segundo o texto, a hipertextualidade configura-se como um (a)

a) elemento originário dos textos eletrônicos.

b) conexão imediata e reduzida ao texto digital.

c) novo modo de leitura e de organização da escrita.

d) estratégia de manutenção do papel do leitor com perfil definido.

e) modelo de leitura baseado nas informações da superfície do texto.

Questão 3

Assinale a alternativa correta sobre a origem do termo hipertexto:

a) A ideia de hipertexto surgiu no final dos anos 90 em virtude do advento e popularização da internet.

b) O hipertexto foi criado na primeira década dos anos 2000 por um grupo de cientistas da informação que vislumbrou no conceito a possibilidade de propagação de conhecimento e informação de maneira dinâmica e interativa.

c) A ideia do hipertexto digital surgiu nos anos 60, nos Estados Unidos. Ele seria possível através da exposição de textos em meios eletrônicos que possibilitariam maior interação entre o leitor e o conhecimento.

d) Não é possível precisar a origem do termo hipertexto, elemento amplamente difundido em livros, sobretudo em notas de rodapé e verbetes de enciclopédias e dicionários.

Questão 4

Sobre as características do hipertexto, é INCORRETO afirmar:

a) O hipertexto é uma espécie de texto maior formado por vários outros elementos textuais. Quando você acessa um conteúdo na internet e continua a navegação através de cliques em links e hiperlinks, cria uma rede de informações com acesso ilimitado e instantâneo.

b) Antes do hipertexto encontrar na internet seu meio de vida ideal, ele transitou (e ainda transita) nas notas de rodapé, nos dicionários e nos verbetes de enciclopédia que também nos permitem construir, ainda que de maneira mais rudimentar, uma interessante rede de informações.

c) O hipertexto é uma forma organizacional encontrada também no papel, embora seja cada vez mais comum relacioná-lo com os textos virtuais. É, sobretudo, um tipo de intertextualidade que está relacionado com a evolução dos modos de leitura e organização da escrita.

d) O hipertexto possibilitou uma nova relação com o texto, o que tornou o processo de leitura mais interativo e colaborativo. Os diferentes suportes tecnológicos, como notebooks, tablets e celulares são peças fundamentais para a disseminação da cultura e do conhecimento.

e) O hipertexto é um elemento muito importante para a constituição dos sentidos de um texto, pois colabora com a coerência textual ao reforçar a ideia de que a competência linguística não depende apenas do conhecimento do código, mas também do conhecimento das relações intertextuais.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “a”. O texto apresentado deixa claro que o hipertexto muda a noção tradicional de autoria porque estimula os leitores a moverem-se de um texto para o outro, interagindo assim com as informações disponíveis. Essa interação possibilita que o leitor seja também autor, pois é ele quem constrói a versão final do texto.

Resposta Questão 2

Alternativa “c”. A hipertextualidade, de acordo com o texto, configura-se como um novo modo de leitura e de organização da escrita. Logo no primeiro parágrafo do texto essa informação pode ser encontrada, onde se lê “a redefinição dos papéis de autor e leitor e a revisão dos modelos tradicionais de leitura e de escrita”.

Resposta Questão 3

Alternativa “c”. A noção de hipertexto digital surgiu há cinquenta anos, na década de 60. Seu inventor foi Ted Nelson, filósofo e sociólogo americano que foi pioneiro da Tecnologia da Informação.

Resposta Questão 4

Alternativa “e”. Na alternativa em questão temos a definição de outro conceito importante para a linguística textual: a intertextualidade.

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