Questão 1
Dada a cadeia a seguir:
O nome do composto fornecido é:
a) Hex-2-enoato de potássio
b) Propenoato de potássio
c) But-2-enoato de potássio
d) Butanoato de potássio
e) Pent-2-enoato de potássio
Questão 2
A estrutura do sal de ácido carboxílico a seguir apresenta qual nomenclatura oficial?
a) Propanoato de crômio III
b) Butanoato de crômio III
c) Pentanoato de crômio III
d) Hexanoato de crômio III
e) Butanoato de crômio
Questão 3
(UNIUBE) Na indústria alimentícia, é comum designarem-se os aditivos de alimentos por meio de códigos, formados geralmente por letras e algarismos romanos. Quando aparece no rótulo de um produto alimentício a indicação “contém conservante P.I.”, isso significa que há benzoato de sódio, um sal orgânico. Os reagentes que representam corretamente a reação de obtenção desse sal são:
a)
b)
c)
d)
e)
Questão 4
(UFPR) O ácido acetilsalicílico é um composto orgânico sintético bastante utilizado como analgésico, antipirético e anti-inflamatório. Industrialmente, esse composto é obtido de acordo com o seguinte esquema de reações:
Com base nas estruturas químicas apresentadas no esquema acima, é correto afirmar:
a) O 2-hidroxibenzoato de sódio apresenta a função sal de ácido carboxílico.
b) O hidroxibenzeno é um sal de ácido carboxílico.
c) O fenóxido de sódio é um sal de ácido carboxílico.
d) O ácido salicílico é um sal de ácido carboxílico.
e) nda.
Resposta Questão 1
Letra e). A cadeia apresenta um total de cinco átomos de carbono (prefixo pent) e uma ligação dupla (infixo en). É também necessário numerar a cadeia, e essa numeração sempre parte do carbono que apresenta as ligações com oxigênios (por essa razão, considera-se a dupla do carbono 2 da cadeia). Após a escrita do infixo, utilizam-se os termos oato e a preposição “de”, bem como o nome do elemento que acompanha o oxigênio, que é o potássio.
Resposta Questão 2
Letra b). A cadeia apresenta um total de quatro átomos de carbono (prefixo but) e apenas ligações simples (infixo an). Após a escrita do infixo, utiliza,-se os termos oato e a preposição “de”, bem como o nome do elemento que acompanha o oxigênio, que é o Crômio. Como o crômio não pertence às famílias IA, IIA e IIIA e também não é a prata e nem o zinco, temos que indicar, após o nome dele, o algarismo romano que indica o nox (presente no lado de fora do colchete da fórmula).
Resposta Questão 3
Letra c). Para formar o nome de um sal de ácido carboxílico, é necessário utilizar um prefixo (quantidade de carbonos) e um infixo (tipo de ligações) de um ácido carboxílico seguidos do nome do metal de uma base inorgânica (MeOH). Como o nome fornecido no texto foi Benzoato de sódio, o termo benzoato veio de um ácido carboxílico que apresenta o benzeno junto à carboxila (carbono realiza ligação dupla com o oxigênio e uma ligação simples com a hidroxila) e o termo sódio veio de uma base que apresenta o elemento Na (sódio).
Resposta Questão 4
Letra a). A letra “b” está errada porque o nome hidroxibenzeno é nome de fenol. A letra “c” está errada porque o fenóxido de sódio não apresenta o grupo carboxila com um metal para ser considerado um sal de ácido carboxílico. A letra “d” está errada porque o ácido salicílico é uma substância que apresenta os grupos ácido carboxílico e fenol.