Questão 1
ENEM – 2009
Para o Mano Caetano
O que fazer do ouro de tolo
Quando um doce bardo brada a toda brida,
Em velas pandas, suas esquisitas rimas?
Geografia de verdades, Guanabaras postiças
Saudades banguelas, tropicais preguiças?
A boca cheia de dentes
De um implacável sorriso
Morre a cada instante
Que devora a voz do morto, e com isso,
Ressuscita vampira, sem o menor aviso
[...]
E eu soy lobo-bolo? lobo-bolo
Tipo pra rimar com ouro de tolo?
Oh, Narciso Peixe Ornamental!
Tease me, tease me outra vez 1
Ou em banto baiano
Ou em português de Portugal
De Natal
[...]
1 Tease me (caçoe de mim, importune-me).
LOBÃO. Disponível em: http://vagalume.uol.com.br.
Acesso em: 14 ago. 2009 (adaptado).
Na letra da canção apresentada, o compositor Lobão explora vários recursos da língua portuguesa, a fim de conseguir efeitos estéticos ou de sentido. Nessa letra, o autor explora o extrato sonoro do idioma e o uso de termos coloquiais na seguinte passagem:
a) “Quando um doce bardo brada a toda brida” (v. 2)
b) “Em velas pandas, suas esquisitas rimas?” (v. 3)
c) “Que devora a voz do morto” (v. 9)
d) “lobo-bolo//Tipo pra rimar com ouro de tolo? (v. 11-12)
e) “Tease me, tease me outra vez” (v. 14)
Questão 2
(ITA)
Em qual das opções há erro de identificação das figuras?
a) "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." (eufemismo)
b) "A neblina, roçando o chão, cicia, em prece. (prosopopeia)
c) Já não são tão frequentes os passeios noturnos na violenta Rio de Janeiro. (silepse de número)
d) "E fria, fluente, frouxa claridade / Flutua..." (aliteração)
e) "Oh sonora audição colorida do aroma." (sinestesia)
Questão 3
Leia a letra da música a seguir e identifique sua principal figura de sintaxe:
Exagerado
Amor da minha vida
Daqui até a eternidade
Nossos destinos foram traçados
Na maternidade
Paixão cruel, desenfreada
Te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras
Minhas mancadas
Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
Eu nunca mais vou respirar
Se você não me notar
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar
Por você eu largo tudo
Vou mendigar, roubar, matar
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais
Exagerado
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
Que por você eu largo tudo
Carreira, dinheiro, canudo
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais”.
(Cazuza/Ezequiel Neves/Leoni)
a) Catacrese.
b) Hipérbole.
c) Eufemismo.
d) Silepse de número.
e) Pleonasmo.
Questão 4
Observe a tirinha a seguir:
As figuras de sintaxe são uma classificação das figuras de linguagem. São responsáveis por promover desvios sintáticos e concordâncias irregulares
No último quadrinho, a palavra “sobremesariano” consiste em um:
a) Neologismo.
b) Eufemismo.
c) Prolepse.
d) Antítese.
e) Estrangeirismo.
Questão 5
Observe as expressões em destaque:
"Vi, claramente visto, o lumo vivo." (Luís de Camões)
"Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal." (Fernando Pessoa)
"E rir meu riso." (Vinícius de Moraes)
A figura de sintaxe, subdivisão das figuras de linguagem, presente nas três frases é:
a) Elipse
b) Pleonasmo
c) Assíndeto
d) Polissíndeto
e) Anáfora.
Resposta Questão 1
Alternativa “d”.
A alternativa “d” apresenta o verso que explora uma figura de sintaxe, representada por meio da aliteração ( que consiste em repetir sons consonantais idênticos ou semelhantes no início de palavras de uma frase ou de versos de uma poesia para criar sonoridade) e da assonância (que consiste em repetir sons de vogais em um verso ou em uma frase, especialmente as sílabas tônicas).
Resposta Questão 2
Alternativa “c”. Na questão, ocorre uma silepse de gênero, já que o adjetivo “violenta” está concordando com a ideia subentendida de “cidade”, e não com o substantivo masculino “Rio de Janeiro”.
Resposta Questão 3
Alternativa “b”. A hipérbole consiste em exagerar uma ideia com a intenção de enfatizá-la. Pode ser encontrada nos trechos “ Te trago mil rosas roubadas” e “ Eu nunca mais vou respirar”.
Resposta Questão 5
Alternativa “b”. O pleonasmo consiste na repetição de um termo ou ideia, com as mesmas palavras ou não, para torná-los mais expressivos.