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Exercícios sobre dissertação

Estes exercícios sobre dissertação mostrarão, através de exemplos, as principais características desse tipo textual.

Questão 1

Texto próprio para quem quer expor opiniões ou persuadir de alguma coisa, no qual se emprega o abstrato (conceitos, ideias, concepções). Tipo de texto que tem por objetivo influenciar o leitor/interlocutor com posicionamentos elencados através de uma cuidadosa ordenação lógica. Estamos falando da:

a) descrição.

b) narração.

c) exposição.

d) injunção.

e) dissertação.

Questão 2

(MACKENZIE) "É comum, no Brasil, a prática de tortura contra presos. A tortura é imoral e constitui crime. 

Embora não exista ainda nas leis penais a definição do 'crime de tortura', torturar um preso ou detido é abuso de autoridade somado à agressão e lesões corporais, podendo qualificar-se como homicídio, quando a vítima da tortura vem a morrer. Como tem sido denunciado com grande frequência, policiais incompetentes, incapazes de realizar uma investigação séria, usam a tortura para obrigar o preso a confessar um crime. Além de ser um procedimento covarde, que ofende a dignidade humana, essa prática é legalmente condenada. A confissão obtida mediante tortura não tem valor legal e o torturador comete crime, ficando sujeito a severas punições." (Dalmo de Abreu Dallan)

Pode-se afirmar que esse trecho é uma dissertação:

a) que apresenta, em todos os períodos, personagens individualizadas, movimentando-se num espaço e num tempo terríveis, denunciados pelo narrador, bem como a predominância de orações 
subordinadas, que expressam sequência dos acontecimentos;

b) que apresenta, em todos os períodos, substantivos abstratos, que representam as ideias discutidas, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam o encadeamento lógico da denúncia;
c) que apresenta uma organização temporal em função do pretérito, jogando os acontecimentos 
denunciados para longe do momento em que fala, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam o prolongamento das ideias repudiadas;

d) que consegue fazer uma denúncia contundente, usando, entre outros recursos, a ênfase, por meio da repetição de um substantivo abstrato em todos os períodos, bem como a predominância de orações coordenadas sindéticas, que expressam o prolongamento das ideias repudiadas;

e) que consegue construir um protesto persuasivo com uma linguagem conotativa, construída sobre 
metáforas e metonímias esparsas, bem como com a predominância de orações subordinadas, próprias de uma linguagem formal, natural para esse contexto. 

Questão 3

Classifique os fragmentos a seguir de acordo com o tipo textual que representam:

I. “Viajou meu amigo Pedro. Fui levá-lo ao Galeão, onde esperamos três horas o seu quadrimotor. Durante esse tempo, não faltou assunto para nos entretermos, embora não falássemos da vã e numerosa matéria atual. Sempre tivemos muito assunto, e não deixamos de explorá-lo a fundo. Embora Pedro seja extremamente parco de palavras, e, a bem dizer, não se digne de pronunciar nenhuma. Quando muito, emite sílabas; o mais é conversa de gestos e expressões pelos quais se faz entender admiravelmente. É o seu sistema. […]”. (No aeroporto – Carlos Drummond de Andrade)

II. “Peneire a farinha em um bowl e faça um buraco no meio. Junte os ovos, o leite e a manteiga e misture. Se necessário, peneire a mistura. Deixe descansar na geladeira por pelo menos ½ hora (ideal 1 hora). Em uma frigideira antiaderente, derreta um pouco de manteiga (o suficiente para cobrir o fundo da panela) em fogo médio, escorra o excesso de manteiga. [...]”.

III. “[...] Se o fenômeno cultural do futebol tem inegável dimensão política, é crucial distinguir as esferas. Do contrário, num contexto de efervescência social, o inocente gesto de apoiar a seleção, nos estádios ou fora deles, acabaria sujeito a reprimendas. Nada mais infeliz do que censurar a felicidade alheia. É de resto um despropósito torcer contra o Brasil. Os únicos que têm a ganhar com nossa derrota são os adversários, pois aos brasileiros restará apenas a tristeza. [...]”.

IV. Eu não tinha este rosto de hoje, 

assim calmo, assim triste, assim magro, 

nem estes olhos tão vazios,

 nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força, 

tão paradas e frias e mortas; 

eu não tinha este coração que nem se mostra. 

Eu não dei por esta mudança, 

tão simples, tão certa, tão fácil: 

  • Em que espelho ficou perdida 

    a minha face?

(Retrato – Cecília Meireles)

V. ”[...] Ainda segundo a Prefeitura, 40% dos ingressos vendidos para os jogos de São Paulo das primeira e segunda fases do mundial foram vendidos para estrangeiros, 8% para turistas brasileiros e 52% para paulistanos. Para a abertura, 22% das entradas foram vendidas para turistas, sendo que 9,9% para croatas, adversários do Brasil no jogo desta quinta-feira (12). [...]”.

a) expositivo – descritivo – narrativo – injuntivo – dissertativo-argumentativo

b) injuntivo – expositivo – narrativo – dissertativo-argumentativo – descritivo

c) narrativo – injuntivo – dissertativo-argumentativo – descritivo – expositivo

d) narrativo – expositivo – dissertativo-argumentativo – injuntivo – descritivo

Questão 4

Sobre as características do texto dissertativo, podemos afirmar que:

a) Suas principais características são contar uma história ou narrar algum acontecimento, verídico ou não.

b) Apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características através de uma linguagem clara e objetiva.

c) Têm por finalidade instruir o leitor/interlocutor, por isso o predomínio dos verbos no infinitivo.

d) Texto da opinião, no qual as ideias são desenvolvidas com a intenção de convencer o leitor.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “e”

Resposta Questão 2

Alternativa “b”

Resposta Questão 3

Alternativa “c”. Os textos são pertencentes, respectivamente, aos seguintes gêneros: crônica, receita, editorial, poema e reportagem.

Resposta Questão 4

Alternativa “d”. O texto dissertativo-argumentativo é o texto da opinião, no qual as ideias são desenvolvidas com a intenção de convencer o leitor. É preferencialmente escrito na terceira pessoa, configurando assim o discurso indireto.


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