Questão 1
(Unisinos-RS) Ao participar de uma festa, você pode comer e beber em demasia, apresentando sinais de má digestão ou azia. Para combater a acidez, ocasionada pelo excesso de ácido clorídrico no estômago, seria bom ingerir uma colher de leite de magnésia (que irá reagir com esse ácido). A equação da reação de neutralização parcial é:
a) Mg(OH)2(aq) + HClO → MgOHClO(aq) + 2H2O(l)
b) Mg(OH)2(aq) + 2 HCl → MgCl2(aq) + 2H2O(l)
c) Mg(OH)2(aq) + HCl → MgOHCl(aq) + H2O(l)
d) Mn(OH)2(aq) + 2 HClO → Mg(ClO)2(aq) + 2H2O(l)
e) Mn(OH)2(aq) + 2 HCl → MnCl2(aq) + 2H2O(l)
Questão 2
(Unicruz-RS) A reação de neutralização parcial entre o ácido fosforoso e o hidróxido de cálcio dará origem:
a) a um sal neutro de fórmula CaHPO3
b) a um sal ácido de fórmula CaHPO3
c) a um sal neutro de fórmula Ca3(PO4)2
d) a um sal neutro de fórmula CaPO3
e) a um sal ácido de fórmula CaH2PO3
Questão 3
Quando reagimos um mol de hidróxido de alumínio com um mol de ácido sulfúrico, o sal originado é:
a) Al(OH)2SO4
b) Al3(OH)2SO4
c) Al2(OHSO4)3
d) Al(OH)SO4
e) Al2(OH)SO4
Questão 4
Qual dos reagentes abaixo são capazes de formar o sal FeHP2O7 ao realizarem uma reação de neutralização parcial?
a) Fe(OH)2 e H4P2O7
b) Fe(OH)3 e H4P2O7
c) Fe(OH)2 e H3P2O7
d) Fe(OH)3 e H3P2O7
e) Fe(OH)4 e H4P2O7
Resposta Questão 1
Letra c). O ácido clorídrico apresenta fórmula HCl, na qual temos a presença de apenas um hidrogênio ionizável. Já no leite de magnésia, temos a fórmula Mg(OH)2, na qual temos a presença de duas hidroxilas (OH).
Quando essas substâncias reagem de forma parcial, apenas uma hidroxila da base reage, pois há apenas um hidrogênio ionizável no ácido. Como sobra uma hidroxila, ela acompanha o metal na formação do cátion (MgOH+). O cátion formado na base interage com o ânion (Cl-) vindo do ácido, formando o sal MgOHCl.
Resposta Questão 2
Letra a). O hidróxido de cálcio apresenta fórmula Ca(OH)2, na qual podemos observar a presença de duas hidroxilas, que podem tornar-se hidróxidos – OH-. Já o ácido fosforoso apresenta fórmula H3PO3, possuindo dois hidrogênios ionizáveis – H+.
O enunciado da questão indica que serão utilizados apenas um mol da base e um mol do ácido. Assim, a equação que representa o processo é:
1 Ca(OH)2(aq) + 1 H3PO3 → CaHPO3(aq) + 2H2O(l)
Como apenas um mol do ácido reage com um mol da base, os dois hidrogênios ionizáveis do ácido reagem com duas hidroxilas da base, formando 2 mol de moléculas de água. Sobra, então, uma única hidroxila (OH), que se junta ao metal cálcio (Ca) na base.
Resposta Questão 3
Letra d). O hidróxido de alumínio apresenta fórmula Al(OH)3, na qual podemos observar a presença de três hidroxilas, que podem tornar-se hidróxidos – OH-. Já o ácido sulfúrico apresenta fórmula H2SO4, possuindo dois hidrogênios ionizáveis – H+.
O enunciado da questão indica que serão utilizados apenas um mol da base e um mol do ácido. Assim, a equação que representa o processo é:
1 Al(OH)3(aq) + 1 H2SO4 → AlOHSO4(aq) + 2H2O(l)
Como apenas um mol do ácido reage com um mol da base, os dois hidrogênios ionizáveis do ácido reagem com duas hidroxilas da base, formando 2 mol de moléculas de água. Sobra, então, uma única hidroxila (OH), que se junta ao metal alumínio (Al) na base.
Resposta Questão 4
Letra b). Analisando o sal formado (FeHP2O7), observamos que ele apresenta um hidrogênio (H) que acompanha o ânion P2O7 (o qual possui carga -4). O ânion P2O7 forma o ácido H4P2O7, já que apresenta carga -4. Como no sal formado o P2O7 está acompanhado de um hidrogênio, quer dizer que três dos hidrogênios do ácido (H4P2O7) uniram-se às hidroxilas oriundas da base.
Dessa forma, fica fácil perceber que a base com três hidroxilas tinha fórmula Fe(OH)3, e o ácido, fórmula H4P2O7.