Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre forças ou ligações dipolo-dipolo

Estes exercícios sobre forças dipolo-dipolo testarão seus conhecimentos sobre as situações em que esse tipo de interação intermolecular ocorre.

Questão 1

(UERJ) Compostos de enxofre são usados em diversos processos biológicos. Existem algumas bactérias que utilizam, na fase da captação de luz, o H2S em vez de água, produzindo enxofre no lugar de oxigênio, conforme a equação química:

6 CO2 + 12 H2S → C6H12O6 + 6 H2O + 12 S

O H2S é um gás que se dissolve em água. Essa solubilidade decorre da formação de interações moleculares do tipo:

a) iônica

b) covalente

c) dipolo-dipolo

d) ligação de hidrogênio

Questão 2

(UFC) A atividade contraceptiva dos DIUs (Diafragmas Intrauterinos) modernos é atribuída, em parte, à ação espermaticida de sais de cobre (II), que são gradativamente liberados por esses diafragmas no útero feminino. Quanto aos sais de cobre (II) em meio aquoso, assinale a alternativa correta.

a) Apresentam interações íon-dipolo.

b) Passam a se apresentar no estado líquido.

c) Envolvem interações entre espécies apolares.

d) A configuração eletrônica do íon cobre(II) é [Ar] 3d8.

e) O íon cobre(II) encontra-se na forma reduzida, Cu2–.

Questão 3

Após a análise das ligações químicas e das geometrias das moléculas CH4, CO2, SO2 e NH3, pode-se afirmar que as moléculas que apresentam forças intermoleculares dipolo-dipolo são somente: (Números atômicos: H = 1; C = 6; N = 7; S = 16)

a) CCl4 e SiO2.

b) CCl4 e BF3.

c) CCl3H e SO2.

d) BF3 e SiO2.

e) BF3 e SO2.

Questão 4

O tipo de força intermolecular entre as moléculas é determinado por dois importantes conceitos: a geometria molecular e a polaridade. Considere as substâncias dióxido de carbono (CO2), ácido sulfídrico (H2S), gás cloro (Cl2) e tricloreto de nitrogênio (Ncl3). Quais delas apresentam moléculas que interagem pela força intermolecular dipolo-dipolo?

a) CO2 e H2S.

b) Cl2 e H2S.

c) NCl3 e Cl2.

d) Cl2 e H2S.

e) H2S e NCl3.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra c). Como as moléculas do H2S são polares e o hidrogênio não está ligado aos elementos flúor, oxigênio e nitrogênio,elas interagem por força dipolo-dipolo.

A molécula do H2S é polar porque nela existem quatro nuvens: duas são as ligações simples entre o enxofre e os hidrogênios, e as outras duas são os quatro elétrons do enxofre que não estão realizando ligação:

Resposta Questão 2

Letra a). Os sais apresentam sempre um cátion (que é um metal, no caso o cobre) interagindo com um ânion por meio de ligação iônica, sendo, portanto, uma estrutura polar. Como são polares, estabelecem interações dipolo-dipolo entre si. Com as moléculas de água, estabelecem interações íon-dipolo por apresentarem íons.

OBS.: A configuração eletrônica do íon cobre (Cu+2) é: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 3d9.

Resposta Questão 3

Letra c). Para realizar interação dipolo-dipolo, a substância deve apresentar moléculas polares, o que não ocorre nas substâncias BF3, CCl4 e SiO2 porque, no átomo central delas, o número de nuvens é igual ao número de ligantes que pertencem ao mesmo elemento químico.

No BF3, temos três ligações simples (três nuvens) e três ligantes iguais (três átomos de flúor).

No SiO2, temos duas ligações duplas (duas nuvens) e dois ligantes iguais (dois átomos de oxigênio).

No CCl4, temos quatro ligações simples (quatro nuvens) e quatro ligantes iguais (quatro átomos de cloro).

Resposta Questão 4

Letra e). Para realizar interação dipolo-dipolo, a substância deve apresentar moléculas polares, o que não ocorre nas substâncias CO2 e Cl2 porque, no átomo central delas, o número de nuvens é igual ao número de ligantes que pertencem ao mesmo elemento químico.

No Cl2, temos apenas dois átomos do mesmo elemento químico interagindo.

No CO2, temos duas ligações duplas (duas nuvens) e dois ligantes iguais (dois átomos de oxigênio).

Assista às nossas videoaulas

Leia o artigo