Questão 1
(Unesp) Quando um mol de ácido sulfúrico reage exatamente com um mol de hidróxido de cálcio, o resultado é:
a) um mol de CaHSO4 e um mol de água;
b) dois mols de CaSO4 e dois mols de água;
c) um mol de CaO, um mol de SO2 e dois mols de água;
d) um mol de CaSO4 e dois mols de água;
e) um mol de CaS, um mol de CaO e um mol de O2.
Questão 2
(Unisinos) Na neutralização parcial de um monoácido por uma dibase, resultam moléculas de água em número de:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5
Questão 3
Qual das soluções aquosas a seguir é a mais adequada para combater a acidez estomacal, situação patológica em que ocorre o retorno do ácido produzido pelo estômago?
a) CH3COO-(aq)
b) K+(aq)+ I-(aq)
c) Br-(aq) + H3O+(aq)
d) Al+3 + 3 OH-
e) Na+(aq) + Cl-(aq)
Questão 4
Qual é o produto da reação de neutralização total que ocorre quando a base hidróxido de alumínio reage com o ácido bromídrico (HBr)?
a) AlHBrO3
b) AlBrO2
c) AlBr3
d) AlOHBr2
e) nda.
Resposta Questão 1
Letra d). A fórmula do ácido sulfúrico é H2SO4, e o hidróxido de cálcio é uma base cuja fórmula é Ca(OH)2. Assim, a quantidade de hidrônios formados no ácido (2 H+) é igual à quantidade de hidroxilas liberadas pela base (2 OH-).
H2SO4 + Ca(OH)2→ 2 H+ + SO4-2 + Ca+2 + 2 OH-
Os dois hidrônios e as duas hidroxilas formam duas moléculas de água, e os dois íons (Ca+2, proveniente do sal, e SO4-2, proveniente do ácido) formam um sal. Veja a equação que representa esse processo:
H2SO4 + Ca(OH)2→ 2 H2O + CaSO4
Resposta Questão 2
Letra a). O monoácido é capaz de produzir apenas um hidrônio (H+), e a monobase é capaz de liberar apenas um ânion hidróxido (OH-) na dissociação. Assim, a reação de neutralização que ocorre entre eles forma apenas uma molécula de água.
1 H+ + 1 OH- → H2O
Resposta Questão 3
Letra d). Para determinar a solução iônica capaz de combater uma acidez estomacal, devemos lembrar que, para tal, é necessária a utilização de uma substância básica, já que o causador da acidez é um ácido. As outras alternativas estão incorretas porque:
a) Presença de um ânion de caráter ácido no meio.
b) Presença de íons referentes a um sal de caráter neutro.
c) Presença de um ânion e de um cátion de caráter ácido no meio.
d) Presença de íons referentes a um sal de caráter neutro.
Resposta Questão 4
Letra c). A fórmula do ácido bromídrico é Hbr, ou seja, há apenas um hidrogênio ionizável. A fórmula do hidróxido de alumínio, por sua vez, é Al(OH)3, a qual apresenta três hidroxilas. Assim, a quantidade de hidrônios formados no ácido (1 H+) é três vezes menor que a quantidade de hidroxilas liberadas pela base (3 OH-).
HBr → 1 H+ + Br-
Al(OH)3→ Al+3 + 3 OH-
Igualando a quantidade de hidroxilas e hidrônios, temos a formação de três moléculas de água. Além disso, quando o cátion alumínio (Al+3) interage com o ânion brometo (Br-), há a formação do sal brometo de alumínio:
3 HBr + Al(OH)3→ 3 H+ + AlBr3 + 3 OH-
ou
3 HBr + Al(OH)3→ AlBr3 + 3 H2O